Entre a teoria e a prática: a constituição de uma rede de formação das competências em leitura e em informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v13.n2.2020.31682

Palavras-chave:

Ciência da Informação. Competência em informação. Competência leitora. Sociedade da Informação. Sociedade do conhecimento.

Resumo

Coloca em análise o desenvolvimento da competência leitora no campo da Ciência da Informação, refletindo acerca da constituição de uma rede de formação dessa competência inter-relacionada com a competência em informação. Por meio da pesquisa exploratória e descritiva, caracterizada quanto aos procedimentos como bibliográfica e observação do campo, seleciona um conjunto de publicações científicas que vão ao encontro de ações colaborativas, direcionadas para processos investigativos e formativos. Identifica que na sociedade da informação e do conhecimento solicita-se do sujeito leitor uma competência leitora que depreende da combinação de habilidades e técnicas no campo da informação (competência em informação), assim como da aquisição de habilidades cognitivas e atitudes relacionadas com a escrita (alfabetização) junto com a mobilização de práticas de leituras socialmente constituídas (letramento). Diante da potência dos fluxos de informação disseminados no ciberespaço potencializados pela linguagem multimodal (textual, sonora, imagética, etc.), enfatiza-se que a formação da competência em redes colaborativas, dada a característica da era digital, deve cada vez mais extrapolar o espaço físico que instituições como as bibliotecas, as escolas, os espaços comunitários, as universidades e outros ambientes, haja vista que uma grande parte da sociedade contemporânea encontra-se excluída e não utiliza os variados tipos de suportes e ferramentas tecnológicas comumente disponibilizadas.

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Biografia do Autor

Meri Nadia Marques Gerlin, Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Biblioteconomia, Vitória, ES, Brasil

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Educação e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), professora do Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCINF) do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da UFES. Coordenadora do projeto extensionista "Informa-ação e cultura" e, atualmente, líder do grupo de pesquisa "Competência leitora e competência em informação: saberes e fazeres transdisciplinares no campo da Ciência da Informação" certificado pelo CNPq. Trabalha com atividades relacionadas com os campos do ensino, da pesquisa e da extensão universitária intercambiando, desse modo, temas como: ação cultural; biblioterapia; competência em informação; competência leitora; competência narrativa; multiculturalismo; saúde do trabalhador; serviço de referência e tecnologias de escrita, informação e comunicação. Ocupa uma cadeira na Academia Capixaba de Artes e Letras de Poetas Trovadores como Acadêmica Imortal Correspondente, envolvendo-se em movimentos culturais que compreendem a arte, a informação e a literatura espírito-santense.

 

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Publicado

2020-05-22

Como Citar

Gerlin, M. N. M. . (2020). Entre a teoria e a prática: a constituição de uma rede de formação das competências em leitura e em informação. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 13(2), 720–735. https://doi.org/10.26512/rici.v13.n2.2020.31682

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