Investigação sobre a luz e seus impactos tecnológicos no cotidiano
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25853Palavras-chave:
Bruner. Currículo em Espiral. Ensino de Física. IBSE. Luz. 5E’s.Resumo
Os fenômenos eletromagnéticos, provenientes da interação da radiação com a matéria, estão presentes em muitos dispositivos eletrônicos, tais como transistor (presentes em TV’s, computadores e celulares), lasers, diodos, displays de cristal líquido e até em aparelhos aplicados à medicina. A compreensão desses fenômenos favorece a aprendizagem significativa da Mecânica Quântica (EISBERG, 1923). As propriedades ópticas, advindas da interação da radiação eletromagnética com a matéria, concernem a aspectos geométricos relacionados ao conceito de raio de luz e à análise das características de alguns elementos específicos, como, por exemplo, espelhos, lâminas de faces paralelas, prismas e lentes. No Ensino Médio, os aspectos concernentes à natureza da luz, sua interação com a matéria e sua ligação com o processo de visão, em geral, são desconsiderados. A motivação deste trabalho consiste em como apresentar, de maneira honesta, tecnologias cotidianas com o intuito de construir conhecimentos relativos à descrição fenomenológica da luz. Portanto, propõe-se a aplicar uma matriz metodológica na construção de sequência didática sobre interações da luz com a matéria através de fenômenos contemporâneos, tais como: espectro eletromagnético, Wi-Fi, Charge Wireless Power Shell (transferência de carga por comando sem fio), Impressoras 3D e Hologramas. Esta pesquisa tem como objetivo proporcionar aos estudantes a aplicação da matriz metodológica que relaciona os tipos de aprendizagem e os 5Es do IBSE, com o intuito de cativar o estudante com a curiosidade e aguçá-la com finalidade de explicar uma situação. Desta forma, é ativado o processo de educação; ao explicar o conhecimento, ele será iconizado com argumentos e fatos. Estes ícones, juntos, solidificam a aprendizagem com uma simbolização. Serão utilizadas as representações de Bruner sobre a interação da luz e o espectro eletromagnético.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).