Internet na escola: Possibilidade para a alfabetização informacional

Autores

  • Maria Conceição da Silva Linhares
  • Ronaldo Nunes Linhares
  • Juliana Silva Linhares

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v8.n1.2015.1898

Palavras-chave:

competências digitais, internet, práticas pedagógicas, redes sociais

Resumo

Este artigo analisa a contribuição das práticas pedagógicas com o uso das redes sociais e ferramentas da internet para a alfabetização informacional de alunos do ensino médio. A partir de autores como Gasque (2012), Cerveró (2007), Area (2006), Soares (2002) e Freire (1987), que ressaltam que saber usar a informação significa expressar-se com e a partir dela, numa abordagem criativa, de compreensão do que se lê, de articulação de palavras chaves, de conceitos e ideias a caminho da intertextualidade. Esse saber é valorativo na sociedade atual, adjetivada pelo aumento exponencial da informação, disponível em diversos formatos e linguagens através das tecnologias da informação e comunicação, dentre elas, a internet. A abordagem qualitativa na perspectiva da observação participante é a opção que melhor atende ao objeto desse estudo por considerar na sua análise, as relações entre os sujeitos e as mediações culturais, objetivadas pelos espaços e ferramentas da internet para acender a alfabetização informacional. Desenvolver práticas pedagógicas usando as redes sociais e ferramentas da internet para trabalhar a alfabetização informacional contribuem para uma vivência significativa com a informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Conceição da Silva Linhares

Possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade Pio Décimo(1989), Pós-Graduação em Informática Educativa(Lato Sensu) pela Universidade Federal de Sergipe(1998). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe(2008). Atualmente é professora da rede estadual de ensino em Aracaju-SE, atuando como articuladora de Tecnologias na Educação e professora temporária do Curso de Especialização PROEJA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe/IFS. Tem experiência em Educação/Comunicação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos temas: Tecnologias da Informação e Comunicação e Tecnologias Educacionais.

Ronaldo Nunes Linhares

Professor Ppg I da Universidade Tiradentes do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Educação. Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal de Sergipe (1986). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (1996). Doutoramento em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003) com Pós doutoramento em Educação e Comunicação e Artes pela Univeridade de Aveiro/Portugal (Bosista CAPES). Pesquisador colaborador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa, coordenador estadual do Núcleo de Educação Profissional a distância; Avaliador Ad hoc da Fundação de Apoio a pesquisa e a Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe e da revista PAIDEIA. Membro da Câmara Básica de Assessoramento Técnico da FAPITEC/SE na área de Ciências Sociais Aplicadas. Experiência na área de Educação, com ênfase em educação e comunicação, educação a distância, docência, mídia e Tecnologias da Informação e Comunicação na educação.

Juliana Silva Linhares

Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia

Downloads

Como Citar

Linhares, M. C. da S., Linhares, R. N., & Linhares, J. S. (2015). Internet na escola: Possibilidade para a alfabetização informacional. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 8(1), 54–66. https://doi.org/10.26512/rici.v8.n1.2015.1898

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.