Un Giro Epistémico para Invitar a una Nueva Mirada sobre Grotowski y el Workcenter

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.55510

Palabras clave:

Grotowski, Workcenter, Giro Epistemológico, Africanidades

Resumen

Esta entrevista con el artista investigador Luciano Mendes de Jesus traza un panorama desde sus primeros pasos en el trabajo con el teatro, pasando por sus experiencias en Europa con el Workcenter hasta la transformación de su visión para llegar a su proyecto artístico actual, basado en los cantos Vissungos. El artista destaca el impacto de su práctica en la formación de identidad y en la preservación de tradiciones, enfatizando el papel de los cantos como instrumentos de resistencia y memoria histórica. También reflexiona críticamente sobre el enfoque de Grotowski, argumentando la propuesta de un giro epistémico para abordar este trabajo transcultural, reafirmando la importancia del canto como un medio para preservar y revivir las experiencias culturales africanas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ludmilla Reis Rolim, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Ouro Preto/MG, Brasil

Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2006) e mestre em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Ouro Preto (2011). Atualmente trabalha como cantora, compositora e performer, com o pseudônimo Luzmilla Luz, tendo um repertório musical lançado em todas as plataformas de streaming, cujas gravações e produções musicais ocorrem com apoio da Escola de Produção Fonográfica da FATEC-Tatuí, no estado de São Paulo. Atua há 20 anos em diferentes projetos ligados a agroecologia e sustentabilidade, tendo fundado o sítio agroecológico Açafrão Canela, em sua cidade natal, Mariana-MG. Viveu por cinco anos no Peru (2012-2017), período em que viaja intensamente entre países da américa latina e territórios da amazônia brasileira, tecendo relações de estudos e aprendizagens com mestras de diferentes tradições espirituais nativas, no México, Peru, Chile, Equador e Guatemala. Processo de aprendizagem que perdura até os dias de hoje. Seu atual trabalho artístico como cantora está em diálogo com a ecoperformance e o artivismo ambiental. Neste ano de 2024 tem cursado disciplinas isoladas no programa de pós-graduação em Artes Cênicas da UFBA, preparando-se para o retorno ao universo acadêmico com a intenção de concorrer no processo seletivo para uma pesquisa de doutorado fundamentado em suas vivências e iniciações em rituais tradições nativas e as interlocuções desses processos com seu trabalho artístico atual.

Luciano Mendes de Jesus, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo/SP, Brasil

Doutor em Artes Cênicas na ECA - USP, investigando a noção de políticas de amizade, elementos de africanidade, poéticas diaspóricas expandidas e construção de identidade afrodescendente em contextos artísticos interculturais e pluriétnicos, tendo por base a pesquisa criativa de Jerzy Grotowski e do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards e as contribuições de sujeitos negros e epistemes africano-diaspóricas para esta obra. Mestre em Música (2016) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), realizando pesquisas sobre a relação entre som, escuta e experiência nas artes performativas, através do estudo do percurso artístico de Jerzy Grotowski e das investigações e criações do Workcenter. Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2007) e formação técnica em percussão popular na Escola de Música do Estado de São Paulo - EMESP (2012). Atuou na equipe Open Program do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards (Pontedera/Itália) entre 2012 e 2015. Desenvolve desde 2016 o projeto artístico-pedagógico Garimpar em Minas Negras Cantos de Diamante, explorando os potenciais transcriativos em torno dos vissungos (cantos afro-mineiros de origem Bantu), através de suas historicidades, sociopolíticas e mitopoéticas. Também estuda as noções de ator-sonante e espectador-ouvinte no campo teatral e nas artes sonoras. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em interpretação e direção teatral, música cênica e percussão popular. Compõe trilhas sonoras para teatro e dança. Desenvolve ações e pesquisas em Linguagens Híbridas e Pedagogia Teatral e Musical.

Citas

JESUS, Luciano Mendes de. O MAPA É DE FRAGMENTOS DE UM ESPELHO NO CHÃO DO MUNDO: amizades, africanidades e identidades na Estrada Negra de Grotowski ao Workcenter. Orientadora, Sayonara Sousa Pereira. - São Paulo, 2024. 379 p.: il. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas / Escola de Comunicações e Artes / Universidade de São Paulo. DOI: https://doi.org/10.11606/T.27.2024.tde-03072024-151922 .

Publicado

2024-12-30

Cómo citar

Rolim, L. R., & Jesus, L. M. de. (2024). Un Giro Epistémico para Invitar a una Nueva Mirada sobre Grotowski y el Workcenter. Voz E Cena, 5(02), 379–405. https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.55510

Número

Sección

Entrevistas

Categorías

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.