O dito e o inacabado na cena
palavras como incertezas de um corpo em atuação
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i02.33303Palavras-chave:
Atuação, Voz, Palavra, Contato, Experiência do foraResumo
O presente artigo propõe a reflexão acerca dos usos da voz e das práticas com as palavras na cena contemporânea. Para isso, focamos nos aspectos relacionados à atuação, quando pressupõe o trabalho com o texto. Nosso percurso de investigação traz a noção de palavra enquanto produção afetiva, vinculada ao corpo no aqui e agora da cena. Discutimos com base na noção de contato desenvolvida por Jerzy Grotowski, em suas pesquisas sobre a atuação, e na noção de experiência do fora ancorada no pensamento de Tatiana Salem Levy. Sugerimos praticar a palavra como fracasso, para que nasça do acontecimento e se complete pelos acidentes que nascem da relação, tendo o imprevisível e o outro como paixão.
Downloads
Referências
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. Tradução Teixeira Coelho; revisão da tradução Monica Stahel. - 2ª ed. - São Paulo: Martins Fontes, 1999.
CACACE, Guillermo. Sobre los ensayos.... Disponível em: https://www.guillermocacace.com/sobre-los-ensayos. Acesso em: 18/07/2020.
CARREIRA, André (org.). Atuação por estados: uma pesquisa sobre procedimentos de criação cênica. Florianópolis: ÁQIS - Núcleo de Pesquisas Sobre Processos de Criação Artística: Letras Contemporâneas, 2016.
CARREIRA, André. Actuación por estados: por una utopía de la proximidad en escena. S/Ano, pp. 1 a 13. Disponível em: https://www.academia.edu/36971756/Actuaci%C3%B3n_por_estados_por_una_utop%C3%ADa_de_la_proximidad_en_escena. Acesso em 12/08/2020.
DAVINI, Silvia Adriana. O Corpo Ressoante: estética e poder no teatro contemporâneo. Apresentado no Congresso ABRACE/2008. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/1663, acessado em 09 de nov. de 2020.
FARRA, Dal Zebba. A palavra muda. In: MEDEIROS, Fábio Henrique Nunes; MORAES, Taiza Mara Rauen (orgs.). Contação de Histórias: tradição, poéticas e interfaces. São Paulo: Edições SESC, 2015. p. 274-287.
GAYOTTO. Lucia Helena. Voz: partitura da ação. 2ª ed. - São Paulo: Plexus Editora, 2002.
GROTOWSKI, Jerzy. Em busca do teatro pobre. Tradução de Aldomar Conrado. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1987.
LEMINSKI, Paulo. Poesia: a paixão da linguagem. Artepensamento, 1987. Disponível em: https://artepensamento.com.br/item/poesia-a-paixao-da-linguagem/?_sf_s=poesia:+paix%C3%A3o+da+linguagem. Acesso em: 02/09/2020.
LEVY, Tatiana Salem. A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. 22 ª ed. - Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1993.
MULHOLLAND Dr. Direção de David Lynch. França/Estados Unidos: Universal Studios & Groupe Canal+, 2001. (146 min).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2020 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.