O dito e o inacabado na cena
palavras como incertezas de um corpo em atuação
Palavras-chave:
Atuação, Voz, Palavra, Contato, Experiência do foraResumo
O presente artigo propõe a reflexão acerca dos usos da voz e das práticas com as palavras na cena contemporânea. Para isso, focamos nos aspectos relacionados à atuação, quando pressupõe o trabalho com o texto. Nosso percurso de investigação traz a noção de palavra enquanto produção afetiva, vinculada ao corpo no aqui e agora da cena. Discutimos com base na noção de contato desenvolvida por Jerzy Grotowski, em suas pesquisas sobre a atuação, e na noção de experiência do fora ancorada no pensamento de Tatiana Salem Levy. Sugerimos praticar a palavra como fracasso, para que nasça do acontecimento e se complete pelos acidentes que nascem da relação, tendo o imprevisível e o outro como paixão.
Downloads
Métricas
Referências
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. Tradução Teixeira Coelho; revisão da tradução Monica Stahel. - 2ª ed. - São Paulo: Martins Fontes, 1999.
CACACE, Guillermo. Sobre los ensayos.... Disponível em: https://www.guillermocacace.com/sobre-los-ensayos. Acesso em: 18/07/2020.
CARREIRA, André (org.). Atuação por estados: uma pesquisa sobre procedimentos de criação cênica. Florianópolis: ÁQIS - Núcleo de Pesquisas Sobre Processos de Criação Artística: Letras Contemporâneas, 2016.
CARREIRA, André. Actuación por estados: por una utopía de la proximidad en escena. S/Ano, pp. 1 a 13. Disponível em: https://www.academia.edu/36971756/Actuaci%C3%B3n_por_estados_por_una_utop%C3%ADa_de_la_proximidad_en_escena. Acesso em 12/08/2020.
DAVINI, Silvia Adriana. O Corpo Ressoante: estética e poder no teatro contemporâneo. Apresentado no Congresso ABRACE/2008. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/1663, acessado em 09 de nov. de 2020.
FARRA, Dal Zebba. A palavra muda. In: MEDEIROS, Fábio Henrique Nunes; MORAES, Taiza Mara Rauen (orgs.). Contação de Histórias: tradição, poéticas e interfaces. São Paulo: Edições SESC, 2015. p. 274-287.
GAYOTTO. Lucia Helena. Voz: partitura da ação. 2ª ed. - São Paulo: Plexus Editora, 2002.
GROTOWSKI, Jerzy. Em busca do teatro pobre. Tradução de Aldomar Conrado. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1987.
LEMINSKI, Paulo. Poesia: a paixão da linguagem. Artepensamento, 1987. Disponível em: https://artepensamento.com.br/item/poesia-a-paixao-da-linguagem/?_sf_s=poesia:+paix%C3%A3o+da+linguagem. Acesso em: 02/09/2020.
LEVY, Tatiana Salem. A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. 22 ª ed. - Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1993.
MULHOLLAND Dr. Direção de David Lynch. França/Estados Unidos: Universal Studios & Groupe Canal+, 2001. (146 min).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2020 Voz e Cena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Recomendamos que todos os autores consultem as diretrizes do Comittee on Publication Ethics(COPE) antes de submeterem textos à avaliação:
- COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers
http://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf
- Guidelines on Good Publication Practice
http://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf
- How to handle authorship disputes: a guide for new researchers
http://publicationethics.org/files/2003pdf12_0.pdf
Detecção de plágio
https://www.ithenticate.com/
https://copyspider.com.br/
http://www.plagium.com/
http://www.plagiarismcombat.com/
http://plagiarisma.net/pt/
http://www.duplichecker.com/
http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php
http://www.plagscan.com/plagiarism-check/
http://plagiarismdetector.net/
Para maiores informações, verifique o Estatuto da Revista Voz e Cena.