Primeiro Amor
ah quanta ironia e genialidade - sonoridades reacendidas
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i01.31478Palavras-chave:
Samuel Beckett, Primeiro Amor, Conto, Sonoridades, VozResumo
O conto Primeiro Amor de Samuel Beckett é marcado por um estranhamento derrisório e sarcástico. Propõe-se um estudo crítico literário, a associar o fascínio irresistível da escrita beckettiana ao das sonoridades reacendidas. A pesquisa envolve o estudo dos significantes sonoros da construção vocal-corporal atravessados por uma linguagem arrebatadora e, por vezes, hostil, como a evidenciada no conto em questão.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. O Rumor da língua. São Paulo: Brasiliense, 1988.
BECKETT, Samuel. Primeiro Amor. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
BERGSON, Henri. O Riso. Ensaio sobre a significação do cômico. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
BRYDEN, Mary. An interview with Luciano Berio. In: Samuel Beckett and music. Edited by Mary Bryden. USA: Clarendon Press Oxford, 1998.
BROOK, Peter. O Teatro e Seu Espaço. Petrópolis: Vozes, 1970.
CAVARERO, Adriana. Vozes Plurais. Filosofia da expressão vocal. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
CHAUÃ, Marilena. Experiência do pensamento. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
DELEUZE, Gilles. Crítica e Clínica. São Paulo: Editora 34, 1997.
KAHN, François. O Jardim. Relatos e reflexões sobre o trabalho parateatral de Jerzy Grotowski de 1973 a 1985. São Paulo: É Realizações Editora, Livraria e Distribuidora LTDA, 2019.
MARFUZ, Luiz. Beckett e a implosão da cena. Poética teatral e estratégias de encenação. São Paulo: Perspectiva, 2013.
NOVARINA, Valère. Diante da Palavra. Rio de Janeiro: 7Letras, 2003.
PIETROFORTE, Antonio Vincente Seraphim; LOPES, Ivã Carlos. A Semântica Lexical. In: FIORIN, José Luiz. Introdução à Linguística. II. Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2017, pp. 111-135.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. São Paulo: Hucitec, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Recomendamos que todos os autores consultem as diretrizes do Comittee on Publication Ethics(COPE) antes de submeterem textos à avaliação:
- COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers
http://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf
- Guidelines on Good Publication Practice
http://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf
- How to handle authorship disputes: a guide for new researchers
http://publicationethics.org/files/2003pdf12_0.pdf
Detecção de plágio
https://www.ithenticate.com/
https://copyspider.com.br/
http://www.plagium.com/
http://www.plagiarismcombat.com/
http://plagiarisma.net/pt/
http://www.duplichecker.com/
http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php
http://www.plagscan.com/plagiarism-check/
http://plagiarismdetector.net/
Para maiores informações, verifique o Estatuto da Revista Voz e Cena.