Primeiro Amor
ah quanta ironia e genialidade - sonoridades reacendidas
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i01.31478Palavras-chave:
Samuel Beckett, Primeiro Amor, Conto, Sonoridades, VozResumo
O conto Primeiro Amor de Samuel Beckett é marcado por um estranhamento derrisório e sarcástico. Propõe-se um estudo crítico literário, a associar o fascínio irresistível da escrita beckettiana ao das sonoridades reacendidas. A pesquisa envolve o estudo dos significantes sonoros da construção vocal-corporal atravessados por uma linguagem arrebatadora e, por vezes, hostil, como a evidenciada no conto em questão.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. O Rumor da língua. São Paulo: Brasiliense, 1988.
BECKETT, Samuel. Primeiro Amor. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
BERGSON, Henri. O Riso. Ensaio sobre a significação do cômico. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
BRYDEN, Mary. An interview with Luciano Berio. In: Samuel Beckett and music. Edited by Mary Bryden. USA: Clarendon Press Oxford, 1998.
BROOK, Peter. O Teatro e Seu Espaço. Petrópolis: Vozes, 1970.
CAVARERO, Adriana. Vozes Plurais. Filosofia da expressão vocal. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
CHAUÃ, Marilena. Experiência do pensamento. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
DELEUZE, Gilles. Crítica e Clínica. São Paulo: Editora 34, 1997.
KAHN, François. O Jardim. Relatos e reflexões sobre o trabalho parateatral de Jerzy Grotowski de 1973 a 1985. São Paulo: É Realizações Editora, Livraria e Distribuidora LTDA, 2019.
MARFUZ, Luiz. Beckett e a implosão da cena. Poética teatral e estratégias de encenação. São Paulo: Perspectiva, 2013.
NOVARINA, Valère. Diante da Palavra. Rio de Janeiro: 7Letras, 2003.
PIETROFORTE, Antonio Vincente Seraphim; LOPES, Ivã Carlos. A Semântica Lexical. In: FIORIN, José Luiz. Introdução à Linguística. II. Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2017, pp. 111-135.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. São Paulo: Hucitec, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.