Tropicalismo, Terra em Transe, O Rei da Vela... negação à guitarra... pois é, diz Caetano, uma atitude antropofágica
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.41371Palavras-chave:
Tropicalismo, Tropicália, Antropofagia, Voz, CantoResumo
O autor narra a trajetória do movimento Tropicalismo que mudou a Música Popular Brasileira/MPB, por meio de uma reconstituição histórica fundamentada em memórias da infância, referências bibliográficas e material iconográfico. O leitor enveredar-se-á pela cultura musical e pop dos anos 60, a sobressair a canção Tropicália, os Festivais da Canção (anos 60), a Bossa Nova, a Jovem Guarda, o Cinema Novo e a montagem teatral de O Rei da Vela. As capas dos LPs marcaram o movimento tropicalista, cujo conteúdo visual fala por si. Afinados com as ideias de Oswald de Andrade, Caetano e Gil assimilaram as novidades associadas aos movimentos de massa e juventude e as pesquisas no campo da música popular.
Downloads
Referências
CALADO, Carlos. Tropicália. A história de uma revolução musical. São Paulo: Editora 34 Coleção Todos os Cantos, 1997.
CARNEY, George O. Música e Lugar. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny. Literatura, Música e Espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2007.
DINIZ, Júlio. A Voz como Construção Identitária. In: MATOS, Cláudia Neiva de; TRAVASSOS, Elizabeth; MEDEIROS, Fernanda Teixeira de. Ao encontro da palavra cantada - poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7Letras, 2001. pp. 207-216
FERNANDES, Thiago. Tropicália e as capas de discos brasileiros dos anos 1960. Nuvem Arte e Crítica, 2021. Disponível em: https://nuvemcritica.com/2019/01/31/tropicalia-e-as-capas-de-discos-dos-anos-1960/ - Acesso em: 23 de dezembro de 2021.
JEZZINI, Jhanainna Silva Pereira. Antropofagia e Tropicalismo: identidade cultural? Visualidades, Goiânia, v.8, n.2, 49-73, jul-dez 2010.
MOREIRA, Larissa Ibúmi. Vozes Transcendentes. Os novos gêneros na música brasileira. São Paulo: Hoo Editora, 2018.
NAVES, Santuza Cambraia. A Canção Crítica. In: MATOS, Cláudia Neiva de; TRAVASSO, Elizabeth; MEDEIROS, Fernanda Teixeira de. Ao encontro da palavra cantada - poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7Letras, 2001. pp. 289-298
NAVES, Santuza Cambraia. Da Bossa Nova à Tropicália. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
SILVA, Karin Hallana; AZEVEDO, Tania de. Tropicália e a pós-modernidade: uma (re)leitura possível. Ensaio apresentado à disciplina Literatura Brasileira II do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia, dezembro de 2007. pp. 01-14
TROPICÁLIA. Direção de Marcelo Machado. Roteiro de Di Moretti e Marcelo Machado. Rio de Janeiro: Imagens Filmes e Bossa Nova Films, 2012. (89 min.)
VELOSO, Caetano. Antropofagia. São Paulo: Penguin & Companhia das Letras, 2012.
VELOSO, Caetano. Verdade Tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
VIANNA, Hermano. O Mistério do Samba. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
WISNIK, José Miguel. Maquinação do Mundo. Drumond e a Mineração. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
ZUMTHOR, Paul. A Permanência da Voz. O Correio. Rio de Janeiro: Ed. da Fundação Getúlio Vargas, ano 13, no 10, pp. 04-08, outubro de 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.