Editorial / Presentation
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i02.52019Keywords:
Editorial , PresentationAbstract
Editorial / Apresentação
por César Lignelli, Daiane Dordete, Meran Vargens e Tiago Mundim
Com o atual volume 4, número 02 de 2023, concluímos o primeiro quadriênio de publicações da Revista Voz e Cena. E para celebrar este feito realizado com tanta seriedade, alegria e resiliência de nossa equipe, apresentamos o dossiê temático Vozes, Ruídos, Silêncios, Músicas e Decolonialidades: Atravessamentos nas Artes Performativas organizado por comissão editorial composta por Ariane Guerra Barros, professora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Cándida Graciela Chamorro Argüello, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Daniel dos Santos Colin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Marcos Machado Chaves, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Rosa Aparecida do Couto Silva, Associação Museu Afro Brasil (AMAB); Sulian Vieira Pacheco, Universidade de Brasília (UnB).
Em seu conjunto, este número conta com 9 artigos (7 do dossiê temático e 2 do fluxo contínuo), 1 tradução (de entrevista publicada originalmente em inglês no volume 3, número 02 da Voz e Cena) e 2 relatos de experiência que também compõe o dossiê temático.
Considerando as autorias e coautorias dos manuscritos que integram as diversas seções deste número, tivemos a participação de 20 pessoas, vinculadas a instituições das 5 regiões do Brasil. Contrariando as tendências da própria Voz e Cena, neste número temos a publicação de 4 artigos e 1 tradução de autoria de pessoas atualmente filiadas a Instituições de ensinos da região Centro-Oeste, 2 artigos da região Nordeste, 2 artigos da região Norte, 1 relato de experiência da região Sul e 1 artigo e 1 relato de experiência da região Sudeste.
Para além dos artigos e relatos de experiência detalhados no Editorial/Dossiê Temático, temos a seção de fluxo contínuo que é aberta com o artigo intitulado Relações entre o uso do microfone de bastão e a precisão da voz cantada do Artista de Teatro Musical em formação de Júlia Barcelos e César Lignelli em que são realizadas observações acerca de alterações da sonoridade da voz e do sentido do que é cantado considerando o modo de manuseio do microfone de bastão.
Em seguida o artigo de Ivan Vale de Sousa As noites performáticas no Festival Junino Jeca Tatu de Parauapebas apresenta reflexões sobre quadrilhas juninas de Parauapebas, sudeste do estado do Pará que, entre outros objetivos, correlaciona a forma de dançar das quadrilhas juninas tradicionais com a semelhança dos povos originários Xikrins do Cateté.
Na seção de tradução encontra-se Vozes em Diálogo: Entrevista com Giuliano Campo acerca da práxis de Zygmunt Molik traduzida por Pablo Magalhães e César Lignelli que aborda conteúdos relacionados aos exercícios vocais de Molik no trabalho do ator, que abrange temas como Ressonadores, Partituras, Alfabeto Corporal, Conduta do Mestre além de termos recorrentes destas práticas como Vida e O Desconhecido.
Uma novidade desse número, consiste no fato de um dos relatos de experiência que compõe o dossiê temático intitulado Naquela noite não choveu lá fora, choveu dentro de mim: relato de composição e conjecturas acerca do teatro (auto)biográfico de Pedro Barsalini e Juliana Alves Mota Drummond também estar disponibilizado na íntegra em formato MP3, o que corresponde a um passo importante relativo à acessibilidade.
Deixamos por aqui também nosso agradecimento ao PPG-CEN/UnB e à CAPES pelo apoio institucional, aos integrantes da Rede Voz e Cena e às nossas parcerias interinstitucionais via professoras e professores atuantes nos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal Grande Dourados (UFGD), da Universidade Federal do Acre (UFAC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), da Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).
Por fim, reiteramos a importância da leitura e da utilização de nossos artigos, sobretudo em pesquisas relacionadas às sonoridades e às artes da cena, para que possamos dar continuidade à revista e, cada vez mais, melhorar a qualidade de nossas publicações.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2023 Voz e Cena (Voice and Scene)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Readers are free to download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always explicit mention to the authors and to the Voz e Cena journal and that there is no change in the original work. Any other use of the texts must be approved by the authors and the journal. By submitting a paper to Voz e Cena journal and having it approved, the authors agree to assign, without remuneration, the rights of first publication and the permission for the journal to redistribute that article and its metadata to the indexing and reference services that its publishers deem appropriate.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.