Of Universal Silences

the Circle of Silences as a tasting of time

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i02.51184

Keywords:

Performance, Silencing, Temporality, Speeches, Sounds

Abstract

This article aims to discuss the performance called Circle of Silences, carried out by the e-caos research group, among researchers from the Corpo e(m) Performance research line, under the coordinate of Ariane Guerra Barros. Held between the months of September and October 2023, in 3 different locations in the city of Dourados/MS, the Circle of Silences appears as a practice of self-silencing suitable for opening up to sounds, noises and various interferences, in which silence is the main discourse. Through reports from participants of the performance, we bring to light the universality and power of silence, in which different discourses emerge, and time is actively enjoyed.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ariane Guerra Barros, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados/MS, Brasil

Ariane Guerra is a professor of the Performing Arts course at the Faculty of Communication, Arts and Letters of the Federal University of Grande Dourados (UFGD). PhD in Performing Arts from the Federal University of Bahia, she has a Master's, Specialization and Graduation from the Federal University of Rio Grande do Sul. Actress, performer, broadcaster, stage director and producer, is currently part of Cia. Última Hora, in Dourados/MS. Her research is in the area of ”‹”‹body and performance, always intermingling several artistic areas in his investigations.

Aline Silva Vieira, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados/MS, Brasil

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Letras, área temática de Literatura e Práticas Culturais, da UFGD, e bolsista do Programa de Demanda Social (DS) da CAPES. Especialista em Teatro e Educação: Processos criativos e pedagógicos pela Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD (2023), Bacharel em Artes Cênicas (2021, UFGD). Discente no curso de licenciatura em Letras - Português/Espanhol na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Ana Carolina de Sousa Silva, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados/MS, Brasil

Graduanda em bacharelado em Artes Cênicas na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Faz parte do grupo de pesquisa CNPq e-caos - Estudos Contemporâneos e Artísticos em Observações Socioculturais, na linha de pesquisa Corpo e(m) Performancesendo bolsista PIBIC-UFGD. É atriz, DRT 482/PI, escritora e produtora. Faz parte do "Esboço Caótico", grupo de teatro em Dourados/MS, atuando como atriz. Faz parte também do "Produtora Cinematográfica Caverna do Diabo", em que atua como produtora e diretora.

Davi da Rocha Lima, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados/MS, Brasil

Discente do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Bolsista de Iniciação Científica PIBIC-UFGD na linha de pesquisa Corpo e(m) performancesob orientação de Ariane Guerra, dentro do grupo de pesquisa CNPq e-caos - Estudos Contemporâneos e Artísticos em Observações Socioculturais. Ator; dramaturgo; cineasta; artista visual. Atualmente integra a Companhia Doidivanas de Teatro, e a produtora Magenta Produções, ambas residentes da cidade de Dourados/MS. 

Isabela Teles Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados/MS, Brasil

Licencianda em Artes Cênicas (2021-) pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Desenvolve pesquisa de iniciação científica na linha de pesquisa Corpo e(m) Performance (2023-), sob orientação de Ariane Guerra, como bolsista PIBIC-FUNDECT, no grupo de pesquisa CNPq e-caos - Estudos Contemporâneos e Artísticos em Observações Socioculturais. Atriz-cantora-bailarina do Projeto de Extensão Teatro Musical (TMUS) da UFGD (2022). 

Maria Luiza Machado dos Reis, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Ouro Preto/MG, Brasil

Malu Reis é atriz, dramaturga, ilustradora, Especialista em Teatro e Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD (2023) e graduada em Bacharelado e Licenciatura em Artes Cênicas pela UFGD. Atualmente é mestranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e pesquisa a criação de desenhos como ferramenta para atuação e para a cena.

Tatiana Kaori Honda , Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados/MS, Brasil

Estudante do curso de licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados(UFGD). Faz parte do grupo de Pesquisa e-caos na linha de pesquisa Corpo e(m) Performance. É atriz, faz parte do grupo de dança Lótus como líder em Dourados-MS e tem experiência em sala de aula. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro.

References

BARROS, Ariane Guerra; VIEIRA, Aline Silva; REIS, Maria Luiza Machado dos; SILVA, Ana Carolina de Sousa e; LIMA, Davi da Rocha; HONDA, Tatiana Kaori. Corpo em Crise: a desterritorialização do cotidiano. Anais do IX Interfaces Internacional: coporalidades na cena da pesquisa contemporânea. 2023. Disponível em: <https://www.even3.com.br/anais/interfaces2022/>. Acesso em 09 out. 2023.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Campinas: Leituras SME, 2001.

CHAVES, Marcos Machado. Imersões do projeto de extensão Música Terena – Canto e Vivência: algumas percepções entre ambientação espacial e diálogos musicais em terras indígenas. In CASTANHEIRA, José Cláudio S.; CONTER, Marcelo Bergamin; MAZER, Dulce [orgs.]. Sonoridades fronteiriças [livro eletrônico]: espaços, ecologias e mediações. Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2023. Disponível em: <https://seloppgcomufmg.com.br/publicacao/sonoridades-fronteiricas/> Acesso em 24 nov. 2023.

DUBATTI, Jorge. (2020). Experiencia teatral, experiencia tecnovivial: ni identidad, ni campeonato, ni superación evolucionista, ni destrucción, ni vínculos simétricos. Revista Rebento, 12, 8-32. São Paulo.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. 3 ed. Curitiba: Positivo, 2004.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, 1984. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4584956/mod_resource/content/1/06%20-%20GONZALES%2C%20L%C3%A9lia%20-%20Racismo_e_Sexismo_na_Cultura_Brasileira%20%281%29.pdf>. Acesso em 18 jul. 2023.

GROTOWSKI, Jerzy. El Performer. Revista Máscara, edição mexicana, Ano 3, nº 11-12, Outubro de 1992/Janeiro 1993. Disponível em : <http://poralgunmotivo.blogspot.com.br/2008/05/el-performer-jerzy-grotowski.html>. Acesso em 2011.

HISSA, Cássio Eduardo Viana. Território de Diálogos Possíveis. In: RIBEIRO, MTF., and MILANI, CRS [orgs.]. Compreendendo a complexidade socioespacial contemporânea: o território como categoria de diálogo interdisciplinar [online]. Salvador: EDUFBA, 2009. Disponível em: <http://books.scielo.org>. Acesso em 24 nov. 2023.

LEONARDELLI, Patricia. Teatralidade e Performatividade: espaços em devir, espaços do devir. Revista Cena, n.10. Porto Alegre: UFRGS, 2011. pp. 02-19.

MED, Bohumil. Teoria da música. Brasília: Musimed, 1996.

PIANA, Giovani. A Filosofia da música. Bauru: EDUSC, 2001.

QUILICI, Cassiano Sydow. O ator-performer e as poéticas da transformação de si. São Paulo: Annablume, 2015.

Published

2023-12-30

How to Cite

Barros, A. G., Vieira, A. S., Silva, A. C. de S., Lima, D. da R., Pereira, I. T., Reis, M. L. M. dos, & Honda , T. K. (2023). Of Universal Silences: the Circle of Silences as a tasting of time. Voz E Cena (Voice and Scene), 4(02), 71–90. https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i02.51184

Issue

Section

Thematic Dossier - Articles

Categories

Most read articles by the same author(s)