Bocal
Improvisação vocal e performance
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42299Palavras-chave:
Improvisação, Filtros Vocais, Performance, Erotismo, Exploração VocalResumo
Este artigo reflete sobre o trabalho Bocal apresentado em novembro de 2021 na 34ª Bienal de São Paulo, a convite do Festival Novas Frequências e da organização Cultura Artística. Trata-se de um duo de improvisação vocal realizado pelas artistas Inés Terra e Paola Ribeiro. A partir da experiência de improvisação no evento mencionado e de conversas estimuladas por leituras ligadas ao estudo da voz na música improvisada e na arte da performance, as artistas discorrem sobre suas práticas e sobre as percepções possíveis do trabalho, confrontando as ideias iniciais que o configuraram e elaborações posteriores a sua realização, contribuindo com o entendimento dos processos de criação mediados pela exploração vocal e seus paradigmas socioculturais.
Downloads
Métricas
Referências
BRANDES, I.T. Entre Vozes Viajantes: Exploração Vocal no Teatro Invisível de Meredith Monk. São Paulo: Programa de Pós Graduação em Música/Universidade de São Paulo, 2019. Dissertação de mestrado apresentada na Escola de Comunicações e Artes.
BRANDES, I.T. Una mirada desde la alcantarilla: Uma versão vocal do poema homônimo de Alejandra Pizarnik. Criação & Crítica , n. 31, p., dez. 2021. Disponível em: http://revistas.usp.br/criacaoecritica . Acesso em: 05/03/2022.
CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
CAVARERO, Adriana. Vozes Plurais: Filosofia da Expressão Vocal. Belo Horizonte. UFMG, 2011.
CHKLOVSKI. V. A arte como procedimento. Disponível em : https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5700412/mod_resource/content/1/A%20arte%20como%20procedimento.pdf - acesso em : 28 nov. 2021.
FÉRAL, Jossette. Performance e performatividade: O que são os Performance Studies? Tradução: Edélcio Mostaço e Cláudia Sachs. In: Sobre performatividade - Grupo de Estudos Inter-textos, pp. 49-86. Florianópolis: UDESC, 2009.
GONZALES, Lélia. Por um Feminismo Afrolatinoamericano. Editora Zahar. Rio de Janeiro. 2020.
GOLDBERG, Roselee. A Arte da Performance: do Futurismo ao presente. Lisboa: Orfeu Negro, 2007.
GODARD, Hubert. Olhar Cego: entrevista com Hubert Godard, por Suely Rolnik. In ROLNIK, Suely (org). Lygia Clark: da obra ao acontecimento. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2006. pp. 73-79.
LEWIS, George E. Improvised Music after 1950: Afrological and Eurological Perspectives.
LORDE, Audre. Usos do erótico: o erótico como poder - traduzido por tate ann de Uses of the Erotic: The Erotic as Power, in: LORDE, Audre. Sister outsider: essays and speeches. New York: The Crossing Press Feminist Series, 1984. pp. 53-59.
OLIVEIROS, Pauline. Deep Listening: A Composer’s Sound Practice. Universe, Lincoln, NE. 2005.
SILVA, Paola Ribeiro. Entre: corpo/voz, lugar, ressonância. São Paulo: Programa de pós-graduação em Artes da Universidade Estadual de São Paulo - UNESP, 2021. Dissertação de Mestrado em Poéticas Cênicas. São Paulo, 2021.
STOROLLI, Wânia M. A. Vozes em Ressonância: O Espaço Sonoro da Experimentação. Repertório, Salvador, ano 21, n 30, pp. 50-64, 2018. Disponível em : https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/download/26118/17240 - acesso em: 02 ago. 2019.
WATERMAN, Ellen. Naked Intimacy: Eroticism, Improvisation, and Gender. University of Guelph.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção e leitura. Ubu Editora; 1ª edição. 2018.
ZUMTHOR, Paul. Escritura e Nomadismo. Ateliê Editora. Cotia, SP. 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Voz e Cena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Recomendamos que todos os autores consultem as diretrizes do Comittee on Publication Ethics(COPE) antes de submeterem textos à avaliação:
- COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers
http://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf
- Guidelines on Good Publication Practice
http://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf
- How to handle authorship disputes: a guide for new researchers
http://publicationethics.org/files/2003pdf12_0.pdf
Detecção de plágio
https://www.ithenticate.com/
https://copyspider.com.br/
http://www.plagium.com/
http://www.plagiarismcombat.com/
http://plagiarisma.net/pt/
http://www.duplichecker.com/
http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php
http://www.plagscan.com/plagiarism-check/
http://plagiarismdetector.net/
Para maiores informações, verifique o Estatuto da Revista Voz e Cena.