A Voz como performance
uma experiência fenomenológica do ato poético de contar e doular
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.46574Palavras-chave:
Performance, Fenomenologia, Corpo-Voz, Contar, DoularResumo
Este artigo objetiva contribuir para os estudos e reflexões sobre a voz como performance, como elemento fundamental na compreensão da tomada de consciência que há na performance da voz, na ação de contar e de doular. Parte do pressuposto de que a arte de contar histórias e da doulagem são processos ritualísticos. Tem como problemática de investigação a questão: de que maneira a voz se revela, como performance, na arte de contar histórias e no meu ofício como doula? Entre os fundamentos teóricos que dão sustentação para a discussão, utilizo Paul Zumthor para o campo conceitual entre voz e performance, entrelaçando este campo ao da fenomenologia do redondo, de Bachelard. Transversalmente, oriento-me pela concepção do Sagrado Feminino- Clarissa Pinkola Éstes e na psicologia analítica de Carl Gustav Jung, Trata-se de um trabalho que se constitui em narrativa autobiográfica, reflexiva e poética.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim & MARTINS, Benedita Afonso, O Olhar, o Escutar e o ato de Escrever como processo metodológico de pesquisas em artes, 2022 (no prelo).
BACHELARD, Gaston. A Poética do Devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BACHELARD, Gaston. A Terra e os Devaneios do Repouso. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BACHELARD, Gaston. Lautréamont. Paris: José Corti, 1970.
BACHELARD, Gaston. O Ar e os Sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BAJARD, Élie. Ler e dizer: compreensão e comunicação do texto escrito. São Paulo: Cortez, 2005.
BEDRAN, Beatriz Martini. Ancestralidade e contemporaneidade das narrativas orais: A arte de cantar e contar histórias. 2010. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.
BUSATTO, Cléo. A arte de contar histórias no século XXI: tradição e ciberespaço. Petrópolis: Vozes, 2007.
CANEVACCI, Massimo. Antropologia da comunicação visual. Rio de Janeiro. DP&A Editora, 2009.
ÉSTES, Clarissa Pinkola. A ciranda das mulheres sábias: ser jovem enquanto velha, velha enquanto jovem. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
FERREIRA, Agripina Encarnación Alvarez. Dicionário de imagens, símbolos, mitos, termos e conceitos Bachelardianos [livro eletrônico]. Londrina: Eduel, 2013.
FORTIN, Sylvie. Contribuições possíveis da Etnografia e da auto-etnografia para a pesquisa na prática artística. In: Revista Cena nº 7. Periódico do programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Instituto de Artes - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. ISSN 1519-275X. 2011.
GALEANO, Eduardo. O Livro dos Abraços. Porto Alegre: L&PM, 2002.
KAPLAN, Caren. Autobiografia de resistência: gêneros fora-da-lei e sujeitos feministas transnacionais. Travessia - Revista de Literatura, n. 29/30, pp. 63-99.
MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.
OLIVEIRA, Maria Rosa Duarte de. Explorando o território da voz e da escrita poética em Paul Zumthor. Revista FronteiraZ, n. 9, 2012.
SCHECHNER, Richard. O que é performance? Do original em inglês SCHECHNER, Richard. Performance studies: an introduccion, second edition. New York & London: Routledge, 2002. pp. 28-51. Disponível em: http://performancesculturais.emac.ufg.br/uploads/378/original_O_QUE_EH_PERF_ . Acesso em: 28/mar de 2021.
SCHECHNER, Richard. Performers e Espectadores: Transportados e Transformados. In: Revista Moringa Artes do Espetáculo. Vol 2. n1. 2011.
SILVA, Marluce Cristina Araújo. A arte de contar histórias: um parto de mim mesma. 2017. 52 f. Monografia (Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.
SILVA, Maurício Pedro da. Zumthor, Paul. Performance, Recepção, Leitura. São Paulo: Ubu, 2018. Recorte - Revista Eletrônica, v. 16, n. 1, 2019.
SPRITZER, Mirna. Ator e palavra: práticas da vocalidade. VI Congresso de pesquisa e pós-graduação em Artes Cênicas, 2010.
TURNER, Victor. O Processo Ritual Estrutura e Anti Estrutura. São Paulo: Vozes, 1974.
ZUMTHOR, Paul. Escritura e Nomadismo. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.
ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Recomendamos que todos os autores consultem as diretrizes do Comittee on Publication Ethics(COPE) antes de submeterem textos à avaliação:
- COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers
http://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf
- Guidelines on Good Publication Practice
http://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf
- How to handle authorship disputes: a guide for new researchers
http://publicationethics.org/files/2003pdf12_0.pdf
Detecção de plágio
https://www.ithenticate.com/
https://copyspider.com.br/
http://www.plagium.com/
http://www.plagiarismcombat.com/
http://plagiarisma.net/pt/
http://www.duplichecker.com/
http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php
http://www.plagscan.com/plagiarism-check/
http://plagiarismdetector.net/
Para maiores informações, verifique o Estatuto da Revista Voz e Cena.