A Voz como performance

uma experiência fenomenológica do ato poético de contar e doular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.46574

Palavras-chave:

Performance, Fenomenologia, Corpo-Voz, Contar, Doular

Resumo

Este artigo objetiva contribuir para os estudos e reflexões sobre a voz como performance, como elemento fundamental na compreensão da tomada de consciência que há na performance da voz, na ação de contar e de doular. Parte do pressuposto de que a arte de contar histórias e da doulagem são processos ritualísticos. Tem como problemática de investigação a questão: de que maneira a voz se revela, como performance, na arte de contar histórias e no meu ofício como doula? Entre os fundamentos teóricos que dão sustentação para a discussão, utilizo Paul Zumthor para o campo conceitual entre voz e performance, entrelaçando este campo ao da fenomenologia do redondo, de Bachelard. Transversalmente, oriento-me pela concepção do Sagrado Feminino- Clarissa Pinkola Éstes e na psicologia analítica de Carl Gustav Jung, Trata-se de um trabalho que se constitui em narrativa autobiográfica, reflexiva e poética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marluce Cristina Araújo Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA, Belém/PA, Brasil

Possui Mestrado em Artes pelo Programa de Pós Graduação da UFPA-PPGARTES (2019-2022). Com Especialização na Arte de Contar histórias pela FCC- Faculdade Ciência e Conhecimento (2018-2019), com Licenciatura Plena em Teatro pela Universidade Federal do Pará (2013-2017). Com Formação em Arte Dramática - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena/RJ, 2010. É professora substituta da Universidade Federal do Pará - UFPA, na Escola de Teatro e Dança - ETDUFPA. 

Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida, Universidade Federal do Pará - UFPA, Belém/PA, Brasil

Doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará (1998). É bacharel em Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia e Antropologia, pelas Faculdades Integradas Colégio Moderno - FICOM (1984). É professora Adjunta da Universidade federal do Pará (UFPA), lotada no Instituto de Ciências e Artes (ICA), vinculada à Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA). Compõe o quadro de professores do Programa de Pós-graduação em Artes em Rede Nacional (UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Artes (Mestrado e Doutorado) PPGARTES-UFPA, vinculada a linha 2 - Teorias e interfaces epistêmicas em artes.

Referências

ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim & MARTINS, Benedita Afonso, O Olhar, o Escutar e o ato de Escrever como processo metodológico de pesquisas em artes, 2022 (no prelo).

BACHELARD, Gaston. A Poética do Devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BACHELARD, Gaston. A Terra e os Devaneios do Repouso. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BACHELARD, Gaston. Lautréamont. Paris: José Corti, 1970.

BACHELARD, Gaston. O Ar e os Sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BAJARD, Élie. Ler e dizer: compreensão e comunicação do texto escrito. São Paulo: Cortez, 2005.

BEDRAN, Beatriz Martini. Ancestralidade e contemporaneidade das narrativas orais: A arte de cantar e contar histórias. 2010. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.

BUSATTO, Cléo. A arte de contar histórias no século XXI: tradição e ciberespaço. Petrópolis: Vozes, 2007.

CANEVACCI, Massimo. Antropologia da comunicação visual. Rio de Janeiro. DP&A Editora, 2009.

ÉSTES, Clarissa Pinkola. A ciranda das mulheres sábias: ser jovem enquanto velha, velha enquanto jovem. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

FERREIRA, Agripina Encarnación Alvarez. Dicionário de imagens, símbolos, mitos, termos e conceitos Bachelardianos [livro eletrônico]. Londrina: Eduel, 2013.

FORTIN, Sylvie. Contribuições possíveis da Etnografia e da auto-etnografia para a pesquisa na prática artística. In: Revista Cena nº 7. Periódico do programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Instituto de Artes - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. ISSN 1519-275X. 2011.

GALEANO, Eduardo. O Livro dos Abraços. Porto Alegre: L&PM, 2002.

KAPLAN, Caren. Autobiografia de resistência: gêneros fora-da-lei e sujeitos feministas transnacionais. Travessia - Revista de Literatura, n. 29/30, pp. 63-99.

MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.

OLIVEIRA, Maria Rosa Duarte de. Explorando o território da voz e da escrita poética em Paul Zumthor. Revista FronteiraZ, n. 9, 2012.

SCHECHNER, Richard. O que é performance? Do original em inglês SCHECHNER, Richard. Performance studies: an introduccion, second edition. New York & London: Routledge, 2002. pp. 28-51. Disponível em: http://performancesculturais.emac.ufg.br/uploads/378/original_O_QUE_EH_PERF_ . Acesso em: 28/mar de 2021.

SCHECHNER, Richard. Performers e Espectadores: Transportados e Transformados. In: Revista Moringa Artes do Espetáculo. Vol 2. n1. 2011.

SILVA, Marluce Cristina Araújo. A arte de contar histórias: um parto de mim mesma. 2017. 52 f. Monografia (Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

SILVA, Maurício Pedro da. Zumthor, Paul. Performance, Recepção, Leitura. São Paulo: Ubu, 2018. Recorte - Revista Eletrônica, v. 16, n. 1, 2019.

SPRITZER, Mirna. Ator e palavra: práticas da vocalidade. VI Congresso de pesquisa e pós-graduação em Artes Cênicas, 2010.

TURNER, Victor. O Processo Ritual Estrutura e Anti Estrutura. São Paulo: Vozes, 1974.

ZUMTHOR, Paul. Escritura e Nomadismo. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.

ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Downloads

Publicado

29-06-2023

Como Citar

Silva, M. C. A., & Almeida, I. M. X. de A. (2023). A Voz como performance: uma experiência fenomenológica do ato poético de contar e doular. Voz E Cena, 4(01), 196–215. https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.46574

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

Categorias

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.