De los Silencios Universales

la Rueda de Silencios como degustación del tiempo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i02.51184

Palabras clave:

Performance, Silenciando, Temporalidad, Discursos, Sonidos

Resumen

Este artículo tiene como objetivo discutir la performance denominada Rueda de Silencios, realizada por el grupo de investigación e-caos, entre investigadores de la línea de investigación Corpo e(m) Performance bajo la coordinación de Ariane Guerra Barros. Realizada entre los meses de septiembre y octubre de 2023, en 3 lugares diferentes de la ciudad de Dourados/MS, la Rueda de Silencios se presenta como una práctica de silenciamiento propicia para la apertura a sonidos, ruidos e interferencias diversas, en la que el silencio es el principal discurso. A través de informes de los participantes de la performance, sacamos a la luz la universalidad y el poder del silencio, en el que emergen diferentes discursos y el tiempo se disfruta activamente.

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Biografía del autor/a

Ariane Guerra Barros, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados/MS, Brasil

Ariane Guerra es profesora del curso de Artes Escénicas en la Facultad de Comunicación, Artes y Letras de la Universidad Federal da Grande Dourados (UFGD). Doctora en Artes Escénicas por la Universidad Federal de Bahía, tiene una Maestría, Especialización y Graduación de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul. Actriz, performer, locutora, directora de escena y productora, actualmente es parte de la Cía. Última Hora, en Dourados/MS. Tiene investigaciones en el área del cuerpo y performance, siempre entremezclando varias áreas artísticas en sus investigaciones.

Aline Silva Vieira, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados/MS, Brasil

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Letras, área temática de Literatura e Práticas Culturais, da UFGD, e bolsista do Programa de Demanda Social (DS) da CAPES. Especialista em Teatro e Educação: Processos criativos e pedagógicos pela Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD (2023), Bacharel em Artes Cênicas (2021, UFGD). Discente no curso de licenciatura em Letras - Português/Espanhol na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Ana Carolina de Sousa Silva, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados/MS, Brasil

Graduanda em bacharelado em Artes Cênicas na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Faz parte do grupo de pesquisa CNPq e-caos - Estudos Contemporâneos e Artísticos em Observações Socioculturais, na linha de pesquisa Corpo e(m) Performancesendo bolsista PIBIC-UFGD. É atriz, DRT 482/PI, escritora e produtora. Faz parte do "Esboço Caótico", grupo de teatro em Dourados/MS, atuando como atriz. Faz parte também do "Produtora Cinematográfica Caverna do Diabo", em que atua como produtora e diretora.

Davi da Rocha Lima, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados/MS, Brasil

Discente do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Bolsista de Iniciação Científica PIBIC-UFGD na linha de pesquisa Corpo e(m) performancesob orientação de Ariane Guerra, dentro do grupo de pesquisa CNPq e-caos - Estudos Contemporâneos e Artísticos em Observações Socioculturais. Ator; dramaturgo; cineasta; artista visual. Atualmente integra a Companhia Doidivanas de Teatro, e a produtora Magenta Produções, ambas residentes da cidade de Dourados/MS. 

Isabela Teles Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados/MS, Brasil

Licencianda em Artes Cênicas (2021-) pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Desenvolve pesquisa de iniciação científica na linha de pesquisa Corpo e(m) Performance (2023-), sob orientação de Ariane Guerra, como bolsista PIBIC-FUNDECT, no grupo de pesquisa CNPq e-caos - Estudos Contemporâneos e Artísticos em Observações Socioculturais. Atriz-cantora-bailarina do Projeto de Extensão Teatro Musical (TMUS) da UFGD (2022). 

Maria Luiza Machado dos Reis, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Ouro Preto/MG, Brasil

Malu Reis é atriz, dramaturga, ilustradora, Especialista em Teatro e Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD (2023) e graduada em Bacharelado e Licenciatura em Artes Cênicas pela UFGD. Atualmente é mestranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e pesquisa a criação de desenhos como ferramenta para atuação e para a cena.

Tatiana Kaori Honda , Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados/MS, Brasil

Estudante do curso de licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados(UFGD). Faz parte do grupo de Pesquisa e-caos na linha de pesquisa Corpo e(m) Performance. É atriz, faz parte do grupo de dança Lótus como líder em Dourados-MS e tem experiência em sala de aula. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro.

Citas

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Publicado

2023-12-30

Cómo citar

Barros, A. G., Vieira, A. S., Silva, A. C. de S., Lima, D. da R., Pereira, I. T., Reis, M. L. M. dos, & Honda , T. K. (2023). De los Silencios Universales: la Rueda de Silencios como degustación del tiempo. Voz E Cena, 4(02), 71–90. https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i02.51184

Número

Sección

Dossier Temático - Artículos

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