Um Giro Epistêmico para convidar um novo olhar sobre Grotowski e o Workcenter
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.55510Palavras-chave:
Grotowski, Workcenter, Giro Epistemológico, AfricanidadesResumo
Essa entrevista com o artista-pesquisador Luciano Mendes de Jesus traça um panorama desde seus passos iniciais sobre o trabalho com o teatro, passando por suas experiências na Europa com o Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, até a transformação do seu olhar para chegar em seu projeto artístico atual, fundamentado nos cantos conhecidos como Vissungos. O artista destaca o impacto de sua prática na construção de identidade afrodescendente e na continuidade de tradições, enfatizando o papel dos cantos como instrumentos de resistência e memória histórica. Ele também reflete criticamente sobre a prática artístico-investigativa de Grotowski em torno das culturas afro-diaspóricas, argumentando a proposta de um giro epistêmico para abordar esse importante trabalho transcultural nas artes cênicas, reafirmando a importância do canto como um meio de preservação e vivência das experiências das humanidades africanas e na diáspora.
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Referências
JESUS, Luciano Mendes de. O MAPA É DE FRAGMENTOS DE UM ESPELHO NO CHÃO DO MUNDO: amizades, africanidades e identidades na Estrada Negra de Grotowski ao Workcenter. Orientadora, Sayonara Sousa Pereira. - São Paulo, 2024. 379 p.: il. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas / Escola de Comunicações e Artes / Universidade de São Paulo. DOI: https://doi.org/10.11606/T.27.2024.tde-03072024-151922 .
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