Um Giro Epistêmico para convidar um novo olhar sobre Grotowski e o Workcenter

Autores

  • Ludmilla Reis Rolim Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Ouro Preto/MG, Brasil
  • Luciano Mendes de Jesus Universidade de São Paulo - USP, São Paulo/SP, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8376-3676

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.55510

Palavras-chave:

Grotowski, Workcenter, Giro Epistemológico, Africanidades

Resumo

Essa entrevista com o artista-pesquisador Luciano Mendes de Jesus traça um panorama desde seus passos iniciais sobre o trabalho com o teatro, passando por suas experiências na Europa com o Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, até a transformação do seu olhar para chegar em seu projeto artístico atual, fundamentado nos cantos conhecidos como Vissungos. O artista destaca o impacto de sua prática na construção de identidade afrodescendente e na continuidade de tradições, enfatizando o papel dos cantos como instrumentos de resistência e memória histórica. Ele também reflete criticamente sobre a prática artístico-investigativa de Grotowski em torno das culturas afro-diaspóricas, argumentando a proposta de um giro epistêmico para abordar esse importante trabalho transcultural nas artes cênicas, reafirmando a importância do canto como um meio de preservação e vivência das experiências das humanidades africanas e na diáspora.

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Biografia do Autor

Ludmilla Reis Rolim, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Ouro Preto/MG, Brasil

Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2006) e mestre em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Ouro Preto (2011). Atualmente trabalha como cantora, compositora e performer, com o pseudônimo Luzmilla Luz, tendo um repertório musical lançado em todas as plataformas de streaming, cujas gravações e produções musicais ocorrem com apoio da Escola de Produção Fonográfica da FATEC-Tatuí, no estado de São Paulo. Atua há 20 anos em diferentes projetos ligados a agroecologia e sustentabilidade, tendo fundado o sítio agroecológico Açafrão Canela, em sua cidade natal, Mariana-MG. Viveu por cinco anos no Peru (2012-2017), período em que viaja intensamente entre países da américa latina e territórios da amazônia brasileira, tecendo relações de estudos e aprendizagens com mestras de diferentes tradições espirituais nativas, no México, Peru, Chile, Equador e Guatemala. Processo de aprendizagem que perdura até os dias de hoje. Seu atual trabalho artístico como cantora está em diálogo com a ecoperformance e o artivismo ambiental. Neste ano de 2024 tem cursado disciplinas isoladas no programa de pós-graduação em Artes Cênicas da UFBA, preparando-se para o retorno ao universo acadêmico com a intenção de concorrer no processo seletivo para uma pesquisa de doutorado fundamentado em suas vivências e iniciações em rituais tradições nativas e as interlocuções desses processos com seu trabalho artístico atual.

Luciano Mendes de Jesus, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo/SP, Brasil

Doutor em Artes Cênicas na ECA - USP, investigando a noção de políticas de amizade, elementos de africanidade, poéticas diaspóricas expandidas e construção de identidade afrodescendente em contextos artísticos interculturais e pluriétnicos, tendo por base a pesquisa criativa de Jerzy Grotowski e do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards e as contribuições de sujeitos negros e epistemes africano-diaspóricas para esta obra. Mestre em Música (2016) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), realizando pesquisas sobre a relação entre som, escuta e experiência nas artes performativas, através do estudo do percurso artístico de Jerzy Grotowski e das investigações e criações do Workcenter. Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2007) e formação técnica em percussão popular na Escola de Música do Estado de São Paulo - EMESP (2012). Atuou na equipe Open Program do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards (Pontedera/Itália) entre 2012 e 2015. Desenvolve desde 2016 o projeto artístico-pedagógico Garimpar em Minas Negras Cantos de Diamante, explorando os potenciais transcriativos em torno dos vissungos (cantos afro-mineiros de origem Bantu), através de suas historicidades, sociopolíticas e mitopoéticas. Também estuda as noções de ator-sonante e espectador-ouvinte no campo teatral e nas artes sonoras. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em interpretação e direção teatral, música cênica e percussão popular. Compõe trilhas sonoras para teatro e dança. Desenvolve ações e pesquisas em Linguagens Híbridas e Pedagogia Teatral e Musical.

Referências

JESUS, Luciano Mendes de. O MAPA É DE FRAGMENTOS DE UM ESPELHO NO CHÃO DO MUNDO: amizades, africanidades e identidades na Estrada Negra de Grotowski ao Workcenter. Orientadora, Sayonara Sousa Pereira. - São Paulo, 2024. 379 p.: il. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas / Escola de Comunicações e Artes / Universidade de São Paulo. DOI: https://doi.org/10.11606/T.27.2024.tde-03072024-151922 .

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Publicado

30-12-2024

Como Citar

Rolim, L. R., & Jesus, L. M. de. (2024). Um Giro Epistêmico para convidar um novo olhar sobre Grotowski e o Workcenter. Voz E Cena, 5(02), 379–405. https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.55510

Edição

Seção

Entrevistas

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