A Máquina Desejante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i01.54107

Palavras-chave:

Máquina Desejante, Peça-Concerto-Instalação, Dramaturgia, Dispositivos Cenográficos, Registro Audiovisual

Resumo

Este material consiste em um compilado de desenhos, fotografias, esquemas de dispositivos cenográficos, textos e links (áudios, vídeos, dramaturgia e clipping) da peça-concerto-instalação A Máquina Desejante de João Lucas e César Lignelli. A dupla desenvolve parcerias há aproximadamente 10 anos no âmbito do grupo de pesquisa Vocalidade & Cena (CNPq – desde 2003) e têm tido como resultado tanto a publicação artigos científicos e livros, quanto a composição de espetáculos cênico-musicais. Cabe destacar que o projeto foi financiado pelo Edital 06/2021 – FAC Brasília Multicultural do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Lucas, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

João Lucas (1964) é  pianista,  compositor musical  e  pesquisador.  Com vasta experiência na composição  musical  para  artes  performativas,  colaborou  com  múltiplos  coreógrafos  e  encenadores,  tendo assinado   a   composição    de    música   para   mais   de    oitenta   peças,   várias   delas   premiadas   nacional   e internacionalmente. Pesquisdor do Grupo de Pesquisa Vocalidade e Cena (CNPq). Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Arte (PPG-Arte) da Universidade de Brasília.

César Lignelli, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

Professor Associado de Voz  e  Performance  do  Departamento  Artes  Cênicas  (CEN)  e  do Programa de Pós  Graduação  em  Artes  Cênicas  (PPG-CEN)  da Universidade  de  Brasília.  Pós-Doutor pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2021 - 2022) e pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014 - 2015).  É  Doutor  em  Educação  e  Comunicação,  FE/Universidade  de  Brasília (2011);  Mestre  em  Arte  e  Tecnologia  na  linha  de  pesquisa  Processos  Composicionais  para  a  Cena,  IDA/UnB (2007);  Graduado  em  Artes Cênicas  pela  Universidade  Federal  do  Estado  do  Rio  de  Janeiro  (2000).  Líder  do Grupo  de  Pesquisa  Vocalidade  &  Cena  (CNPq  desde  2003).  Editor-Chefe do  Periódico  Voz  e  Cena.  Membro  da VASTA  Voice  and  Speech  Trainers  Association  (desde  2016).  Autor  do  livro Sons  e(m)  Cenas (2014  e  2019 -segunda  edição),  coorganizador  do  livro Práticas,   Poéticas   e   Devaneios   Vocais (2019)  e  de  inúmeros  artigos publicados   em   periódicos   qualificados.

Referências

VIEIRA, Sulian; DAVINI, Silvia; LIGNELLI, César. O Naufrágio: instalação cênica baseada em A Tempestade de William Shakespeare e O Marinheiro de Fernando Pessoa. Voz e Cena, [S. l.], v. 2, n. 02, p. 258–282, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/40787.

BARROS, Ariane Guerra. Fragmentos de Corpos Urbanos. Voz e Cena, [S. l.], v. 2, n. 01, p. 226–245, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/37835.

CHAVES, Marcos Machado. Fulaninho. Voz e Cena, [S. l.], v. 1, n. 02, p. 183–211, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/34315.

LIGNELLI, César; SILVERA, Victor Hugo Correa. DeBanda. Voz e Cena, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 271–315, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/31570.

Downloads

Publicado

31-07-2024

Como Citar

Lucas, J., & Lignelli, C. (2024). A Máquina Desejante. Voz E Cena, 5(01), 251–270. https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i01.54107

Edição

Seção

Registros audiovisuais

Categorias