Showrando
dispositivos poético-performáticos do riso e do choro
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.47462Palavras-chave:
Poesia Feminina, Performance, Texto, Som, CenaResumo
Este trabalho compreende o relato de experiência como integrante da oficina intitulada Showrando: Poesia e Performance ministrada pela artista-pesquisadora Fabiana Faleiros. A oficina foi um dos desdobramentos das atividades realizadas pelo grupo de estudos/pesquisas Minha Tese Começa Assim no ano de 2020. Este momento compreendeu quatro encontros que envolveram a ideia de poesia expandida e possuiu como foco o atravessamento das fronteiras entre riso e choro para a criação de performances que interligam a linguagem sonora com a linguagem textual. Por meio da leitura/escuta de poemas e exercícios vocais, nesta oficina, foi possível a criação de experimentações sonoras individuais como resultado prático. Este trabalho propõe a descrição das atividades realizadas enquanto participante da oficina e uma reflexão sobre a elaboração destes dispositivos poético-performáticos, os quais se relacionam por corpo, som e palavra.
Downloads
Referências
ALEIXO, Fernando Manoel. Corporeidade da voz: estudo da vocalidade poética. 2004.
CARLETO, Simone. Pandemônicos em Pandemia e o Teatro como Saída em Temp(l)os de Reclusão. Rebento, v. 1, n. 12, p. 25, 2020.
FAGUNDES, Patrícia; KERSTING, Juliana. Dramaturgia da experiência: corpo, autobiografia e feminismos na criação de No te pongas flamenca! Repertório, Salvador, ano 24, n. 36, p. 164-189, 2021.1 Disponível em <https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/38183> Acesso em 02 Jun 2023.
FALEIROS, Fabiana. Lady Incentivo - SEX 2018: um disco sobre tese, amor e dinheiro. Tese de doutorado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Instituto de Artes, 2017.
FREITAS, Angélica. Um útero é do tamanho de um punho. Editora Companhia das Letras, 2017.
LUCATELLI, Marcela. Marcela Lucatelli. Disponível em: https://www.marcelalucatelli.co/ - Acesso em 22 fev 2023.
MATIAS, Barbara Alves. Inscrever-se as ruas: os grafites de Mujeres Creando e o Feminismo como revisão epistemológica. Revista Terceira Margem, v. 26, n. 48, 2022. ISSN: 2358-727x. Disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/50165 - Acesso em: 02 Jun 2023.
MUJERES CREANDO. Grafitti - Escritos em La Calle. Disponível em: https://www.escritosenlacalle.com/detalle_grafiti.php?Grafiti=397 . Acesso em 28 Jan 2022.
MUJERES CREANDO. Mujeres Creando. Disponivel em: http://mujerescreando.org/ - Acesso em 28 Jan 2023.
PIZARNIK, Alejandra Pizarnik. Poesia Completa. Ana Becciú (Org.). 10a. ed. Barcelona: Penguin Random House, 2015.
ROSA, Olliver Mariano; DE CAMARGO, Goiandira Ortiz. A performance da voz e a subjetividade na poesia contemporânea. Outra Travessia, n. 15, pp. 205-225, 2013.
SILVA, Karimme. Quanto tempo pase lo que pase. Vídeo de micro performance sonora. YouTube, 1 de mar. de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_YiYFnaJJGc - Acesso em: 10 Jun 2023.
SILVA, Ursula Rosa da; SENNA, Nádia. Processos e Poéticas Feministas pelas Artistas Latino-Americanas. Seminário Internacional Fazendo Gênero 12 (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2021. ISSN 2179-510X. Disponível em https://www.fg2021.eventos.dype.com.br/resources/anais/8/fg2020/1612036132_ARQUIVO_5eec83b8d17952e3ef89ea4090c8bec2.pdf - Acesso em 10 Jun 2023.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à Poesia Oral. São Paulo: Hucitec. 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Recomendamos que todos os autores consultem as diretrizes do Comittee on Publication Ethics(COPE) antes de submeterem textos à avaliação:
- COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers
http://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf
- Guidelines on Good Publication Practice
http://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf
- How to handle authorship disputes: a guide for new researchers
http://publicationethics.org/files/2003pdf12_0.pdf
Detecção de plágio
https://www.ithenticate.com/
https://copyspider.com.br/
http://www.plagium.com/
http://www.plagiarismcombat.com/
http://plagiarisma.net/pt/
http://www.duplichecker.com/
http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php
http://www.plagscan.com/plagiarism-check/
http://plagiarismdetector.net/
Para maiores informações, verifique o Estatuto da Revista Voz e Cena.