Dos Silêncios Universais

a Roda de Silêncios como degustação do tempo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i02.51184

Palavras-chave:

Performance, Silenciamento, Temporalidade, Discursos, Sonoridades

Resumo

Esse artigo intenta discutir a respeito da performance denominada Roda de Silêncios, realizada pelo grupo de pesquisa e-caos, entre os pesquisadores da linha de pesquisa Corpo e(m) Performance, sob a coordenação de Ariane Guerra Barros. Feita entre os meses de setembro e outubro de 2023, em 3 locais diferentes da cidade de Dourados/MS, a Roda de Silêncios surge como prática de silenciamento próprio para abertura a sonoridades, ruídos e interferências diversas, em que o silêncio é o discurso principal. Através de relatos de participantes da performance, trazemos à tona a universalidade e potência do silêncio, em que diferentes discursos surgem, e o tempo é degustado de forma ativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariane Guerra Barros, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados/MS, Brasil

Ariane Guerra é professora adjunta do Curso de Artes Cênicas da UFGD, da área de Corpo e Movimento. Doutora em Artes Cênicas pela UFBA. Atriz, performer, diretora artística, preparadora corporal e radialista, compõe a Cia. Última Hora (Dourados/MS).

Aline Silva Vieira, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados/MS, Brasil

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Letras, área temática de Literatura e Práticas Culturais, da UFGD, e bolsista do Programa de Demanda Social (DS) da CAPES. Especialista em Teatro e Educação: Processos criativos e pedagógicos pela Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD (2023), Bacharel em Artes Cênicas (2021, UFGD). Discente no curso de licenciatura em Letras - Português/Espanhol na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Ana Carolina de Sousa Silva, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados/MS, Brasil

Graduanda em bacharelado em Artes Cênicas na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Faz parte do grupo de pesquisa CNPq e-caos - Estudos Contemporâneos e Artísticos em Observações Socioculturais, na linha de pesquisa Corpo e(m) Performancesendo bolsista PIBIC-UFGD. É atriz, DRT 482/PI, escritora e produtora. Faz parte do "Esboço Caótico", grupo de teatro em Dourados/MS, atuando como atriz. Faz parte também do "Produtora Cinematográfica Caverna do Diabo", em que atua como produtora e diretora.

Davi da Rocha Lima, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados/MS, Brasil

Discente do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Bolsista de Iniciação Científica PIBIC-UFGD na linha de pesquisa Corpo e(m) performancesob orientação de Ariane Guerra, dentro do grupo de pesquisa CNPq e-caos - Estudos Contemporâneos e Artísticos em Observações Socioculturais. Ator; dramaturgo; cineasta; artista visual. Atualmente integra a Companhia Doidivanas de Teatro, e a produtora Magenta Produções, ambas residentes da cidade de Dourados/MS. 

Isabela Teles Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados/MS, Brasil

Licencianda em Artes Cênicas (2021-) pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Desenvolve pesquisa de iniciação científica na linha de pesquisa Corpo e(m) Performance (2023-), sob orientação de Ariane Guerra, como bolsista PIBIC-FUNDECT, no grupo de pesquisa CNPq e-caos - Estudos Contemporâneos e Artísticos em Observações Socioculturais. Atriz-cantora-bailarina do Projeto de Extensão Teatro Musical (TMUS) da UFGD (2022). 

Maria Luiza Machado dos Reis, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Ouro Preto/MG, Brasil

Malu Reis é atriz, dramaturga, ilustradora, Especialista em Teatro e Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD (2023) e graduada em Bacharelado e Licenciatura em Artes Cênicas pela UFGD. Atualmente é mestranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e pesquisa a criação de desenhos como ferramenta para atuação e para a cena.

Tatiana Kaori Honda , Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados/MS, Brasil

Estudante do curso de licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados(UFGD). Faz parte do grupo de Pesquisa e-caos na linha de pesquisa Corpo e(m) Performance. É atriz, faz parte do grupo de dança Lótus como líder em Dourados-MS e tem experiência em sala de aula. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro.

Referências

BARROS, Ariane Guerra; VIEIRA, Aline Silva; REIS, Maria Luiza Machado dos; SILVA, Ana Carolina de Sousa e; LIMA, Davi da Rocha; HONDA, Tatiana Kaori. Corpo em Crise: a desterritorialização do cotidiano. Anais do IX Interfaces Internacional: coporalidades na cena da pesquisa contemporânea. 2023. Disponível em: <https://www.even3.com.br/anais/interfaces2022/>. Acesso em 09 out. 2023.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Campinas: Leituras SME, 2001.

CHAVES, Marcos Machado. Imersões do projeto de extensão Música Terena – Canto e Vivência: algumas percepções entre ambientação espacial e diálogos musicais em terras indígenas. In CASTANHEIRA, José Cláudio S.; CONTER, Marcelo Bergamin; MAZER, Dulce [orgs.]. Sonoridades fronteiriças [livro eletrônico]: espaços, ecologias e mediações. Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2023. Disponível em: <https://seloppgcomufmg.com.br/publicacao/sonoridades-fronteiricas/> Acesso em 24 nov. 2023.

DUBATTI, Jorge. (2020). Experiencia teatral, experiencia tecnovivial: ni identidad, ni campeonato, ni superación evolucionista, ni destrucción, ni vínculos simétricos. Revista Rebento, 12, 8-32. São Paulo.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. 3 ed. Curitiba: Positivo, 2004.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, 1984. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4584956/mod_resource/content/1/06%20-%20GONZALES%2C%20L%C3%A9lia%20-%20Racismo_e_Sexismo_na_Cultura_Brasileira%20%281%29.pdf>. Acesso em 18 jul. 2023.

GROTOWSKI, Jerzy. El Performer. Revista Máscara, edição mexicana, Ano 3, nº 11-12, Outubro de 1992/Janeiro 1993. Disponível em : <http://poralgunmotivo.blogspot.com.br/2008/05/el-performer-jerzy-grotowski.html>. Acesso em 2011.

HISSA, Cássio Eduardo Viana. Território de Diálogos Possíveis. In: RIBEIRO, MTF., and MILANI, CRS [orgs.]. Compreendendo a complexidade socioespacial contemporânea: o território como categoria de diálogo interdisciplinar [online]. Salvador: EDUFBA, 2009. Disponível em: <http://books.scielo.org>. Acesso em 24 nov. 2023.

LEONARDELLI, Patricia. Teatralidade e Performatividade: espaços em devir, espaços do devir. Revista Cena, n.10. Porto Alegre: UFRGS, 2011. pp. 02-19.

MED, Bohumil. Teoria da música. Brasília: Musimed, 1996.

PIANA, Giovani. A Filosofia da música. Bauru: EDUSC, 2001.

QUILICI, Cassiano Sydow. O ator-performer e as poéticas da transformação de si. São Paulo: Annablume, 2015.

Downloads

Publicado

30-12-2023

Como Citar

Barros, A. G., Vieira, A. S., Silva, A. C. de S., Lima, D. da R., Pereira, I. T., Reis, M. L. M. dos, & Honda , T. K. (2023). Dos Silêncios Universais: a Roda de Silêncios como degustação do tempo. Voz E Cena, 4(02), 71–90. https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i02.51184

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.