Propostas e conceitos para disciplinas de Música e Cena
estudos na UFGD com atravessamentos decoloniais
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i02.51048Palavras-chave:
Música, Educação Musical, Artes Cênicas, Teatro, EnsinoResumo
Os cursos de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados possuem interessante relação com a área de Música e Cena, e ofertam três componentes curriculares desta disciplina híbrida teatral-musical. Pensar na educação musical para artistas da cena é via que ressaltamos como fundamental para a interlocução com os elementos sonoros de uma obra audiovisual. As atualizações dos projetos pedagógicos buscam atravessamentos decoloniais para distintos diálogos que abarquem a contemporaneidade. O artigo divide questionamentos que atravessam o histórico e as atualizações dos módulos, bem como abre compartilhamentos de pesquisas do autor em contato com outros/as pesquisadores/as.
Downloads
Referências
ALVES, Rubem. Variações sobre o prazer: Santo Agostinho, Nietzsche, Marx e Babette. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2011.
BARROS, Ariane Guerra. Entre o corpo do ator/performer e o espaço urbano: um teatro performativo. 2020. 195 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.
CHAMORRO, Graciela. A arte da palavra cantada na etnia Kaiowá. In: Société Suisse des Américanistes. Boletín no 73, p. 43- 58, 2011.
CHAVES, Marcos. De trilhas sonoras teatrais a preparações musicais para artistas da cena. Rio de Janeiro: Editora Synergia, 2020.
CHAVES, Marcos. Preparação musical para atores: princípios pedagógicos norteadores de três disciplinas musicais em curso teatral. 2016. 282 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Teatro, Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
CHAVES, Marcos. Quando o receio precisa ser combatido: um breve recorte dos atores brasileiros contemporâneos e de suas relações com o aprendizado/interlocução musical. Quaderni di Pedagogia e Comunicazione Musicale, v. 4, pubblicazione promossa dalla SIEM - Società Italiana per l’Educazione Musicale - Sezione territoriale di Macerata. Edizione Università di Macerata, Italia, 2017.
CHAVES, Marcos; CHAMORRO, Graciela. O pulso Guarani e Kaiowá como mediador em estudos musicais. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM SONORIDADES, 1., 2019, Universidade Federal de Santa Catarina. Anais (Resumos): Poderes do Som. E-book, 2019, p. 117-118.
CHAVES, Marcos; PEREIRA, Isabela Teles; FLUMIGNAN, Lorena. A prática musical como potência para o trabalho de artistas da cena. In: Arte e cultura: desenvolvimento intelectual e cognitivo 2. Organizador Ezequiel Martins Ferreira. Ponta Grossa, PR: Editora Atena, 2023. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/arte-e-cultura-desenvolvimento-intelectual-e-cognitivo-2. Acesso em: 25 set. 2023.
DIAS, Ana. Ator, cena e musicalidade. In: CASTILHO, Jacyan (org). Música e musicalidade no espetáculo teatral. Revista Vox da Cena, Salvador, BA: Ano I nº 1, março de 2009.
FERNANDES, Cleudeumar Alves. Análise do discurso: reflexões introdutórias. São Paulo: Claraluz, 2007.
FERNANDINO, Jussara. Interação cênico-musical: estudo no 2. 2013. 280 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, 2013.
KOWZAN, Tadeusz. Os signos no teatro - Introdução à semiologia da arte do espetáculo. In: GUINSBURG, J. (org). Semiologia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2003.
LIGNELLI, César. Sons & Cenas: apreensão e produção de sentido a partir da dimensão acústica. 2011. 350 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Brasília, Brasília, DF, 2011.
MALETTA, Ernani. A formação do ator para uma atuação polifônica [manuscrito]: princípios e práticas. 2005. 370 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.
MED, Bohumil. Teoria da música - 4. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Musimed, 1996.
NÚÑEZ, Geni. Descolonizando afetos: experimentações sobre outras formas de amar. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023.
OLIVEIRA, Jacyan Castilho de. O ritmo musical da cena teatral: a dinâmica do espetáculo de teatro. 2008. Tese (Doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Teatro e Escola de Dança. Salvador, BA, 2008.
QUILLET, Jean-Marc. La musique de Jean-Jacques Lemêtre au Théâtre du Soleil. Paris, França: L’Harmattan, 2013.
SILVA, Rosa Aparecida do Couto. Itamar Assumpção e a encruzilhada urbana: negritude e experimentalismo na vanguarda paulista. 2020. 287 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquisa Filho (UNESP), Franca, SP, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Recomendamos que todos os autores consultem as diretrizes do Comittee on Publication Ethics(COPE) antes de submeterem textos à avaliação:
- COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers
http://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf
- Guidelines on Good Publication Practice
http://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf
- How to handle authorship disputes: a guide for new researchers
http://publicationethics.org/files/2003pdf12_0.pdf
Detecção de plágio
https://www.ithenticate.com/
https://copyspider.com.br/
http://www.plagium.com/
http://www.plagiarismcombat.com/
http://plagiarisma.net/pt/
http://www.duplichecker.com/
http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php
http://www.plagscan.com/plagiarism-check/
http://plagiarismdetector.net/
Para maiores informações, verifique o Estatuto da Revista Voz e Cena.