Vozes Líquidas
A Vocalidade Cênica no espetáculo “Chão de Águas”
Palavras-chave:
Teatro, Música, Voz, Mulheres Intérpretes, Processo CênicoResumo
O presente trabalho corresponde a um relato de experiência como integrante do elenco do espetáculo lítero-musical Chão de Águas, realizado nos anos de 2015 e 2017 na cidade de Belém/PA. O espetáculo, composto por uma direção e um elenco exclusivamente formado por mulheres, propôs um encontro entre música, poesia e teatro, apresentando as diversas facetas do elemento água, considerado essencialmente feminino. Neste trabalho, busca-se descrever e propor uma reflexão sobre a vocalidade cênica no espetáculo, considerando que se trata de um processo colaborativo e possui relação com a cultura local.
Downloads
Métricas
Referências
ALEIXO, Fernando Manoel. Corpo-Voz: Revisitando temas, revisando conceitos. Paco Editorial, 2016.
ALEIXO, Fernando Manoel. Corporeidade da voz: voz do ator. Campinas: Editora Komedi, 2007.
ALEIXO, Fernando Manoel. Corporeidade da voz: estudo da vocalidade poética. Dissertação (Mestrado em Artes). Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2004.
BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. 1ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
BARBA, Eugenio. Além das Ilhas Flutuantes. São Paulo: Hucitec; Campinas Unicamp, 1991.
BERSELLI, Marcia et al. Processo colaborativo e a busca pela horizontalidade das relações entre as funções da cena: procedimentos, práticas e estratégias de criação. Conceição/Conception, v. 7, n. 2, p. 90-115, 2018.
BETHÂNIA, Maria; COSTA, Gal. Sol Negro. Álbum: Caetano, Gal, Gil & Bethânia, 1968.
BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator – da técnica à representação. São Paulo: Unicamp, 2001.
CARVALHO, Vicente de. A Flor e a Fonte. Rosa, rosa de amor... poemas, 1923.
CAYMMI, Dorival. Cantiga da Noiva. Álbum: Caymmi e o Mar. Odeon, 1957.
CAYMMI, Dorival. A Jangada Voltou Só. Álbum: Canções Praieiras. Odeon, 1954.
GODOY, Dalva Maria Alves; SOUZA, Daniela Taiz de. Do ator ao espectador: a voz que toca. DA Pesquisa, v. 4, n. 6, p. 072-079, 2009.
JOBIM, Antônio Carlos; BONFÁ, Luiz. Correnteza. Álbum: Urubu. Warner Music, 1976. Faixa 3.
MARTINS, Janaína Träsel. Processo Compositivo da Vocalidade Poética na Dança-Teatro Flor das Águas. Cena, n. 16, 2014.
MARTINS, Janaína Träsel. Os princípios da ressonância vocal na ludicidade dos jogos de corpo-voz para a formação do ator. 2008.
MARTINS, Janaína Träsel. Processo de criação e composição de ações vocais do ator: relato de uma experiência cênica. In: RABETTI, Maria de Lourdes (org.). Anais do IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Tema: Os trabalhos e os dias das artes cênicas: ensinar, fazer e pesquisar dança e teatro e suas relações. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006.
MARTINS, Janaína Tressel. Integração corpo-voz na arte do ator: considerações a partir de Eugenio Barba. Guberfain JC (organizadora). Voz em Cena. Rio de Janeiro: Revinter, v. 2, p. 33-53, 2005.
MONTEIRO, Wanda. Do Mar. Disponível em: <https://cidadeverde.com/janelasemrotacao/81816/wanda-monteiro-poemas> Acesso em 10 abr 2020.
MOREIRA, Eidorfe. Obras Reunidas – volume 1. Belém: Editora Cejup, 1989.
POWELL, Baden; MORAES, Vinícius de. Canto de Iemanjá. Álbum: Os Afro-sambas, 1966. Faixa: 4.
SANTOS, Moacir. Nanã. Álbum: Coisas, 1964.
SEVERIANO, Jairo; MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo, v. 85, p. 1958-1985, 1998.
VELOSO, Caetano. Lua, Lua. Álbum: Jóia. LP 6349132. Philips, 1975.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Voz e Cena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Recomendamos que todos os autores consultem as diretrizes do Comittee on Publication Ethics(COPE) antes de submeterem textos à avaliação:
- COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers
http://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf
- Guidelines on Good Publication Practice
http://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf
- How to handle authorship disputes: a guide for new researchers
http://publicationethics.org/files/2003pdf12_0.pdf
Detecção de plágio
https://www.ithenticate.com/
https://copyspider.com.br/
http://www.plagium.com/
http://www.plagiarismcombat.com/
http://plagiarisma.net/pt/
http://www.duplichecker.com/
http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php
http://www.plagscan.com/plagiarism-check/
http://plagiarismdetector.net/
Para maiores informações, verifique o Estatuto da Revista Voz e Cena.