Showrando
dispositivos poético-performáticos do riso e do choro
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.47462Palavras-chave:
Poesia Feminina, Performance, Texto, Som, CenaResumo
Este trabalho compreende o relato de experiência como integrante da oficina intitulada Showrando: Poesia e Performance ministrada pela artista-pesquisadora Fabiana Faleiros. A oficina foi um dos desdobramentos das atividades realizadas pelo grupo de estudos/pesquisas Minha Tese Começa Assim no ano de 2020. Este momento compreendeu quatro encontros que envolveram a ideia de poesia expandida e possuiu como foco o atravessamento das fronteiras entre riso e choro para a criação de performances que interligam a linguagem sonora com a linguagem textual. Por meio da leitura/escuta de poemas e exercícios vocais, nesta oficina, foi possível a criação de experimentações sonoras individuais como resultado prático. Este trabalho propõe a descrição das atividades realizadas enquanto participante da oficina e uma reflexão sobre a elaboração destes dispositivos poético-performáticos, os quais se relacionam por corpo, som e palavra.
Downloads
Referências
ALEIXO, Fernando Manoel. Corporeidade da voz: estudo da vocalidade poética. 2004.
CARLETO, Simone. Pandemônicos em Pandemia e o Teatro como Saída em Temp(l)os de Reclusão. Rebento, v. 1, n. 12, p. 25, 2020.
FAGUNDES, Patrícia; KERSTING, Juliana. Dramaturgia da experiência: corpo, autobiografia e feminismos na criação de No te pongas flamenca! Repertório, Salvador, ano 24, n. 36, p. 164-189, 2021.1 Disponível em <https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/38183> Acesso em 02 Jun 2023.
FALEIROS, Fabiana. Lady Incentivo - SEX 2018: um disco sobre tese, amor e dinheiro. Tese de doutorado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Instituto de Artes, 2017.
FREITAS, Angélica. Um útero é do tamanho de um punho. Editora Companhia das Letras, 2017.
LUCATELLI, Marcela. Marcela Lucatelli. Disponível em: https://www.marcelalucatelli.co/ - Acesso em 22 fev 2023.
MATIAS, Barbara Alves. Inscrever-se as ruas: os grafites de Mujeres Creando e o Feminismo como revisão epistemológica. Revista Terceira Margem, v. 26, n. 48, 2022. ISSN: 2358-727x. Disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/50165 - Acesso em: 02 Jun 2023.
MUJERES CREANDO. Grafitti - Escritos em La Calle. Disponível em: https://www.escritosenlacalle.com/detalle_grafiti.php?Grafiti=397 . Acesso em 28 Jan 2022.
MUJERES CREANDO. Mujeres Creando. Disponivel em: http://mujerescreando.org/ - Acesso em 28 Jan 2023.
PIZARNIK, Alejandra Pizarnik. Poesia Completa. Ana Becciú (Org.). 10a. ed. Barcelona: Penguin Random House, 2015.
ROSA, Olliver Mariano; DE CAMARGO, Goiandira Ortiz. A performance da voz e a subjetividade na poesia contemporânea. Outra Travessia, n. 15, pp. 205-225, 2013.
SILVA, Karimme. Quanto tempo pase lo que pase. Vídeo de micro performance sonora. YouTube, 1 de mar. de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_YiYFnaJJGc - Acesso em: 10 Jun 2023.
SILVA, Ursula Rosa da; SENNA, Nádia. Processos e Poéticas Feministas pelas Artistas Latino-Americanas. Seminário Internacional Fazendo Gênero 12 (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2021. ISSN 2179-510X. Disponível em https://www.fg2021.eventos.dype.com.br/resources/anais/8/fg2020/1612036132_ARQUIVO_5eec83b8d17952e3ef89ea4090c8bec2.pdf - Acesso em 10 Jun 2023.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à Poesia Oral. São Paulo: Hucitec. 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.