Princípios para uma poética da vocalidade cênica
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v6i01.58245Palavras-chave:
Vocalidade Cênica, Cantar, Dizer, Ler, EscutarResumo
Este ensaio questiona a abordagem dicotômica entre pedagogia e direção vocal, cujo corolário é o trabalho vocal em separado, e sugere três princípios para uma poética da vocalidade cênica, fundamentados em uma composição solidária de corpo, voz e atuação: 1) Atuação [ato-ação]: relação; 2) Cantar e [é] dizer; e 3) Ler e [é] escutar. No percurso, estabelece diálogos com artistas teatrais como Myrian Muniz e Bertolt Brecht, filósofas como María Zambrano, e poetas como Gilberto Gil, Djavan e Alberto Pucheu. O ensaio, como sói acontecer com esta forma de escrita, não tem como fito formular explicações e conclusões, mas problematizar o tema da pedagogia e da direção, no campo da vocalidade cênica.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Elogio da Profanação. In: Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.
BRECHT, Bertolt. Histórias do sr. Keuner. São Paulo: Editora 34, 2013.
BENJAMIN, Walter. Direción única. Traducción de Juan del Solar y Mercedes Allendesalazar. Madrid: Ediciones Alfaguara, 1987.
DAL FARRA MARTINS, José Batista (Zebba). Percursos poéticos da voz. São Paulo: Revista Sala Preta nº 7, p. 9-17, 2007.
DAL FARRA MARTINS, José Batista (Zebba). O artista da distância. In: BASTOS, Helena. Corpo e Cidade: moveres entre aproximações e distanciamentos. São Paulo: Cooperativa de Dança, 2015, p. 37-47.
DAL FARRA MARTINS, José Batista (Zebba). Um Sistema Curricular no Departamento de Artes Cênicas. São Paulo: Revista da Graduação, 2016.
DAL FARRA MARTINS, José Batista (Zebba). O Ser Aprendiz. Um itinerário com Myrian Muniz. São Paulo: Giostri, 2020.
DAL FARRA MARTINS, José Batista (Zebba). Palavra Muda. Sobre poéticas para vozes em Estado de Sítio. São Paulo: Giostri, 2020.
DAL FARRA MARTINS, José Batista (Zebba). Notas sobre a música e a vocalidade poética no projeto teatral de Oduvaldo Vianna Filho. Petrolina-PE: Dramaturgia em Foco, v. 8, n. 3, 2024, p. 155-178.
DJAVAN. Seduzir. In: LP Água. Rio de Janeiro: EMI-Odeon, 1983.
FAGUNDES, Igor. Performance para uma voz concentrada em seu corpo. Rio de Janeiro: Revista Garrafa, 2010.
FERRARI, Emanuele. Gisele Bretlet e Wagner. In: GONTIJO, Clóvis Salgado e ZILLE, José Antonio Baêta (org.). Os filósofos e seus repertórios - Série Diálogos com o Som - Volume 5. Belo Horizonte: Editora UEMG, 2019, p. 127-150.
GIL, Gilberto. Meio de campo. In: CD Cidade do Salvador. Rio de Janeiro: Polygram, 1998.
GONZAGA, Luiz. Estrada do Canindé. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DvKOrTJlZF8. Acesso em 10/05/2025.
HENRIQUES, João. Entre a Pedagogia Vocal e a Direção Vocal: reflexões sobre aspectos comuns e autónomos das suas práticas. Brasília: Revista Voz em Cena, v. 5, nº 2, julho/dezembro de 2024, p. 133-161.
HESÍODO. Teogonia. Tradução de Jaa Torrano. São Paulo: Roswitha Kempf, 1986.
JACOBS, Daiane Dordete Steckert. Reencantar a Voz em Cena. Brasília: Revista Voz em Cena, v. 5, nº 2, julho/dezembro de 2024, p. 215-224.
LIRA, Carlos e MORAIS, Vinícius de. Marcha da Quarta-feira de Cinzas. In: LP Nara - 1964. São Paulo: Elenco, 1964.
LOPES, Sara. Diz isso cantando! A vocalidade poética e o modelo brasileiro. Tese de Doutorado. São Paulo: USP, 1997.
MANGUEL, Alberto. Uma História da Leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. Disponível em: https://dlivros.com/livro/historia-leitura-alberto-manguel. Acesso em 14/05/2025.
NANCY, Jean-Luc. A la escucha. Buenos Aires: Amorrortu, 2007.
PARDO, José Luis. La Regla del Juego. Sobre la dificultad de aprender filosofía. Barcelona: Círculo de Lectores, 2004.
PUCHEU, Alberto. Performance para um corpo concentrado em sua voz. A fronteira desguarnecida (poesia reunida 1993-2007). Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2007.
SLOTERDIJK, Peter. Peter Sloterdijk responde: sobre a música contemporânea. São Paulo: Fronteiras do Pensamento, 2016. Disponível em: http://www.fronteiras.com/noticias/peter-sloterdijk-responde-sobre-a-musica-contemporanea. Acesso em: 13/05/2025.
SUSSEKIND, Flora e DIAS, Tânia (org.). Cultura brasileira hoje: diálogos. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, v. 2, 2018.
TATIT, Luiz. O Cancionista. São Paulo: Edusp, 2002.
TROCA, Renata Ávila. A poética da voz e o vazio da escrita: parte da experiência de uma pesquisa. João Pessoa: Revista Prolíngua, v. 13, nº 1, 2018, p. 99-109.
VASSILIEV, Anatoli. Texto literário e improvisação. Bruxelas: École des Maîtres, 1990. Material de trabalho (cópia). Tradução nossa.
VARGENS, Meran. A voz articulada pelo coração. São Paulo: Perspectiva, 2013.
ZAMBRANO, María. El hombre y lo divino. Madri: Fondo de Cultura Económica, 2007.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. São Paulo: Editora Hucitec, 1997.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Editora da PUC, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Voz e Cena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.![]()

