Princípios para uma poética da vocalidade cênica

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DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v6i01.58245

Palavras-chave:

Vocalidade Cênica, Cantar, Dizer, Ler, Escutar

Resumo

Este ensaio questiona a abordagem dicotômica entre pedagogia e direção vocal, cujo corolário é o trabalho vocal em separado, e sugere três princípios para uma poética da vocalidade cênica, fundamentados em uma composição solidária de corpo, voz e atuação: 1) Atuação [ato-ação]: relação; 2) Cantar e [é] dizer; e 3) Ler e [é] escutar. No percurso, estabelece diálogos com artistas teatrais como Myrian Muniz e Bertolt Brecht, filósofas como María Zambrano, e poetas como Gilberto Gil, Djavan e Alberto Pucheu. O ensaio, como sói acontecer com esta forma de escrita, não tem como fito formular explicações e conclusões, mas problematizar o tema da pedagogia e da direção, no campo da vocalidade cênica.

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Biografia do Autor

José Batista (Zebba) Dal Farra Martins, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo/SP, Brasil

Músico, encenador, ator e cantor, professor e pesquisador livre-docente sênior do Departamento de Artes Cênicas (ECA-USP) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC). Atua nos campos do teatro e da música, dedicando-se especialmente ao estudo da voz, sonoridades e vocalidades poéticas, atreladas à canção brasileira. Com a cantora e atriz Maria Simões, criou a Ausgang de Teatro, com o fito de abrir para o público o espaço privado de sua casa no bairro da Pompeia. Lançaram, em 2016, o Almanach Muda, narrativa gráfico-poética do percurso da Ausgang, incluindo processos artístico-pedagógicos e montagens em Havana e Buenos Aires. No TUSP, em 2017, dirigiu e atuou na Roda das vozes em Estado de Sítio, montagem síntese de uma pesquisa pós-doutoral iniciada em 2011, em Barcelona, com supervisão de Jorge Larrosa, sobre as articulações entre linguagem, experiência, memória e atuação. Em 2020, no âmbito de sua livre docência, publicou os livros Palavra Muda. Sobre poéticas para vozes em Estado de Sítio e O ser aprendiz. Um itinerário com Myrian Muniz, pela Editora Giostri.

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Publicado

30-06-2025

Como Citar

Martins, J. B. (Zebba) D. F. (2025). Princípios para uma poética da vocalidade cênica. Voz E Cena, 6(01), 86–101. https://doi.org/10.26512/vozcen.v6i01.58245

Edição

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Dossiê Temático - Artigos

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