Os dispositivos em Concert for four pianos de Lolo & Sosaku

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.45452

Palavras-chave:

Vozes, Polifonia, Dispositivos, Discurso, Música

Resumo

Os autores deste artigo analisam a performance Concert for four pianos de Lolo e Sosaku. Para tal, inicialmente, eles evocam debilidades e possibilidades vocais. Em seguida realizam uma breve exposição dos conceitos de polifonia, discurso e dispositivo, na perspectiva deste artigo. Por fim, consideram: o release da dupla, as decisões da direção do vídeo, o nome da performance, o piano e as máquinas que tocam os pianos. Durante este trajeto, defende-se que os discursos criados pela dupla de artistas são desenvolvidos, sobretudo, devido às escolhas de dispositivos utilizados.

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Biografia do Autor

Guilherme Mayer, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

Doutorando em Processos Composicionais para Cena pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília. Mestre em Artes Cênicas pelo mesmo programa. Bacharel em Interpretação Teatral pelo Departamento Artes Cênicas (CEN) da Universidade de Brasília. Pesquisador associado do Anthropology and Dance Laboratory (AnD Lab). Participante do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena.

César Lignelli, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

Professor Associado de Voz e Performance do Departamento Artes Cênicas (CEN) e dos Programas de Pós-Graduação em Arte (PPG-Arte) e de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília. Pós-Doutor pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014 - 2015). É Doutor em Educação e Comunicação, FE/Universidade de Brasília (2011); Mestre em Arte e Tecnologia na linha de pesquisa Processos Composicionais para a Cena, IDA/UnB (2007); Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000). Líder do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena (CNPq desde 2003). Editor do Periódico Voz e Cena. Membro da VASTA Voice and Speech Trainers Association (desde 2016). Autor do livro Sons e(m) Cenas (2014 e 2019 - segunda edição), coorganizador do livro Práticas, Poéticas e Devaneios Vocais (2019) e de inúmeros artigos publicados em periódicos qualificados. Pesquisa e orienta temas que envolvam sonoridades, estéticas e pedagogias. Palavra falada e cantada. Glossolalias. Vocalidades e educação. Vocalidades e movimento. Vocalidades e tecnologias. Vocalidades e cultura. Sonoplastia. Música de cena. Música cênica. Desenvolve com recorrência produções estéticas em parcerias com os grupos de teatro Desvio, Sutil Ato, alaOca, Teatro do Concreto e Trupe dos Argonautas. Desde 2017, junto ao Grupo Desvio, circula com o DeBanda pelo Brasil, Singapura, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Perú.

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

Mayer, G., & Lignelli, C. (2022). Os dispositivos em Concert for four pianos de Lolo & Sosaku. Voz E Cena, 3(02), 53–82. https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.45452

Edição

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Dossiê Temático - Artigos

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