Venturoso Corpo-Voz
relato-memorial de uma experiência de pesquisa, experimentação e formação artística em performance vocal
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i01.31647Palavras-chave:
performance vocal, Roy Hart, pesquisa, experimentação, formação artísticaResumo
Relato-memorial que remonta cronologicamente uma experiência de pesquisa, experimentação e formação artística em performance vocal, sediada na Casa das Artes, unidade da Fundação Cultural do Estado do Pará-Belém. A experiência referida possuía como fundamento ético e poético proposições do trabalho sobre voz desenvolvido por Roy Hart e desenvolvido por Linda Wise e Enrique Pardo no grupo Panthéâtre (França). Ressalta-se a narrativa do trânsito entre procedimentos advindos da herança Roy Hart e a passagem para o investimento em práticas laboratoriais e modos de organização colaborativa do processo de criação e formação.
Downloads
Referências
BACKES, Laura Beatriz. Voz e Emoção: provocações a partir de Wolfsohn, Roy Hart e Pantheatre. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, 2010. Disponibilidade e acesso: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/26996. Consultado em 14/06/2020.
BARBA, Eugênio. Rumo a um teatro santo e sacrílego. In: O teatro laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. Textos e matérias de Jerzy Grotowski e Ludwik Flaszen com um escrito de Eugênio Barba; curadoria de Ludwik Flaszen e Carla Pollastrelli com a colaboração de Renata Molinari; tradução para o português de Berenice Raulino. São Paulo: Perspectiva: Edições SESC SP; Pontedera, IT: Fondazione Pontedera Teatro, 2010.
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Obras escolhidas, 1. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. 7. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Revista Sala Preta, v. 08, São Paulo: 2008. Disponibilidade e acesso: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57370. Consultado em 14/06/2020.
FERNANDES, Ciane. Movimento e Memória: Manifesto da Pesquisa Somático-Performativa. In: Anais do VII Congresso da ABRACE. Porto Alegre, 2012. Disponibilidade e acesso: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/2546, consultado em 14/06/2020.
GARRAMUÑO, Florencia. Frutos Estranhos: sobre a inespecificidade da estética contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
MAFFESOLI, Michel. Le temps des tribus: le déclin de l’individualisme dans les sociétés de masse. Paris (França): Méridiens Klincksieck, 1988.
PAREYSON, Luigi. Estética: Teoria da Formatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
RIVERA, Ramón Bentes Machado. Retrocedendo em progresso: dissecando a simbologia pessoal do ator no processo de criação do espetáculo O tudo anexo. Dissertação (Mestrado e Artes) - Universidade Federal do Pará. Belém, PA, 2017. Disponibilidade e acesso: http://www.ppgartes.propesp.ufpa.br/IMAGENS/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20RAMON%20RIVERA.pdf. Consultado em 14/06/2020.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.