Vozes em IA - Inteligência Ancestral
Artesanias em Cruzo entre a Prática Docente e a Direção Vocal no Teatro
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v6i02.58230Palavras-chave:
Voz, Teatro, Direção Vocal, Poéticas Vocais, Pedagogias VocaisResumo
Este trabalho corresponde ao registro de um percurso como professora substituta na disciplina de Técnicas Vocais II no Curso Técnico em Teatro na Escola de Teatro e Dança da UFPA e objetiva relacionar as práticas realizadas durante a disciplina com a direção vocal do Espetáculo IA - Inteligência Ancestral (2025). Para isso, apresenta-se a reflexão sobre proposições artístico-pedagógicas em um curso técnico, a descrição das atividades realizadas em sala de aula com alunos-atuantes e a compreensão de como a prática docente se desdobra como direção vocal do espetáculo. As ideias de artesanias em cruzo compreendem um espaço de experimentações para uma artista/pesquisadora/professora na área teatral, com foco nas poéticas vocais.
Downloads
Referências
ALCÂNTARA, Celina Nunes de. A voz como ato performático e cultivo de si – aproximações interdisciplinares. Revista Trama Interdisciplinar, v. 1, n. 1, 2010.
ALEIXO, Fernando. Corporeidade da voz: Aspectos do trabalho vocal do ator – Cadernos de pós-graduação - IA/UNICAMP – Ano 6, v.6, nº1, 2002.
BISCARO, Barbara. Vozes nômades: escutas e escritas da voz em performance. Tese (Doutorado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Programa de Pós-Graduação em Teatro, Florianópolis,2015.
LEÃO, Alessandra. Silêncio da Pedra. In: Acesa. 2021. Registro fonográfico. Disponível em: <http://youtube.com/watch?v=olgK95ahAfw>
MARTINS, Janaina Trasel. Integração corpo-voz na arte do ator: considerações a partir de Eugenio Barba. In: GUBERFAIN, Jane. A voz em Cena. RJ: Revinter, 2005.
SANTOS, Antônio Bispo dos. Cidades e Cosmofobia. IN: SANTOS, Antônio Bispo dos. A terra dá, a terra quer. Ubu Editora, 2023.
SENNETT, Richard. O artífice. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.
SILVA, Anita Cione Tavares Ferreira da. Técnicas Vocais. Salvador: UFBA, Escola de Teatro; Superintendência de Educação a Distância, 2022.
SILVA, Karimme. Nenhuma história se faz com uma só voz. / Montagem Teatral: IA – Inteligência Ancestral. Site Tribuna do Cretino. Disponível em:https://www.tribunadocretino.com.br/l/nenhuma-historia-se-faz-com-uma-so-voz-por-karimme-silva/. Acesso em 07 de maio de 2025.
TUPINAMBÁ, Glicéria. O voo do Manto e o Pouso do Manto: uma jornada pela memória Tupinambá. MODOS: Revista de História da Arte. Campinas, SP, vol. 8, n. 2, p.294-333, mai. 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/867504. Acesso em 07 de maio de 2025.
VARGENS, Meran Muniz da Costa. O exercício da expressão vocal para o alcance da verdade cênica: construção de uma proposta metodológica para a formação do ator ou a voz articulada pelo coração. 2005. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Universidade Federal da Bahia/UFBA. Salvador, 2005. Disponível em <https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27388/1/Tese%20Meran%20Vargens.pdf> Acesso em 12 de abril de 2025.
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO EM TEATRO. Curso Técnico em Teatro. Universidade Federal do Pará - UFPA, 2019.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. trad. Jerusa Pires Ferreira, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Voz e Cena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.![]()

