Deságua
relato-memorial de um processo de criação corpo-vocal e ancestralidade
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v6i02.59575Palavras-chave:
Experimentação, Performance, Corpo-vocal, Ancestralidade, ÁguaResumo
Deságua é um relato-memorial que que remete a um processo de experimentação e criação de formação artística do curso de Técnico em Teatro na escola de Teatro e Dança da UFPA na matéria Téc. Corporais II ministrada pela professora Ana Flávia Mendes. Nessa matéria tivemos como indicadores, práticas corporais ligadas a matrizes africanas e indígenas com o objetivo de criar performances inspiradas em tais práticas. Neste artigo será relatado o processo criativo da performance corpo-vocal que inclui práticas corporais e canto, o conceito de voz/corpo como um só a partir de um processo que remonta a natureza, águas e ancestralidade como indutores para o objetivo final da matéria.
Downloads
Referências
FILHOS DE IRACEMA. Mariana: histórias de vida e encantaria. Youtube, 22 de out. de 202. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=Pfp3lyjPIqc > Acesso em 17 de outubro de 2024.
LÍRIO, Alba, KIESERMAN, Nara. A natureza da voz é água. Rascunhos. Uberlândia, MG. v.4, n.4, p.70-83. Setembro 2017.
NASCIMENTO, Evelyn. Deságua: diário de bordo da matéria de Técnicas corporais II.
Belém, 2024. Disponível em:< https://online.fliphtml5.com/ehvuv/yzsv/#p=1 >
OXÓSSÍ, Mãe Rita de. A umbanda é um livro que se folheia: uma conversa com Cabocla Mariana na croa de Mãe Rita de Óxossi. Entrevista concedida a Hermes Veras. Revista Entrerios, Piauí, v. 7, n. 1, p. 135 - 141, 2024.
RIBEIRO, Amarolina. Partes de um rio. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/partes-um-rio.htm.
SANTOS, Inaycira. Corpo e ancestralidade: perspectiva poética e pedagógica. Em: Formação de educadores: contaminações interdisciplinares com arte na pedagogia e na mediação cultural - São Paulo: Terracota Editora, 2019.
SCHNEIDER, Juliana. A escuta da fala marginalizada em ancestral na voz ascendente. Trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Letras, pelo Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015, Porto Alegre.
VERAS, Hermes. O santo e o encantado: a procissão afro umbandista para São Sebastião em São João de Pirabas. Rev. antropol. (São Paulo, Online). v. 64 n. 3: e189653 | USP, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 Voz e Cena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.![]()

