Entre a Pedagogia da Voz e a Direção Vocal

reflexões sobre aspectos comuns e autónomos das suas práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56198

Palavras-chave:

Direção Vocal, Pedagogia Vocal, Autoimagem Vocal, Congruência Vocal, Hábito Vocal

Resumo

A direção vocal, enquanto atividade colaborativa das artes cênicas, estabelece-se como um lugar de desenvolvimento de estratégias de trabalho de voz e texto com o ator, em processos de criação. Podendo ser considerada uma extensão da pedagogia vocal, propomos que, para além dos pontos em comum, existem fatores que diferenciam as suas práticas, como contexto e tempo de duração do trabalho, condições e expectativas de resultados, papeis e dinâmicas relacionais e outras competências específicas. O artigo pretende analisar esses fatores a partir do modo como os conceitos de autoimagem, congruência e autenticidade vocais, regulação afetiva e hábitos vocais inconscientes são abordados nas duas práticas.

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Biografia do Autor

João Henriques, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal

João Henriques tem desenvolvido o seu trabalho artístico nas áreas da direção vocal – para as artes cénicas, performativas e televisão – e da encenação de ópera. Foi professor de voz residente, assistente de direção artística e de encenação no Teatro Nacional São João (Porto, Portugal), entre os anos de 2003 a 2016, tendo colaborado em mais de cinquenta criações originais da casa. É Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Teatro e Cinema (Amadora, Portugal). Tem o mestrado em Ensino do Canto, pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, a licenciatura em Ciência Política-Relações Internacionais, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, a pós-graduação em Teatro Musical, pela Royal Academy of Music (Londres), a pós-graduação em Ópera e Estudos Músico-Teatrais, pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, e o curso superior de canto, pela Escola Superior de Música de Lisboa. Em 2019, obteve o Título de Especialista em Teatro/Voz, na área da Direção Vocal, pelo Instituto Politécnico de Lisboa. É doutorando em Estudos de Teatro, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com uma investigação sobre o lugar da direção vocal na criação cénica.

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Publicado

30-12-2024

Como Citar

Henriques, J. (2024). Entre a Pedagogia da Voz e a Direção Vocal: reflexões sobre aspectos comuns e autónomos das suas práticas. Voz E Cena, 5(02), 133–161. https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56198

Edição

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Dossiê Temático - Artigos

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