Uma Fala Nômade

o exercício da palavra em performance por diferentes territórios cênicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i01.31540

Palavras-chave:

performer, voz, palavra, fala, nomadismo

Resumo

Após um percurso de experimentação e investigação sobre processos de abordagem da palavra falada no teatro contemporâneo, em práticas que desenvolvem as relações entre movimento, voz e palavra falada ou cantada, elaboro a ideia de um nomadismo no trabalho do/da performer com a fala. O exercício de uma fala nômade, que transita por diferentes territórios de relação com a palavra, é o movimento de tomar formas diversas na busca da conexão com os fluxos expressivos e relacionais, ligados a diferentes concepções teatrais. Uma fala nômade é também aberta aos afetos que se cruzam nos espaços criativos, intersubjetivos e interculturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moira Beatriz Albornoz Stein, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS, Brasil

Professora da Universidade Federal de Pelotas, em Teoria e Prática da Interpretação Teatral, desde 2009, possui graduação em Bacharelado em Interpretação Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), Mestrado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006) e Doutorado em Teatro também pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2020). Tem experiência na área de Teatro, com ênfase na atuação do/da performer, atuando como atriz/performer, professora, preparadora e diretora, principalmente nos seguintes temas: movimento, voz, práticas de atuação e processos de criação.

Referências

BAUMGÄRTEL, Stephan. O sujeito da língua sujeito à língua: reflexões sobre a dramaturgia performativa contemporânea. In: Dramaturgias da cena: tradições e rupturas. VIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte - v. 09, nº 02 julho/dezembro 2010, Brasília: Programa de Pós-Graduação em Arte, 2010.

DAVINI, Silvia Adriana. Cartografías de la voz en el teatro contemporáneo: el caso de Buenos Aires a fines del siglo XX. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes. 2007.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia - vol.5. Tradução de Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2012.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia - vol.3. Tradução de Antônio Guerra Neto et ali. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996.

DUBATTI, Jorge. Concepciones de teatro: poéticas teatrales y bases epistemológicas. Buenos Aires: Colihue, 2009.

FRANÇA, Sonia; DA ROCHA, Luiz Carlos; CRUZ, Soraia P.; JUSTO, José S.; CARDOSO JR. Hélio R. Estratégias de controle social. São Paulo: Arte & Ciência, 2004.

MOSTAÇO, Edélcio; OROFINO, Isabel; BAUMGÄRTEL, Stephan; COLLAÇO, Vera (orgs.). Sobre performatividade. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2009.

OUAKNINE, Serge. Preguntas a Grotowski. In: Presencia de Jerzy Grotowski. Cuadernos de Picadero, n. 5. Buenos Aires: Instituto Nacional del Teatro, marzo 2005, pp.47-54.

ROLNIK, Suely. CARTOGRAFIA ou de como pensar com o corpo vibrátil. In: ROLNIK, Suely e GUATTARI, Félix. Trechos de Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Editora Estação Liberdade, São Paulo, 1989.

VIDOR, Heloíse. Leitura e teatro: aproximação e apropriação do texto literário. (Tese.) São Paulo: ECA-USP, 2015.

ZUMTHOR, Paul. Escritura e nomadismo: entrevistas e ensaios. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Sonia Queiroz. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Tradução de Jerusa Pires Ferreira, Maria Lúcia Diniz Pochat, Maria Inês de Almeida. Belo horizonte: Editora UFMG, 2010.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Educ, 2007.

Downloads

Publicado

29-06-2020

Como Citar

Stein, M. B. A. (2020). Uma Fala Nômade: o exercício da palavra em performance por diferentes territórios cênicos. Voz E Cena, 1(01), 87–105. https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i01.31540

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo