Do Escrutínio à Inquisição

um percurso criativo autoetnográfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i01.31571

Palavras-chave:

Voz, Corpo, Processo criativo, Autoetnografia, Inquisição

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo relatar um percurso artístico cujos pilares são a voz e o corpo. Através da busca de uma expressão vocal e corporal toca-se em questões existenciais relacionadas `à história da artista, e como desdobramento, em camadas mais profundas relacionadas ao inconsciente coletivo. Assim, quanto mais se mergulha em direção à individuação, mais encontra-se com o todo, já que para adentrar os subsolos da humanidade é necessário encontrar os próprios arcabouços. Então, quando o fazer artístico escapa ao intérprete, toca-se o sublime e ele cumpre sua jornada torna-se instrumento e espelho para a humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Gonsales de Araujo, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas/SP, Brasil

Amanda Gonsales é graduada em Música Popular (Voz) e Mestra em Artes da Cena (Dança) pela Unicamp, tendo feito um intercâmbio durante a graduação, para a Universidade de Évora em Portugal. Tendo como foco a relação entre voz - movimento e processos criativos autoetnográficos, Amanda lança seu primeiro trabalho intitulado “Sacro” que desdobra-se em EP e performance, fruto de um longo período de pesquisas, processos criativos e vivências com artistas que investigam temas em comum.

Referências

COELHO, António B. Inquisição de Évora: 1533-1668. Editorial Caminho. Alfragide, Portugal. 2018.

JUNG, Carl G. O Espírito na Arte e na Ciência. Editora Vozes. Petrópolis - RJ, 1987.

JUNG, Carl G. O livro vermelho - Liber novus. Editora Vozes. Petrópolis - RJ, 2013.

KOCK, Klara F. GODOI, Christiane K. LENZI, Fernando C. Discussão e prática da autoetnografia: um estudo sobre aprendizagem organizacional em uma situação de catástrofe. Revista Gestão Organizacional. vol. 05 - nº 01, pp. 93-106, dezembro de 2012.

RODRIGUES, João A. A Maçonaria e a Cabala. Madras editora. São Paulo, SP. 2018.

SANMARTIN, Stela Maris. Arqueologia da Criação Artística. Vestígios de uma gênese: o trabalho artístico em seu movimento. Dissertação de mestrado, Unicamp, Instituto de Artes. Campinas, SP. 2004.

SILVEIRA, Nise da. Jung - Vida e Obra. Editora Paz e Terra. São Paulo, SP. 1981.

STEIN, Murray. Jung e o caminho da individuação: uma introdução concisa. Tradução de Euclides Luiz Calloni. Cultrix. São Paulo, SP. 2020.

VIANNA, Ana F. H. A Arqueologia do Trabalho Vocal proposto por Francesca Della Monica. Dissertação de Mestrado, UFMG, Instituto de Artes, 2014.

Downloads

Publicado

29-06-2020

Como Citar

Araujo, A. G. de. (2020). Do Escrutínio à Inquisição: um percurso criativo autoetnográfico. Voz E Cena, 1(01), 242–263. https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i01.31571

Edição

Seção

Relatos

Categorias