Corpos Estelares e Falsos Brilhantes

procedimentos somático-vocais na composição em dança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.54590

Palavras-chave:

Somática, Dança Vocal, Voz Somática, Body-Mind Centering, Prática Artística como Pesquisa, Anatomia Corpoética

Resumo

Fundamentando-se no campo da Somática e seu amplo espectro de possibilidades para a prática vocal em cena, este texto detalha alguns procedimentos somático-vocais do processo compositivo da obra coreográfica Corpos Estelares e Falsos Brilhantes (2023), inspirada no universo musical da cantora Elis Regina. Partindo da metodologia emergente da Prática Artística Como Pesquisa, a documentação de percurso gerada durante o processo alimenta a reflexão crítica em questão. Dentre os procedimentos desenvolvidos, destacam-se o aprofundamento no sistema somático Body-Mind CenteringSM (BMCSM), especificamente sua práxis com os Padrões Neurocelulares Básicos (PNB) e o Sistema Endócrino, além da Escuta Musical Somática (EMS), desenvolvida pelo autor. Esta pesquisa evidencia a emergência de modos de trabalho com a voz somática em processos de composição em dança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Pizarro, Instituto Federal de Brasília - IFB, Brasília/DF, Brasil

Artista da dança e do teatro. Professor efetivo da Área de Dança do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), desde 2010, onde coordena o grupo de pesquisa CEDA-SI – Coletivo de Estudos em Dança, Somática e Improvisação. Realizou pesquisa pós-doutoral (2022-2023) sobre Somática da Voz na Universidade de Brasília, bolsista CAPES/BRASIL. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA), desde 2022, onde também finalizou o Doutorado (2020), com período sanduíche na University of North Carolina at Greensboro (UNCG, 2019), supervisionado pela Dra. Jill Green. Recebeu o Prêmio Capes de Tese 2021 na área de Artes, com o trabalho Anatomia Corpoética em (de)composições: três corpus de práxis somática em dança. É professor certificado em Body-Mind CenteringSM e outras aventuras somáticas.

Referências

APOSHYAN, Susan. Inteligência Natural: integração corpo-mente e desenvolvimento humano. Tradução de Leila Mascioli. São Paulo: Manole, 2001.

AS CURVAS DA ESTRADA DE SANTOS. Intérprete: Elis Regina. Compositores: Erasmo Carlos e Roberto Carlos. In: ... EM PLENO VERÃO. Intérprete: Elis Regina. Produtor: Nelson Motta, [S. l.]: CBD-Philips, 1998 [LP (1970)]. 1 CD, faixa 6. Disponível em: https://youtu.be/qpvnBoYmF-E?si=YbVOHCwJLEhIMNyA. Acesso em: 20 dez. 2024.

BAINBRIDGE COHEN, B. Basic neurocellular patterns: exploring developmental movement. El Sobrante: Burchfield Rose Publishers, 2018a.

BAINBRIDGE COHEN, B. Breathing & Vocalization Manual. Textos escritos de 1988 a 2006. Amherst, MA: The School for Body-Mind Centering®, 2014.

BAINBRIDGE COHEN, B. Embodying the embryological foundations of Movement. Apostila de curso. Berkeley, CA: School for Body-Mind Centering, 2018b. Não publicado.

BAINBRIDGE COHEN, B. Sentir, perceber e agir: educação somática pelo método Body-Mind Centering®. Tradução de Denise Maria Bolanho. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2015a.

BAINBRIDGE COHEN, B. Sistema Endócrino. Apostila de curso de formação. São Paulo: Corporalmente e The School for Body-Mind Centering®, 2021.

BAINBRIDGE COHEN, B. The Mechanics of Vocal Expression. El Sobrante, CA: Burchfieldrose, 2015b.

BARDI, P.; KAPADOCHA, C. On Voice Movement Integration (VMI) practice: wakening resonance in the moving body. In: KAPADOCHA, C. (org.). Somatic Voices in Performance Research and Beyond. New York: Routledge, 2021. p. 51-60.

BISPO DOS SANTOS, Antônio. A terra dá a terra quer. São Paulo: Ubu Editora/Piseagrama, 2023.

BÔSCOLI, João Marcelo. Elis e eu: 11 anos, 6 meses e 19 dias com minha mãe. São Paulo: Planeta, 2019.

CABARÉ. Intérprete: Elis Regina. Compositores: Aldir Blanc e João Bosco. Produtor: Mazola. In: ELIS. Intérprete: Elis Regina, [S. l.]: CBD-Phonogram/Philips, Brasil, 1998 [LP (1973)]. 1 CD, faixa 6. Disponível em: https://youtu.be/5ZZg0DWHJ3c?si=vyAGTq3WXCVYPmRy. Acesso em: 20 dez. 2024.

COLLINS, Harry. Tacit and Explicit Knowledge. Chicago: The University of Chicago Press, 2010.

DYNAMICS of breathing: a Body-Mind Centering approach to embodied anatomy. Bonnie Bainbridge Cohen. El Sobrante, CA: Burchfield Rose Publishers, [2010b]. DVD, 5 discos (483 min.), son., color.

DYNAMICS of vocalization: a Body-Mind Centering approach to embodied anatomy. Bonnie Bainbridge Cohen. El Sobrante, CA: Burchfield Rose Publishers, [2010a]. DVD, 6 discos (579 min.), son., color.

ECHEVERRIA, Regina. Furacão Elis. São Paulo: Ediouro, 2007.

EDDY, M. A brief history of somatic practices and dance: historical development of the field of somatic education and its relationship to dance. Journal of Dance and somatic Practices, v. 1, n. 1, p. 5-27, 2009.

EDDY, M. Mindful Movement: the evolution of the somatic arts and conscious action. E-book. Bristol, UK e Chicago, USA: Intellect, 2016.

ELIS ao vivo - 1977. Intérprete: Elis Regina. Produtor: Zuza Homem de Mello. Direção musical: César Camargo Mariano. Gravação realizada no dia 25/07/1977, no Palácio de Convenções do Anhembi, durante o Fino da Música nº 3. São Paulo: Velas, Brasil, 1995. 1 CD. Disponível em: https://www.youtube.com/playlist?list=PL3D31CC294C91AB2E. Acesso em: 20 dez. 2024.

FARIA, Arthur de. Elis: uma biografia musical. Porto Alegre: Arquipélago editorial, 2015.

FERNANDES, Ciane. Dança Cristal: da arte do movimento à abordagem somático-performativa. Salvador: Edufba, 2018.

FERNANDES, Ciane. Quando o Todo é mais que a Soma das Partes: somática como campo epistemológico contemporâneo. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre-RS, v. 5, n. 1, p. 9-38, jan./abr. 2015. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/presenca/issue/view/2365. Acesso em: 15 jan. 2020.

FERNANDES, Ciane; PIZARRO, Diego; SCIALOM, Melina. Prática Artística como Pesquisa, Somática e Ecoperformance. São Paulo: Giostri, 2024.

FERNANDES, Ciane; PIZARRO, Diego; SCIALOM, Melina. Somática e Prática como Pesquisa em Dança. Revista Brasileira de Estudos em Dança, Rio de Janeiro, v.2, n. 2, p. 200-223, 2022. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/55319. Acesso em: 10 dez. 2024.

FERNANDES, Ciane; PIZARRO, Diego; SCIALOM, Melina. Towards an embodied spirituality: Laban’s principles in the expanded field of environmental performance. Dance, Movement and Spiritualities, v.10, n.1, p. 13-32, 2023.

FORTIN, S. Nem do lado direito, nem do lado do avesso: o artista e suas modalidades de experiências de si e do mundo. In: WOSNIAK, Cristiane; MARINHO, Nirvana. O avesso do avesso do corpo: educação somática como práxis. Joinville: Nova Letra Gráfica e Editora, 2011. p. 25-42.

GOMES, Ninoska. Embodying the structures and functions of the body. Somatics: magazine journal of the bodily arts and sciences, Novato, v. 4, n. 2, p. 49-54, primavera/verão, 1986.

HANNA, T. Bodies in revolt: a primer in somatic thinking. 2ª. edição. Novato, CA: Freeperson Press, 1985 [1970].

HANNA, T. Corpos em revolta: uma abertura para o pensamento somático. 2ª. edição. Tradução de Vicente Barretto. Rio de Janeiro: Edições MM, 1976a.

HANNA, T. The field of somatics. Somatics: magazine journal of the bodily arts and sciences, Novato, CA, v. 1, n. 1, p. 30-34, 1976b. Disponível em: https://somatics.org/library/htl-fieldofsomatics. Acesso em: 16 dez. 2019.

JOHNSON, Don H. Body: recovering our sensual wisdom. 2ª. edição. Berkeley, California: North Atlantic Books, 1992 [1983].

KAPADOCHA, C. I touch-I breathe-I move-I voice-I speak: Somatic logos toward social care. Voz E Cena, Brasília, v. 5, n. 1, p. 34-51, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i01.54583. Acesso em: 10 dez. 2024.

LIGNELLI, César. Sons e(m) Cena: Parâmetros do Som. 2ª ed. Curitiba: Editora Appris, 2019.

MARIA, Júlio. Elis Regina: Nada será como antes. São Paulo: Master Books, 2015.

MARIANO, César Camargo. Solo: Cesar Camargo Mariano - Memórias. São Paulo: Leya, 2011.

NADA SERÁ COMO ANTES. Intérprete: Elis Regina. Compositores: Milton Nascimento e Ronaldo Bastos. In: ... ELIS - 1972. Intérprete: Elis Regina. Produtor: Roberto Menescal, [S. l.]: CBD-Philips, 1998 [LP (1972)]. 1 CD, faixa 3. Disponível em: https://youtu.be/4XMidO6iDsY?si=HBPbzxfKekypmHu2. Acesso em: 20 dez. 2024.

NO CÉU DA VIBRAÇÃO. Intérprete: Elis Regina. Compositor: Gilberto Gil. In: ELIS no Céu da Vibração 1968-1981. Intérprete: Elis Regina. Produtor: Rodrigo Faour. Rio de Janeiro: Universal Music do Brasil, 2012 [1980]. 1 CD, faixa 25. Disponível em: https://youtu.be/-f7sYoCCjdo?si=A5O-kUByIM44UZXf . Acesso em: 20 dez. 2024.

PIZARRO, D. Anatomia Corpoética em (de)composições: três corpus de práxis somática em dança. 2020. 446 f. il. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Escola de Teatro / Escola de Dança, Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador, 2020.

PIZARRO, D.; BRITO, N. Dinâmicas somáticas da voz na anatomia experiencial do método Body-Mind Centering™. Repertório, Salvador-BA, ano 21, n. 30, p. 260-280, 2018. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/25063. Acesso: 10 out. 2019.

PIZARRO, D.; VILELA, L. F. Ondas de movimentos e vocalizações dançantes em poéticas da ontogenia. CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS - ABRACE, 12, 2023, Belém. Anais [...]. Viçosa: Asa Pequena, 2024. p. 91-104.

PIZARRO, Diego. Love, Empathy and Compassion: sources of the embodiment processes. Currents, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 14-20, 2022. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1aGMI9a5tlTKCxDrN1rP7L¬R659LSqZ6DJ/view?usp=sharing. Acesso: 20 set. 2023.

PIZARRO, Diego; VIEIRA, Sulian. Editorial Dossiê Temático - Somática da Voz: conhecimento corporalizado na experiência integrada voz-movimento. Revista Voz e Cena, Brasília, v. 05, n. 01, p. 6-14, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/55046 . Acesso em: 10 dez. 2024.

ROLNICK, Suely. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS, 2007.

SCHOENWOLF, Gary C. et al. Larsen embriologia humana. 5a. edição. Coordenação de Cristiano Carvalho Coutinho. Tradução de Adriano Zuza e Alcir Fernandes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.

SCIALOM, M. Laboratório de Pesquisa: metodologia de pesquisa corporalizada em artes cênicas. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 11, n. 4, p. 1-28, 2021.

SINAL FECHADO. Intérprete: Elis Regina. Compositor: Paulinho da Viola. In: TRANSVERSAL DO TEMPO. Intérprete: Elis Regina. Produtores: César Camargo Mariano, Aldir Blanc e Maurício Tapajó. Gravado ao vivo no Teatro Ginástico, Rio de Janeiro-RJ, entre 6 e 9 de abril de 1978. [S. l.]: Phonogram/Philips, 1998 [LP (1978)]. 1 CD, faixa 2. Disponível em: https://youtu.be/slBVPPjBnCI?si=lMfKWYa-f4fyHu5t. Acesso em: 20 dez. 2024.

VARELA, Francisco J. Ethical Know-How: action, wisdom, and cognition. Stanford: Stanford University Press, 1999.

VIEIRA, Sulian; LIGNELLI, César. Narrativas atitudes e parâmetros do som: A voz e a palavra em uma aproximação pragmática. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 4-13, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.20396/pita.v7i2.8651448. Acesso em: 19 dez. 2024.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Como Citar

Pizarro, D. (2024). Corpos Estelares e Falsos Brilhantes: procedimentos somático-vocais na composição em dança. Voz E Cena, 5(02), 258–293. https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.54590

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

Categorias

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.