Incorporando a perspectiva de gênero na gestão da água:

lições aprendidas a partir de Chiapas, México

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18472/SustDeb.v8n3.2017.26474

Palavras-chave:

Chiapas, Gestão da Água, Igualdade de Gênero, Direitos à Água, Gênero e Meio Ambiente

Resumo

No artigo são paresentados os resultados e aprendizagens derivados da experiência de trabalho e de
pesquisa da autora nos espaços de tomada de decisão dos processos de incorporação da perspectiva
de gênero na gestão dos recursos hídricos. Um trabalho realizado ao longo de vários anos em Chiapas,
na região sul do México. Inicialmente, são abordados os vínculos entre o gerenciamento de gênero e
água e são apresentadas as referências teóricas que orientaram o trabalho de pesquisa. Na sequência,
são analisadas as dimensões da gestão da água setorial e androcêntrica, que revela a desigualdade
que enfrentam as mulheres rurais para obter controle sobre seus direitos à água. Os resultados e os
obstáculos são apresentados como lições aprendidas. Conclui-se com uma breve reflexão sobre os
desafios e alternativas de mudança que podem ser vislumbrados nas lutas dos movimentos de mulheres
em Chiapas.

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Biografia do Autor

Laura Elena Ruiz Meza, Universidad de Ciencias y Artes de Chiapas, Chiapas, México

Doctora en Sociología, Universidad de Ciencias y Artes de Chiapas, Chiapas, México

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

Ruiz Meza, L. E. (2017). Incorporando a perspectiva de gênero na gestão da água:: lições aprendidas a partir de Chiapas, México. Sustainability in Debate, 8(3), 37–50. https://doi.org/10.18472/SustDeb.v8n3.2017.26474

Edição

Seção

Artigos