Diálogos climáticos e gestão adaptativa: intervenções para um espaço de aprendizado experiencial em Novo Airão (AM), na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.18472/SustDeb.v16n2.2025.58061Palavras-chave:
Gestão Adaptativa, Aprendizado Experiencial, Sistemas Socioecológicos, Amazônia Urbana, Eventos Climáticos Extremos, Pesquisa-açãoResumo
As mudanças climáticas intensificam eventos extremos na Amazônia com secas e cheias afetando seus sistemas socioecológicos locais e aumentando os desafios e as incertezas locais. O aprendizado experiencial é um pressuposto da gestão adaptativa que busca lidar com as lacunas de informação e contribuir para ajustes no processo de gestão ante as incertezas, a fim de aumentar a capacidade adaptativa de sistemas socioecológicos. Este artigo apresenta o estudo fruto de uma pesquisa-ação, que teve o objetivo de estimular reflexões e compreender o processo de aprendizado experiencial diante dos desafios climáticos na Amazônia por meio de oficinas participativas com atores da gestão pública, de segmentos privados, acadêmicos e da sociedade civil no município de Novo Airão, no estado do Amazonas (AM). Para esse fim, utilizaram-se técnicas metodológicas dialógicas e de construção de conhecimento durante as oficinas, que permitiram integrar saberes locais, técnicos e científicos. Os resultados mostram que, a partir da interação orientada entre os atores e uso dessas ferramentas metodológicas, foi possível identificar áreas de risco e vulnerabilidades, assim como elaborar propostas dirigidas para ação na perspectiva local. O processo percorrido mostra que espaços de diálogo fortalecem a construção de respostas contextualizadas, assim como evidencia a gestão adaptativa como abordagem para lidar com incertezas climáticas.
Downloads
Referências
ALLEN, C. R. et al. Adaptive management for a turbulent future. Journal of Environmental Management, v. 92, n. 5, p. 1339-45, 2011. Available at: https://doi.org/10.1016/j.jenvman.2010.11.019
ALTHAUS, M. T. M.; BAGIO, V. A. As metodologias ativas e as aproximações entre o ensino e a aprendizagem na prática pedagógica universitária. Rev. Docência Ens. Sup., Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 79-96, 2017. Available at: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2342
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011, 281 p.
BIGGS, R. et al. Toward principles for enhancing the resilience of ecosystem services. Annual Review of Environment Resources, v. 37, n. 1, p. 421–448, 2012.
BIGGS, R. et al. What are social-ecological systems and social-ecological systems research? In: BIGGS, R. et al. The Routledge Handbook of Research Methods for Social-Ecological Systems. Ed. Routledge, jul. 2022, 526 p.
BIGGS, R.; SCHLÜTER, M.; SCHOON, M. An Introduction to the Resilience Approach and Principles to Sustain Ecosystem Services in Social-Ecological Systems. In: BIGGS, R.; SCHLÜTER, M.; SCHOON, M. (Orgs.). Principles for Building Resilience: sustaining ecosystem services in social-ecological systems. Cambridge: Cambridge University Press, 2015, p. 1–31.
DIETZ, T.; OSTROM, E.; STERN, P. C. The struggle to govern the commons. Science, v. 302, n. 5652, p. 1907-1912, 2003. Available at: https://doi.org/10.1126/science.1091015
DRIMIE, S. et al. Facilitated dialogues. In: BIGGS, R. et al. The Routledge Handbook of Research Methods for Social-Ecological Systems. Ed. Routledge. Jul. 2021. 526p.
ESRI; MAXAR; EARTHSTAR GEOGRAPHICS; GIS USER COMMUNITY. World Imagery Map [mapa]. Escala não fornecida. 19 fev. 2025.
FOLKE, C. et al. Adaptive governance of social-ecological systems. Annual Review of Environment and Resources, v. 30, n. 1, p. 441-473, 2005. Available at: https://doi.org/10.1146/annurev.energy.30.050504.144511.
FUNTOWICZ, S.; RAVETZ, J. Ciência pós-normal e comunidades ampliadas de pares face aos desafios ambientais. Hist. cienc. saúde-Manguinhos, v. 4, n. 2, p. 219-230, Oct. 1997. Available at: https://doi.org/10.1590/S0104-59701997000200002.
GIATTI, L. L. Aproximações e metodologias para ampliar a comunidade de pares. In: JACOBI, P. R.; TOLEDO, R. F.; GIATTI, L. L. Ciência Pós-Normal: ampliando o diálogo com a sociedade diante das crises ambientais contemporâneas. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP, 2019, 168 p. Available at: https://doi.org/10.11606/9788588848375
GIATTI, L.; RIBEIRO, R.; DE TOLEDO, R. Dialectic Approaches and Public Policy Interactions for Social, Environmental and Health Problems: challenges for health promotion across territorial scales. Health, v. 6, p. 607-615, 2014. Available at: http://dx.doi.org/10.4236/health.2014.67079
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades: Novo Airão - Panorama. Brasília, DF, 2023. Available at: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/novo-airao/panorama. Accessed at: 01 ago. 2023.
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Índice de Vulnerabilidade Social: planilha. 2016. Available at: http://ivs.ipea.gov.br/index.php/pt/planilha. Accessed at: jul. 2023
INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE. Climate Change and Land: an IPCC special report on climate change, desertification, land degradation, sustainable land management, food security, and greenhouse gas fluxes in terrestrial ecosystems - Summary for Policymakers. [SHUKLA, P. R. et al. (eds.)]. In press, 2019.
INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE. Full Report. In: Climate Change 2007: synthesis report. Contribution of Working Groups I, II and III to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. 2007 [PACHAURI, R. K.; REISINGER, A. (eds.)]. IPCC, Geneva, Switzerland, 104 p., 2007.
INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE. Summary for Policymakers, 2021. In: Climate Change 2021: the physical science basis. Contribution of Working Group I to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change [MASSON-DELMOTTE, V. et al. (eds.)]. Cambridge University Press. In Press, 2021.
MANSUR, A. V. et al. An assessment of urban vulnerability in the Amazon Delta and Estuary: a multi-criterion index of flood exposure, socio-economic conditions and infrastructure. Sustainability Science, v. 11, p. 625–643, 2016. Available at: https://doi.org/10.1007/s11625-016-0355-7
MARENGO, J. A. et al. Recent Extremes of Drought and Flooding in Amazonia: vulnerabilities and human adaptation. American Journal of Climate Change, v. 2, n. 2, p. 87-96, 2013a. Available at: http://dx.doi.org/10.4236/ajcc.2013.22009
MASSIMETTI, F. T. Diálogo e política: a influência de Paulo Freire no campo popular da arquitetura e urbanismo. Dissertação (Mestrado em Habitat) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.
MENEZES, J. A. et al. Mapping human vulnerability to climate change in the Brazilian Amazon: the construction of a municipal vulnerability index. PLoS One, v. 13, n. 2, 2018. Available at: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0190808.
MORETTO, E. M. et al. Gestão adaptativa na etapa de acompanhamento da avaliação de impacto ambiental. Estudos Avançados, v. 35, n. 103, 2021. Available at: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35103.011.
MOURA, A. F.; LIMA, M. G. Reinvenção da roda: roda de conversa, um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 23, n. 1, p. 98-106, 2014.
OPENSTREETMAP. AND Data. Available at: https://wiki.openstreetmap.org/wiki/AND_data. Accessed at: 1 dez. 2024.
PAHL-WOSTL, C. et al. Social learning and water resources management. Ecology and Society, v. 12, n. 2, 2007.
PINHO, P. et al. Escalating Climate Disasters in the Amazon (2006-2022): vulnerabilities and compound risks. Research Square. Preprint 2024. Available at: https://doi.org/10.21203/rs.3.rs-5045887/v1
PINHO, P. F.; MARENGO, J. A.; STAFFORD-SMITH, M. Complex Socio-ecological dynamics driven by extreme events in the Amazon. Reg. Environ. Change, v. 15, n. 4, p. 643–655, 2015. Available at: https://doi.org/10.1007/s10113-014-0659-z
PREISER, R. et al. Social-ecological systems as complex adaptive systems: organizing principles for advancing research methods and approaches. Ecology and Society, v. 23, n. 4, p. 46, 2018. Available at: https://doi.org/10.5751/ES-10558-230446.
QGIS.ORG. Sistema de Informação Geográfica QGIS. Projeto da Fundação Geoespacial de Código Aberto. 2024. Available at: http://qgis.org. Accessed at: 15 jan. 2024.
RAYMUNDO, M. H. A. et al. Alfabetização agroecológica ambientalista: diálogo de saberes no território do extremo sul da Bahia. In: SORRENTINO, M. et al. (Orgs). Educação, agroecologia e bem viver: transição ambientalista para sociedades sustentáveis. Piracicaba, SP: MH-Ambiente Natural, 2017, 344 p.
RIST, S. et al. Moving from sustainable management to sustainable governance of natural resources: the role of social learning processes in rural India, Bolivia and Mali. Journal of Rural Studies, v. 23, p. 23-37, 2007. Available at: https://doi.org/10.1016/j.jrurstud.2006.02.006
SHI, L. et al. Roadmap towards justice in urban climate adaptation research. Nature Climate Change, v. 6, n. 2, p. 131-137, 2016. Available at: https://doi.org/10.1038/nclimate2841
SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAÇÕES SOBRE DESASTRES (S2iD). Relatórios. Brasília, DF, 2019. Available at: https://s2id.mi.gov.br/paginas/relatorios/ Accessed at: jul. 2019.
SMIT, B. et al. Adaptation to climate change in the context of sustainable development and equity. In: MCCARTHY, J. J.; CANZIANI, O. F.; LEARY, N. A.; DOKKEN, D. J.; WHITE, K. S. (Eds.). Climate Change 2001: impacts, adaptation and vulnerability. Contribution of Working Group II to the Third Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Cambridge University Press, Cambridge, UK, 2001.
STEFFEN, W. et al. Planetary Boundaries: guiding human development on a changing planet. Science, v. 347, n. 6223, 2015. Available at: https://doi.org/10.1126/science.1259855
STEIER, F.; BROWN, J.; MESQUITA DA SILVA, F. The World Café in Action Research Settings. In: BRADBURY, H. (Ed.). The SAGE Handbook of Action Research. 3. ed. London; Thousand Oaks: SAGE Publications, 2015. Cap. 20
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 5 ed. São Paulo: Cortez Autores Ass., 1992.
TOLEDO, R. F. de; JACOBI, P. R. Pesquisa-ação e educação: compartilhando princípios na construção de conhecimentos e no fortalecimento comunitário para o enfrentamento de problemas. Educ. Soc., 2013, v. 34, n. 122, p. 155-173. Available at: https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000100009.
TOLEDO, R. F.; GIATTI, L. L. Challenges to participation in action research. Health Promotion International, v. 30, n. 1, p. 162-173, 2014. Available at: https://doi.org/10.1093/heapro/dau079
TOLEDO, R. F.; JACOBI, P. R.; SANTOS, F. N. P. Fundamentos, motivações e dificuldades da pesquisa-ação na opinião de alguns pesquisadores. In: TOLEDO, R. F.; ROSA, T. E. C.; KEINERT, T. M.; CORTIZO, C. T. Pesquisa Participativa em Saúde: vertentes e veredas. São Paulo: Instituto de Saúde, 2018. p. 47-61.
ZANIRATO, S. H. et al. Comunicação de riscos nos municípios do Vale Histórico Paulista. Experiências de participação social para adaptação e redução das vulnerabilidades em áreas urbanas. In: PEREIRA, D. (Org.). Mudança social e participação política: estudos e ações transdisciplinares. São Paulo: Annablume, 2017, p. 127-139.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sustainability in Debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Sustentabilidade em Debate do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (Proibição de Realização de Obras Derivadas) 3.0 Brasil, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação, que permite o compartilhamento do texto e o reconhecimento de sua autoria e publicação original nesta revista.
Os autores têm permissão para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva dos trabalhos publicados na Revista Sustentabilidade em Debate (por exemplo, em um capítulo de livro), desde que seja assinalado que os textos foram originalmente publicados nesta revista e que seja mencionado o DOI correspondente. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu texto online, após a publicação (por exemplo, em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais).
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.



