Diálogos climáticos e gestão adaptativa: intervenções para um espaço de aprendizado experiencial em Novo Airão (AM), na Amazônia

Autores

  • Lyvia Amado de Oliveira Master’s in Environmental Sciences, PhD Student, Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental (Procam), Instituto de Energia e Ambiente (IEE), Universidade de São Paulo (USP), Grupo de Pesquisa em Planejamento e Gestão Ambiental (Plangea/USP), São Paulo, SP, Brazil
  • Renata Ferraz de Toledo PhD in Public Health, Professor, Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brazil
  • Marcelo Augusto dos Santos Junior PhD in Earth System Science, Programa de Pós-Graduação em Ciência do Sistema Terrestre (CCST), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), São José dos Campos, SP, Brazil
  • Evandro Mateus Moretto PhD in Ecology and Natural Resources, Associate Professor, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), Instituto de Energia e Ambiente (IEE), Universidade de São Paulo (USP), Grupo de Pesquisa em Planejamento e Gestão Ambiental (Plangea/USP), São Paulo, SP, Brazil

DOI:

https://doi.org/10.18472/SustDeb.v16n2.2025.58061

Palavras-chave:

Gestão Adaptativa, Aprendizado Experiencial, Sistemas Socioecológicos, Amazônia Urbana, Eventos Climáticos Extremos, Pesquisa-ação

Resumo

As mudanças climáticas intensificam eventos extremos na Amazônia com secas e cheias afetando seus sistemas socioecológicos locais e aumentando os desafios e as incertezas locais. O aprendizado experiencial é um pressuposto da gestão adaptativa que busca lidar com as lacunas de informação e contribuir para ajustes no processo de gestão ante as incertezas, a fim de aumentar a capacidade adaptativa de sistemas socioecológicos. Este artigo apresenta o estudo fruto de uma pesquisa-ação, que teve o objetivo de estimular reflexões e compreender o processo de aprendizado experiencial diante dos desafios climáticos na Amazônia por meio de oficinas participativas com atores da gestão pública, de segmentos privados, acadêmicos e da sociedade civil no município de Novo Airão, no estado do Amazonas (AM). Para esse fim, utilizaram-se técnicas metodológicas dialógicas e de construção de conhecimento durante as oficinas, que permitiram integrar saberes locais, técnicos e científicos. Os resultados mostram que, a partir da interação orientada entre os atores e uso dessas ferramentas metodológicas, foi possível identificar áreas de risco e vulnerabilidades, assim como elaborar propostas dirigidas para ação na perspectiva local. O processo percorrido mostra que espaços de diálogo fortalecem a construção de respostas contextualizadas, assim como evidencia a gestão adaptativa como abordagem para lidar com incertezas climáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lyvia Amado de Oliveira, Master’s in Environmental Sciences, PhD Student, Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental (Procam), Instituto de Energia e Ambiente (IEE), Universidade de São Paulo (USP), Grupo de Pesquisa em Planejamento e Gestão Ambiental (Plangea/USP), São Paulo, SP, Brazil

PhD Student and Master’s in Ciência Ambiental (Environmental Science) and graduated in Gestão Ambiental (Environmental Management), all from Universidade de São Paulo (USP). For six years, she has worked in the context of the Amazon, with technical-scientific research projects to guide territorial public policies in the face of climate change. In her work, she has applied participatory methodologies for knowledge co-creation and problem-solving.

Renata Ferraz de Toledo, PhD in Public Health, Professor, Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brazil

PhD in Public Health from the School of Public Health at the University of São Paulo. Professor in the Stricto Sensu Graduate Program in Architecture and Urbanism at São Judas Tadeu University. Member of the Editorial Board of the journal Ambiente & Sociedade. Experience in Environmental Health, Environmental Education, Health Promotion and Education, and Participatory Methodologies, especially action research.

Marcelo Augusto dos Santos Junior, PhD in Earth System Science, Programa de Pós-Graduação em Ciência do Sistema Terrestre (CCST), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), São José dos Campos, SP, Brazil

PhD in Earth System Science from the National Institute for Space Research, a Master's in Ecology from the National Institute for Amazonian Research, and an MBA in Data Science and Analytics from the University of São Paulo. He works with geoprocessing tools in the Amazon, applying his expertise in Geographic Information Systems, Remote Sensing, Ecology, Landscape Ecology, Neotropical Bird Ecology, and Amazon Biome Ecology, Natural Resource Use, Mapping and Monitoring, Socioenvironmental Disaster Risks, Environmental Systems Modeling, Species Distribution, Ecosystem Services, Anthropogenic Impacts, Data Science, Data Analytics, and Big Data.

Evandro Mateus Moretto, PhD in Ecology and Natural Resources, Associate Professor, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), Instituto de Energia e Ambiente (IEE), Universidade de São Paulo (USP), Grupo de Pesquisa em Planejamento e Gestão Ambiental (Plangea/USP), São Paulo, SP, Brazil

PhD in Ecology and Natural Resources from the Federal University of São Carlos and a 'livre-docência' in Environmental Impact Assessment from the University of São Paulo. He teaches undergraduate Environmental Management and the postgraduate Sustainability program at the School of Arts, Sciences and Humanities, and coordinates the postgraduate Environmental Science program at the Institute of Energy and Environment, all at the University of São Paulo. Founded and served as president of the Brazilian Association for Impact Assessment. Works in Environmental Planning, Environmental Management, and Environmental Impact Assessment.

Referências

ALLEN, C. R. et al. Adaptive management for a turbulent future. Journal of Environmental Management, v. 92, n. 5, p. 1339-45, 2011. Available at: https://doi.org/10.1016/j.jenvman.2010.11.019

ALTHAUS, M. T. M.; BAGIO, V. A. As metodologias ativas e as aproximações entre o ensino e a aprendizagem na prática pedagógica universitária. Rev. Docência Ens. Sup., Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 79-96, 2017. Available at: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2342

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011, 281 p.

BIGGS, R. et al. Toward principles for enhancing the resilience of ecosystem services. Annual Review of Environment Resources, v. 37, n. 1, p. 421–448, 2012.

BIGGS, R. et al. What are social-ecological systems and social-ecological systems research? In: BIGGS, R. et al. The Routledge Handbook of Research Methods for Social-Ecological Systems. Ed. Routledge, jul. 2022, 526 p.

BIGGS, R.; SCHLÜTER, M.; SCHOON, M. An Introduction to the Resilience Approach and Principles to Sustain Ecosystem Services in Social-Ecological Systems. In: BIGGS, R.; SCHLÜTER, M.; SCHOON, M. (Orgs.). Principles for Building Resilience: sustaining ecosystem services in social-ecological systems. Cambridge: Cambridge University Press, 2015, p. 1–31.

DIETZ, T.; OSTROM, E.; STERN, P. C. The struggle to govern the commons. Science, v. 302, n. 5652, p. 1907-1912, 2003. Available at: https://doi.org/10.1126/science.1091015

DRIMIE, S. et al. Facilitated dialogues. In: BIGGS, R. et al. The Routledge Handbook of Research Methods for Social-Ecological Systems. Ed. Routledge. Jul. 2021. 526p.

ESRI; MAXAR; EARTHSTAR GEOGRAPHICS; GIS USER COMMUNITY. World Imagery Map [mapa]. Escala não fornecida. 19 fev. 2025.

FOLKE, C. et al. Adaptive governance of social-ecological systems. Annual Review of Environment and Resources, v. 30, n. 1, p. 441-473, 2005. Available at: https://doi.org/10.1146/annurev.energy.30.050504.144511.

FUNTOWICZ, S.; RAVETZ, J. Ciência pós-normal e comunidades ampliadas de pares face aos desafios ambientais. Hist. cienc. saúde-Manguinhos, v. 4, n. 2, p. 219-230, Oct. 1997. Available at: https://doi.org/10.1590/S0104-59701997000200002.

GIATTI, L. L. Aproximações e metodologias para ampliar a comunidade de pares. In: JACOBI, P. R.; TOLEDO, R. F.; GIATTI, L. L. Ciência Pós-Normal: ampliando o diálogo com a sociedade diante das crises ambientais contemporâneas. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP, 2019, 168 p. Available at: https://doi.org/10.11606/9788588848375

GIATTI, L.; RIBEIRO, R.; DE TOLEDO, R. Dialectic Approaches and Public Policy Interactions for Social, Environmental and Health Problems: challenges for health promotion across territorial scales. Health, v. 6, p. 607-615, 2014. Available at: http://dx.doi.org/10.4236/health.2014.67079

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades: Novo Airão - Panorama. Brasília, DF, 2023. Available at: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/novo-airao/panorama. Accessed at: 01 ago. 2023.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Índice de Vulnerabilidade Social: planilha. 2016. Available at: http://ivs.ipea.gov.br/index.php/pt/planilha. Accessed at: jul. 2023

INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE. Climate Change and Land: an IPCC special report on climate change, desertification, land degradation, sustainable land management, food security, and greenhouse gas fluxes in terrestrial ecosystems - Summary for Policymakers. [SHUKLA, P. R. et al. (eds.)]. In press, 2019.

INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE. Full Report. In: Climate Change 2007: synthesis report. Contribution of Working Groups I, II and III to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. 2007 [PACHAURI, R. K.; REISINGER, A. (eds.)]. IPCC, Geneva, Switzerland, 104 p., 2007.

INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE. Summary for Policymakers, 2021. In: Climate Change 2021: the physical science basis. Contribution of Working Group I to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change [MASSON-DELMOTTE, V. et al. (eds.)]. Cambridge University Press. In Press, 2021.

MANSUR, A. V. et al. An assessment of urban vulnerability in the Amazon Delta and Estuary: a multi-criterion index of flood exposure, socio-economic conditions and infrastructure. Sustainability Science, v. 11, p. 625–643, 2016. Available at: https://doi.org/10.1007/s11625-016-0355-7

MARENGO, J. A. et al. Recent Extremes of Drought and Flooding in Amazonia: vulnerabilities and human adaptation. American Journal of Climate Change, v. 2, n. 2, p. 87-96, 2013a. Available at: http://dx.doi.org/10.4236/ajcc.2013.22009

MASSIMETTI, F. T. Diálogo e política: a influência de Paulo Freire no campo popular da arquitetura e urbanismo. Dissertação (Mestrado em Habitat) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.

MENEZES, J. A. et al. Mapping human vulnerability to climate change in the Brazilian Amazon: the construction of a municipal vulnerability index. PLoS One, v. 13, n. 2, 2018. Available at: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0190808.

MORETTO, E. M. et al. Gestão adaptativa na etapa de acompanhamento da avaliação de impacto ambiental. Estudos Avançados, v. 35, n. 103, 2021. Available at: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35103.011.

MOURA, A. F.; LIMA, M. G. Reinvenção da roda: roda de conversa, um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 23, n. 1, p. 98-106, 2014.

OPENSTREETMAP. AND Data. Available at: https://wiki.openstreetmap.org/wiki/AND_data. Accessed at: 1 dez. 2024.

PAHL-WOSTL, C. et al. Social learning and water resources management. Ecology and Society, v. 12, n. 2, 2007.

PINHO, P. et al. Escalating Climate Disasters in the Amazon (2006-2022): vulnerabilities and compound risks. Research Square. Preprint 2024. Available at: https://doi.org/10.21203/rs.3.rs-5045887/v1

PINHO, P. F.; MARENGO, J. A.; STAFFORD-SMITH, M. Complex Socio-ecological dynamics driven by extreme events in the Amazon. Reg. Environ. Change, v. 15, n. 4, p. 643–655, 2015. Available at: https://doi.org/10.1007/s10113-014-0659-z

PREISER, R. et al. Social-ecological systems as complex adaptive systems: organizing principles for advancing research methods and approaches. Ecology and Society, v. 23, n. 4, p. 46, 2018. Available at: https://doi.org/10.5751/ES-10558-230446.

QGIS.ORG. Sistema de Informação Geográfica QGIS. Projeto da Fundação Geoespacial de Código Aberto. 2024. Available at: http://qgis.org. Accessed at: 15 jan. 2024.

RAYMUNDO, M. H. A. et al. Alfabetização agroecológica ambientalista: diálogo de saberes no território do extremo sul da Bahia. In: SORRENTINO, M. et al. (Orgs). Educação, agroecologia e bem viver: transição ambientalista para sociedades sustentáveis. Piracicaba, SP: MH-Ambiente Natural, 2017, 344 p.

RIST, S. et al. Moving from sustainable management to sustainable governance of natural resources: the role of social learning processes in rural India, Bolivia and Mali. Journal of Rural Studies, v. 23, p. 23-37, 2007. Available at: https://doi.org/10.1016/j.jrurstud.2006.02.006

SHI, L. et al. Roadmap towards justice in urban climate adaptation research. Nature Climate Change, v. 6, n. 2, p. 131-137, 2016. Available at: https://doi.org/10.1038/nclimate2841

SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAÇÕES SOBRE DESASTRES (S2iD). Relatórios. Brasília, DF, 2019. Available at: https://s2id.mi.gov.br/paginas/relatorios/ Accessed at: jul. 2019.

SMIT, B. et al. Adaptation to climate change in the context of sustainable development and equity. In: MCCARTHY, J. J.; CANZIANI, O. F.; LEARY, N. A.; DOKKEN, D. J.; WHITE, K. S. (Eds.). Climate Change 2001: impacts, adaptation and vulnerability. Contribution of Working Group II to the Third Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Cambridge University Press, Cambridge, UK, 2001.

STEFFEN, W. et al. Planetary Boundaries: guiding human development on a changing planet. Science, v. 347, n. 6223, 2015. Available at: https://doi.org/10.1126/science.1259855

STEIER, F.; BROWN, J.; MESQUITA DA SILVA, F. The World Café in Action Research Settings. In: BRADBURY, H. (Ed.). The SAGE Handbook of Action Research. 3. ed. London; Thousand Oaks: SAGE Publications, 2015. Cap. 20

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 5 ed. São Paulo: Cortez Autores Ass., 1992.

TOLEDO, R. F. de; JACOBI, P. R. Pesquisa-ação e educação: compartilhando princípios na construção de conhecimentos e no fortalecimento comunitário para o enfrentamento de problemas. Educ. Soc., 2013, v. 34, n. 122, p. 155-173. Available at: https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000100009.

TOLEDO, R. F.; GIATTI, L. L. Challenges to participation in action research. Health Promotion International, v. 30, n. 1, p. 162-173, 2014. Available at: https://doi.org/10.1093/heapro/dau079

TOLEDO, R. F.; JACOBI, P. R.; SANTOS, F. N. P. Fundamentos, motivações e dificuldades da pesquisa-ação na opinião de alguns pesquisadores. In: TOLEDO, R. F.; ROSA, T. E. C.; KEINERT, T. M.; CORTIZO, C. T. Pesquisa Participativa em Saúde: vertentes e veredas. São Paulo: Instituto de Saúde, 2018. p. 47-61.

ZANIRATO, S. H. et al. Comunicação de riscos nos municípios do Vale Histórico Paulista. Experiências de participação social para adaptação e redução das vulnerabilidades em áreas urbanas. In: PEREIRA, D. (Org.). Mudança social e participação política: estudos e ações transdisciplinares. São Paulo: Annablume, 2017, p. 127-139.

Publicado

2025-08-30

Como Citar

Oliveira, L. A. de, Toledo, R. F. de, Santos Junior, M. A. dos, & Moretto, E. M. (2025). Diálogos climáticos e gestão adaptativa: intervenções para um espaço de aprendizado experiencial em Novo Airão (AM), na Amazônia. Sustainability in Debate, 16(2), 221–254. https://doi.org/10.18472/SustDeb.v16n2.2025.58061

Edição

Seção

Artigos - Varia

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.