Anúncios

Chamada aberta para submissão de artigos

2024-09-16

A Revista Sustentabilidade em Debate (Sustainability in Debate – SiD), Qualis A4, do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB) convida pesquisadores nacionais e internacionais (primeiro autor com nível mínimo de mestrado) a submeterem artigos finalizados para avaliação e possível publicação em DEZ/2024.

A SiD publica textos originais, baseados em pesquisas interdisciplinares, capazes de alcançar forte impacto sobre os estudos conduzidos nos campos do desenvolvimento sustentável e nas políticas da sustentabilidade.

Devido à sua política de internacionalização, todos os trabalhos publicados na SiD são em inglês, possibilitando que, uma vez publicados, se tornem mais visíveis e acessíveis aos leitores de todo o mundo (podem ser submetidos em outra língua e posteriormente traduzidos, sob a responsabilidade dos autores).

Para que seu artigo seja considerado para a edição de DEZ/2024, nos envie seu arquivo (de no máximo 50 mil caracteres com espaço)  até 30 de SETEMBRO de 2024.

Quaisquer dúvidas, por favor nos contate em: sustentabilidade.debate@gmail.com

Mais informações sobre a revista, normas de submissão e edições anteriores podem ser encontrados em:

https://periodicos.unb.br/index.php/sust/about/submissions

Sintam-se à vontade para divulgar esta chamada com as suas redes.

Atenciosamente,

Equipe SiD CDS/UnB

Saiba mais sobre Chamada aberta para submissão de artigos

Edição Atual

v. 15 n. 2 (2024): Sustainability in Debate / Sustentabilidade em Debate
					Visualizar v. 15 n. 2 (2024): Sustainability in Debate / Sustentabilidade em Debate

Nesta segunda edição de 2024, a revista Sustainability in Debate, em seu editorial, discute o potencial socioeconômico e ambiental vinculado aos produtos da sociobiodiversidade em diferentes contextos e regiões, apresentando sete artigos, alèm de três na seção Varia e um artigo de Opinião.

Como parte do Dossiê, Burgos & Mertens debatem sobre oportunidades e desafios para o desenvolvimento da cadeia do baru no Cerrado. Silva et al. apresentam resultados de uma pesquisa sobre os canais de comercialização do tucumã no Amazonas. Valadão & Souza analisam a viabilidade financeira e econômica do agroextrativismo da amêndoa do baru em Minas Gerais. Nascimento et al. discorrem sobre bioeconomia e mudanças climáticas, dando luz às experiências de cooperativas agroextrativistas na Amazônia. Menezes & Silva analisam a dinâmica da sociobiodiversidade da Caatinga no sertão sergipano. Coelhode-Souza et al., no contexto do RS, discorrem sobre a restauração ecológica para o alcance das seguranças hídrica, energética, alimentar e socioambiental no contexto das emergências climáticas. Por fim, Cunha investiga como as instituições remodelam o acesso aos recursos naturais e ao mercado por parte dos Quilombolas na Reserva Biológica do Rio Trombetas (PA).

Na seção Varia, Nascimento et al. exploram as sinergias entre a gestão hídrica e o turismo por meio da análise de relações entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Batista & Dias analisam a relação entre a pegada hídrica e a sustentabilidade de cardápios elaborados pelo restaurante universitário de um dos campus do Instituto Federal do Piauí. Souza et al. finalizam apresentando o desenvolvimento de um compósito de bagaço da cana-de-açúcar para o desenvolvimento de ecojoias. Para finalizar esse número, Drummond, em seu artigo de Opinião, apresenta uma crítica ao conceito de desenvolvimento sustentável, apontando inconsistências lógicas, éticas e científicas no trato de questões socioambientais.

Publicado: 2024-08-31

Edição completa

Sumário

Editorial

Dossiê

Artigos - Varia

Ver Todas as Edições