Trends and perspectives of the New Ecological Paradigm:

a systematic review of scientific production

Authors

  • Edson Talamini Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Alessandra Daiana Schinaider Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Andréia Maria Liberalesso Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18472/SustDeb.v8n3.2017.24656

Keywords:

Escala NEP, Consciência ambiental, Sustentabilidade, Revisão Sistemática, Meta-análise

Abstract

A escala New Ecological Paradigm (NEP) foi desenvolvida para facilitar a compreensão de como a sociedade vê as questões ambientais, avaliando suas atitudes, crenças e comportamentos em relação ao meio ambiente. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é analisar a produção científica sobre o Novo Paradigma Ecológico (NEP), identificando tendências e perspectivas referentes à sua aplicação. Para isso, realizou-se uma análise sistemática da literatura científica, com alguns indicadores bibliométricos, conduzida pela metodologia Prisma. Por meio da aplicação dessa metodologia, foram selecionados 59 artigos para análise desse estudo. Percebeu-se que o principal público da aplicação dessa escala são estudantes universitários, com predominância do sexo feminino e que 85% dos artigos revelaram uma visão ecocêntrica de mundo, refletindo em um alto nível de consciência ambiental. Dessa forma, a análise sistemática dos artigos revela que as pessoas estão adotando o Novo Paradigma Ecológico com comportamentos e atitudes pró-ambientais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Edson Talamini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Professor no Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Alessandra Daiana Schinaider, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Andréia Maria Liberalesso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

References

ABREU, I. de S.; BUSSINGUER, E. C. de A. Antropocentrismo, ecocentrismo e holismo: uma breve análise das escolas de pensamento ambiental. In: BIOGEPE ”“ Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Políticas Públicas, Direito à Saúde e Bioética, 2013, Vitória. Anais... Vitória, BIOGEPE, 2013.

ALVES, N. B. A consciência ambiental dos jovens: uma pesquisa com estudantes de nível médio técnico e superior tecnológico. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Administração. Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.

ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Revista em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-13, 2006.

COLBY, M. E. Environmental Management in Development: the evolution of paradigms. Ecological Economics, v. 3, p. 193-213, 1991.

DUNLAP, R. E.; VAN LIERE, K. D. The “new environmental paradigm”: a proposed measuring instruments and preliminary results. The Journal of Environmental Education, v. 9, p. 10-19, 1978.

DUNLAP, R. E. et al. Measuring Endorsment of the New Ecological Paradigm: a revised NEP Scale. Journal of Social Issues, v. 56, n. 3, p. 424-442, 2000.

HALKOS, G.; MATSIORI, S. Environmental attitude, motivations and values for marine biodiversity protection. Journal of Behavioral and Experimental Economics, v. 69, p. 61-70, 2017.

HODGKINSON, S.; INNES, J. The prediction of ecological and environmental belief systems: the differential contributions of social conservatism and beliefs about money. Journal of Environmental Psychology, v. 20, p. 285-294, 2000.

IZADPANAHI, P.; ELKADI, H. TUCKER, R. Greenhouse affect: the relationship between the sustainable design of schools and children’s environmental attitudes. Environmental Education Research, v. 23, n. 7, p. 901-918, 2017.

MIKHAILOVA, I. Sustentabilidade: evolução dos conceitos teóricos e os problemas da mensuração prática. Revista Economia e Desenvolvimento, n. 16, p. 22-41, 2004.

MILBRATH, L. W. Envisioning a sustainable society: learning our way out. SUNY series in environmental public policy, 1989.

MOHER, D. et al. Principais itens para relatar revisões sistemáticas e meta-análises: a recomendação Prisma. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 24, n. 2, abr./jun., 2015.

NASCIMENTO, L. F. M. do. Gestão ambiental e sustentabilidade. Universidade Aberta do Brasil, 2008.

SENADO. Conferência Rio-92 sobre o meio ambiente do planeta: desenvolvimento sustentável dos países. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/emdiscussao/rio20/a-rio20/conferencia-rio-92-sobre-o-meio-ambiente-do-planeta-desenvolvimento-sustentavel-dos-paises.aspx>. Acesso em: 19 out. 2016.

SOARES, B. E. C.; NAVARRO, M. A.; FERREIRA, A. P. Desenvolvimento sustentado e consciência ambiental: natureza, sociedade e racionalidade. Ciências & Cognição, v. 02, p. 42-49, 2004.

SUDBURY-RILEY, L.; HOFMEISTER-TOTH, A.; KOHLBACHER, F. A cross-national study of the ecological worldview of senior consumers. International Journal of Consumer Studies, v. 38, p. 500-509, 2014.

XIAO, C.; HONG, D. Gender differences in concerns for the environment among the Chinese public: an update. Society and Natural Resources, v. 30, n. 6, p. 782-788, 2017.

Published

2017-12-29

How to Cite

Talamini, E., Schinaider, A. D., & Liberalesso, A. M. (2017). Trends and perspectives of the New Ecological Paradigm:: a systematic review of scientific production. Sustainability in Debate, 8(3), 84–99. https://doi.org/10.18472/SustDeb.v8n3.2017.24656

Issue

Section

Articles - Varia