OBSERVAÇÕES EM UM LABORATORIO DE SUPERCONDUTIVIDADE E MAGNETISMO
ASPECTOS METODOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.7077Palavras-chave:
Laboratório de Pesquisa em Física;, Observação Participante;, Fundamentos Metodológicos;, Fundamentos Epistemológicos;, Supercondutividade e MagnetismoResumo
O presente artigo tem o propósito de descrever e analisar eventos observados no Laboratório de Supercondutividade e Magnetismo do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trata-se de uma atividade vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física desta Instituição, no formato de uma disciplina intitulada Estágio Supervisionado em Laboratório de Pesquisa. A metodologia utilizada para o estudo é qualitativa, descritiva e interpretativa, fundamentada em observações participantes e em uma entrevista semiestruturada. São analisadas questões teóricas, metodológicas e epistemológicas relacionadas à rotina de laboratório e à s pesquisas atualmente realizadas na área da Supercondutividade e do Magnetismo. Buscou-se, também, identificar a visão de ciência que compartilham os pesquisadores naquele contexto. O trabalho teve origem em 120 horas de observação (60 horas realizadas por cada uma das duas co-autoras do trabalho), inserção e prática dentro do Laboratório, a fim de que, como profissionais em Ensino de Física, pudessem alcançar uma significativa vivência acerca das práticas experimentais realizadas. Discute-se a importância desta experiência para a formação profissional em Ensino de Física.
Downloads
Referências
Garcia, E. A. C. (2002). Biofísica. São Paulo: Sarvier.
Junior, J. L. P. (2007). Efeito Hall Extraordinário no Supercondutor Magnético RuSR2GdCu2O8. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Física, UFRGS.
Latour, B. (2000). Ciência em Ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora UNESP.
Moreira, M. A. (1998). Pesquisa Básica em Educação em Ciência: uma visão pessoal. I Congresso Ibero-americano de Educação em Ciências Experimentais. La Serena, Chile, 6 a 10 de julho.
Ostermann, F. e Pureur, P. (2005) . Temas atuais de Física: Supercondutividade. São Paulo. Editora Livraria da Física;
Rosa, M.V.F.P.C; Arnoldi, M.A.G.C. (2006) . A entrevista na pesquisa qualitativa. Belo Horizonte: Autêntica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).