PROPOSTA PARA O ENSINO DE ASTROFÍSICA A PARTIR DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45955Palavras-chave:
Aprendizagem significativa. UEPS. Mapa conceitual. Astrofísica.Resumo
Este trabalho objetivou investigar o potencial pedagógico, de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), à luz da Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel (TAS) para o ensino de Física Moderna a partir da Astrofísica, aplicada a um grupo professores da rede pública estadual do Estado do Paraná da área de Ciências da Natureza, na forma de curso extensão. O curso teve como objetivo promover formação continuada, para os professores que atuam na Educação Básica. Tal proposta constitui-se como produto educacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. A pesquisa está alicerçada nos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa e para constituição do corpus foram utilizados questionários, mapas conceituais e o diário de campo da pesquisadora. Os resultados evidenciaram que os materiais apresentados foram muito bem recebidos e de grande valia para os docentes, com um bom potencial para evidenciar a aprendizagem significativa. Verificou-se ainda que docentes conseguiram estabelecer relações importantes sobre os conceitos de Física Moderna e Astrofísica estudados, bem como perceber as relações interdisciplinares presentes na proposta.
Downloads
Referências
AUSUBEL, D. P., Novak. J. D., & Hanesian, H. Psicologia educacional, 2ª ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
CRUZ, C. C. A teoria cognitivista de Ausubel. Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação. Unicamp, 2011.
GOMES, E. C.; BATISTA, M. C.; FUSINATO, P. A. A utilização de mapas conceituais como instrumento de avaliação no ensino de física. REnCiMa, v. 10, n. 3, p. 58-78, 2019.
MOREIRA, M. A. MASINI, E. A. F. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. 2ª ed. São Paulo: Centauro Editora, 2006.
MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo: Centauro Editora, 2010.
MOREIRA, M. A. Grandes desafios para o ensino da Física na educação contemporânea. Revista do Professor de Física, v. 1, n.1, 2017.
NOVAK, J. D.; GOWIN, B. Aprender a aprender. Lisboa: Plátano, 1999.
OLIVEIRA, F.F de; VIANNA, D.M; GERBASSI, R.S.; Física moderna no ensino médio: o que dizem os professores. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 29, n. 3, p. 447-454, 2007.
SANTOS, J. N. Uso de ferramentas cognitivas para a aprendizagem de física. 2005.129f. Dissertação (Mestrado) em Física – Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2005.
TIRONI, C. R; SCHMIT, E; SCHUHMACHER, V. R. N; SCHUHMACHER, E. A Aprendizagem Significativa no Ensino de Física Moderna e Contemporânea. Anais: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências Águas de Lindóia, SP – 10 a 14 de novembro de 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).