PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA E ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Taisy Fernandes Vieira Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED)
  • Michel Corci Batista Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEF), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Fernanda Peres Ramos Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEF), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Oscar Rodrigues dos Santos Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEF), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45941

Palavras-chave:

Ensino remoto intencional. sala de aula invertida. produto educacional. ensino de física.

Resumo

Nosso trabalho objetivou investigar as potencialidades de uma proposta didática interdisciplinar, à luz da teoria de aprendizagem de Gagné e da metodologia da sala de aula invertida, para o ensino de Física e Astronomia em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Campina da Lagoa, região centro-oeste do estado do Paraná. Tal proposta constitui-se como produto educacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Nossa pesquisa está alicerçada nos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa e para constituir nosso corpus utilizamos questionários, documentos produzidos pelos alunos ao longo da implementação, mapas mentais e o diário de campo dos pesquisadores. Para esse trabalho utilizaremos apenas um recorte, com o instrumento mapa mental, o qual analisamos a partir da perspectiva teórica de Novak e Gowin e Buzan. Nossos resultados evidenciaram que alunos conseguiram estabelecer relações importantes sobre os conceitos de Física e Astronomia estudados, bem como perceber as relações interdisciplinares estabelecidas com os mesmos.

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Referências

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

FERNANDES VIEIRA, Taisy; CORCI BATISTA, Michel; PERES RAMOS, Fernanda; DOS SANTOS, Oscar Rodrigues. PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA E ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 130–136, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45941. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45941. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022

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