Um Jogo de Tabuleiro como Recurso Didático para o Ensino de Luz e Cores no Ensino Médio

Autores

  • Michel Corci Batista Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Oscar Rodrigues dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Devanir P. dos S. Canovas Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Ricardo Francisco Pereira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v6i2.42008

Palavras-chave:

Ensino de Física; Jogo educativo; Lúdico; Metodologias alternativas.

Resumo

No processo de ensino-aprendizagem que abrange todos os níveis de ensino, os educadores, muitas vezes, não mais são capazes de estimular o interesse de seus alunos. A sala de aula acaba se transformando num imenso espaço de “anti-criação”. Nesse sentido, objetivamos avaliar o potencial pedagógico de um jogo de Física intitulado “Brincando com Luz e cores”. Nosso trabalho, insere-se no campo da pesquisa qualitativa e pode ser classificada como descritiva e para a constituição dos dados implementamos o jogo com um grupo de 19 professores de Física de diferentes regiões do estado do Paraná, que cursavam o Mestrado Profissional em Ensino de Física, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Polo 32 do MNPEF) e o ‘Programa Nacional de Formação de Professores’ (PARFOR), o instrumento de constituição dos dados foi o diário de campo produzido pelos pesquisadores. Para a análise dos dados, utilizamos os pressupostos da análise de conteúdo de Bardin. Por meio dos nossos dados é possível inferir que de maneira geral os professores avaliam o jogo como um recurso com grande potencial para o ensino de Física, os resultados mostraram que os alunos experimentaram uma atitude positiva em relação ao método, uma redução da ansiedade pelo final das aulas e um aumento na sua motivação para aprendizado.

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Publicado

2022-09-14

Como Citar

CORCI BATISTA, Michel; RODRIGUES DOS SANTOS, Oscar; P. DOS S. CANOVAS , Devanir; FRANCISCO PEREIRA , Ricardo. Um Jogo de Tabuleiro como Recurso Didático para o Ensino de Luz e Cores no Ensino Médio. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 55–64, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v6i2.42008. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/42008. Acesso em: 28 mar. 2024.