ESTUDO DE UMA UEPS SOBRE TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, UTILIZANDO EFEITO JOULE, EFEITO PELTIER E INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA.

Autores

  • Viviane Dziubate Pittner Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED)
  • Michel Corci Batista Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEF)
  • Oscar Rodrigues dos Santos Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEF), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Gilson Junior Schiavon Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEF), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45952

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa. UEPS. Efeito joule. Efeito peltier. Indução eletromagnética.

Resumo

O presente trabalho objetivou verificar o potencial pedagógico uma proposta educacional a partir de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS, sobre transformações de energia elétrica utilizando o efeito Joule, indução eletromagnética e o efeito Peltier, em duas turmas da terceira série do Ensino Médio, no formato de aula presencial. A UEPS foi desenvolvida por meio de práticas experimentais envolvendo esses efeitos e cálculos do balanço energético. Tendo como base a Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel, com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS. Adotou-se uma metodologia de pesquisa de natureza qualitativa e para a coleta dos dados foram utilizados questionários para levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, os quais, ao final das atividades, foram aplicados novamente a fim de identificar uma possível reconciliação integradora acerca do conteúdo. Também foram utilizados mapas conceituais, relatório das aulas práticas e a resolução da situação-problema inicial e final. Os resultados evidenciam que o interesse dos alunos pela disciplina aumentou, assim como houve mudanças na visão equivocada de alguns alunos que não viam sentido em estudar Física. Tais educandos passaram a visualizar a mesma no seu cotidiano e afirmar a importância em estudá-la. Dessa forma, foram obtidas muitas evidências de um aprendizado significativo nas turmas de aplicação da UEPS, principalmente a partir dos mapas conceituais, os quais demonstraram uma conscientização dos alunos em relação a utilização consciente dos recursos naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK. J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional, 2ª ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 10 de set. de 2020.

DOURADO, S.; RIBEIRO, E. Metodologia qualitativa e quantitativa. In.: MAGALHÃES JR., C. A. O; BATISTA, M. C. Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. Maringá/Pr: Gráfica e editora Massoni: 2021.

FUSINATO, M. Uma proposta de sequência didática para o ensino de colisões numa perspectiva CTS. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2018. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4456. Acesso em: 12 out. 2021.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011(a).

MOREIRA, M. A. Unidades de Ensino Potencialmente Significativas UEPS. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 1, n. 2, p. 43–63, 2011(b). Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/~moreira/UEPSport.pdf. Acesso em: 12 fev. 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

DZIUBATE PITTNER, Viviane; CORCI BATISTA, Michel; DOS SANTOS, Oscar Rodrigues; JUNIOR SCHIAVON, Gilson. ESTUDO DE UMA UEPS SOBRE TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, UTILIZANDO EFEITO JOULE, EFEITO PELTIER E INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 211–216, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45952. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45952. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)