POSSIBILIDADES PARA ENSINAR CONCEITOS DE FORÇA DE ARRASTO EM MEIO FLUÍDO LÍQUIDO
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v5i2.36174Palavras-chave:
Sequência didática. Força viscosa. TDIC.Resumo
Neste trabalho apresentamos algumas possibilidades para se trabalhar força de arrasto em meios viscosos, tendo em vista à dificuldade de encontrar materiais sobre esse conteúdo na disciplina de Física 1, tanto em nível médio como na graduação. A Sequência didática desenvolvida foi aplicada na disciplina de Física 1, em uma turma contendo 13 alunos do curso Superior de Licenciatura em Química, de uma Universidade Pública no interior do Paraná. O assunto abordado, faz parte da ementa da disciplina. Para levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto foi aplicado um Quiz na plataforma do Kahoot. Após, foram realizadas aulas expositivas-dialogadas e na sequência, atividades práticas virtuais através de simuladores (disponibilizados por Algodoo, Phet Colorado e NOA) e uma atividade prática experimental no laboratório de Física utilizando a vídeo análise por meio do software Tracker, Open Camera e o editor de planilhas do Excel, os quais possibilitaram a investigação do comportamento de uma esfera em queda em três meios viscosos, quadro a quadro. Os resultados indicaram que a SD contemplando o formalismo matemático e atividades experimentais aliada à s Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) possibilitou trabalhar os conceitos físicos envolvidos; ensinou a utilizar a tecnologia a favor do ensino e mostrou aos futuros professores, formas alternativas e complementares para se trabalhar o conteúdo, podendo esta ser utilizada por outros professores, pois os materiais utilizados nos experimentos reais, são de baixo custo e de fácil reprodução e as atividades realizadas, por meio das TDIC, são de amplo acesso e permitem realizar práticas com rapidez e qualidade.
Downloads
Referências
ARAÚJO, I.S.; MAZUR, E. Instrução pelos colegas e ensino sob medida: uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino aprendizagem de Física. Cad. Bras. Ens. Fís., v.30, n. 2: p. 362-384, ago. 2013.
CALDAS, H.; SALTIEL, E; Sentido das Forças de Atrito e Movimento ”“ I. Rev. Bras. Ens. Fís., v.21, n. 3: p. 359-365, set. 1999.
CARVALHO, E. F.; FERNANDES, R. F.; INNOCENTE, S. D. M.; CARDOSO, M. C.; KINDERMANN, C. O estudo do movimento uniforme usando uma bolha de ar em meio viscoso. C.A, Tubarão. v.7, n. 2, p. 134-146 jul./dez, 2015.
CHAVES, A.; SAMPAIO, J. F. Física Básica ”“ Mecânica. Rio de Janeiro: LTC, 2007.
GAZOTTI-VALLIM, M. A.; GOMES, S. T.; FISCHER, C. R. Vivenciando inglês com kahoot. The Especialist: Descrição, Ensino e Aprendizagem, v. 38, n. 1, 2017.
GOMES FILHO, L. C. Uma proposta de sequência didática para forças não conservativas. Dissertação de mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física. Campo Mourão, 2019.
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALTER, J. Fundamentos de Física, volume 1: mecânica. Tradução Ronaldo Sergio de Biasi. -10. ed.-Rio de Janeiro: LTC, 2016.
JARDIM, R. F. Determinação do coeficiente de viscosidade dos líquidos. Apostila. Instituto de Física. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
JEWETT JR., J. W.; SERWAY, R. A. Física para cientistas e engenheiros. V. 1. 8ª. Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
MARTINS, M. M.; RECCHI, A. M. DUGATO, D. A.; LEDUR, C. M. Tracker ”“ Software de análise de vídeos e imagens para o ensino de física e ciências. VI Encontro Regional Sul de ensino de Biologia. 2013.
MOREIRA, M. A. Unidades de Ensino Potencialmente Significativas ”“ UEPS. Aprendizagem Significativa em Revista. v. 1, n. 2, p. 43 ”“ 63. 2011.
ORTIZ, J. Tutoriais Software Tracker. Mestrado Profissional em Ensino Científico e Tecnológico ”“ URI/Santo Ângelo, 2015. Disponível em <http://trackernoensinodafisica.blogspot.com.br/p/tutoriais.html> Acesso em 06/03/2018.
SILVA, J. B.; ANDRADE, M. H.; OLIVEIRA, R. R.; SALES, G. L.; ALVES, F. R. V. Tecnologias digitais e metodologias ativas na escola: o contributo do Kahoot para gamificar a sala de aula. Thema, v. 15, n. 2, p. 780-791, 2018.
SILVEIRA, F. L.; Potência de tração de um veículo automotor que se movimenta com velocidade constante. Rev. Bras. Ens. Fís., v.33, n. 1: p. 1304, set. 2011.
SILVEIRA, F. L.; Frenagem de um projétil em um meio fluído: “Qual seria a distância, dentro da água, percorrida por um projétil calibre .50 com massa de 50g e velocidade de 850m/s?”. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 30, n. 1: p. 156-164, abr. 2013.
TIPLER, P. A.; MOSCA, G. ”“ Física para cientistas e engenheiros, v.1; Mecânica, Oscilações e Ondas, termodinâmica. Tradução Fernando Ribeiro da Silva, Gisele Maria Ribeiro. ”“ Rio de Janeiro: LTC, 2009.
VERTCHENKO, L.; VERTCHENKO, L. Determinação da viscosidade por meio da velocidade terminal: uso da força de arrasto com termo quadrático na velocidade. Rev. Bras. Ensino Fís. vol.39 no.4, 2017.
YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A. Física 1. Mecânica. 12ª. Ed. ”“ São Paulo: Addison Wesley, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).