PROPOSTA PARA O ENSINO DE ASTROFÍSICA A PARTIR DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • Andréia Águeda Magron Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED)
  • Michel Corci Batista Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEF), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Gilson Junior Schiavon Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEF), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Oscar Rodrigues dos Santos Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEF), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45955

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa. UEPS. Mapa conceitual. Astrofísica.

Resumo

Este trabalho objetivou investigar o potencial pedagógico, de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), à luz da Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel (TAS) para o ensino de Física Moderna a partir da Astrofísica, aplicada a um grupo professores da rede pública estadual do Estado do Paraná da área de Ciências da Natureza, na forma de curso extensão. O curso teve como objetivo promover formação continuada, para os professores que atuam na Educação Básica. Tal proposta constitui-se como produto educacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. A pesquisa está alicerçada nos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa e para constituição do corpus foram utilizados questionários, mapas conceituais e o diário de campo da pesquisadora. Os resultados evidenciaram que os materiais apresentados foram muito bem recebidos e de grande valia para os docentes, com um bom potencial para evidenciar a aprendizagem significativa. Verificou-se ainda que docentes conseguiram estabelecer relações importantes sobre os conceitos de Física Moderna e Astrofísica estudados, bem como perceber as relações interdisciplinares presentes na proposta.

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Referências

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

ÁGUEDA MAGRON, Andréia; CORCI BATISTA, Michel; JUNIOR SCHIAVON, Gilson; DOS SANTOS, Oscar Rodrigues. PROPOSTA PARA O ENSINO DE ASTROFÍSICA A PARTIR DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 233–238, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45955. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45955. Acesso em: 24 jun. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022

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