TEACHING PROPOSAL FOR TEACHING PHYSICS AND ASTRONOMY IN HIGH SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45941Keywords:
intentional remote teaching. flipped classroom. educational product. physics teaching.Abstract
Nosso trabalho objetivou investigar as potencialidades de uma proposta didática interdisciplinar, à luz da teoria de aprendizagem de Gagné e da metodologia da sala de aula invertida, para o ensino de Física e Astronomia em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Campina da Lagoa, região centro-oeste do estado do Paraná. Tal proposta constitui-se como produto educacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Nossa pesquisa está alicerçada nos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa e para constituir nosso corpus utilizamos questionários, documentos produzidos pelos alunos ao longo da implementação, mapas mentais e o diário de campo dos pesquisadores. Para esse trabalho utilizaremos apenas um recorte, com o instrumento mapa mental, o qual analisamos a partir da perspectiva teórica de Novak e Gowin e Buzan. Nossos resultados evidenciaram que alunos conseguiram estabelecer relações importantes sobre os conceitos de Física e Astronomia estudados, bem como perceber as relações interdisciplinares estabelecidas com os mesmos.
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