Proposal of an activity about magnetism using movie scenes

Authors

  • Ricardo Henrique Barrozo Viana Kettenhub Federal University of Acre
  • Esperanza L. Hernández Angulo Federal University of Acre
  • Bianca Martins Santos Federal University of Acre

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25856

Keywords:

Magnetism. Meaningful Learning. High School.

Abstract

O uso de filmes no ensino de física pode ser uma alternativa para introduzir um determinado conceito de física ou incrementar a aula expositiva. O uso deste tipo de mídias pode ser capaz de mudanças significativas no processo de ensino-aprendizado (XAVIER et. al., 2010). Representa uma opção que pode ser usada juntamente com as aulas expositivas. Para isso, o uso de tal recurso não deve ser algo aleatório, pelo contrário, deve ser pertinente ao conteúdo e aos objetivos que o educador busca alcançar (CHASSOT, 2002).

Os alunos possuem amplo acesso a filmes, séries, histórias em quadrinho, livros com ficção científica, entre outros. Filmes como “Star Wars”, “Vingadores”, “Aquaman”, “X Men” e séries como “Flash”, “The Gifted”, “Arrow”; abordam de forma descontraída fatos possíveis, ou não, do ponto de vista da ciência. Em tais mídias a ciência é abordada de forma fantasiosa, porém gera questionamentos sobre a veracidade dos fatos ali apresentados. Muitas teorias e leis físicas são desrespeitadas para que uma cena de ação funcione. Por exemplo, como explicar super velocidade do “Flash” ou o voo do “Superman”, e até mesmo o controle da eletricidade pelo “Thor” (CAMARGO; SILVA, 2017). Neste sentido, o trabalho tem por objetivo propor uma sequência didática sobre magnetismo para o ensino médio com a utilização de cenas de filmes de ação, usando especificamente cenas do filme “X- Men”.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-07-06

How to Cite

KETTENHUB, Ricardo Henrique Barrozo Viana; ANGULO, Esperanza L. Hernández; SANTOS, Bianca Martins. Proposal of an activity about magnetism using movie scenes. Journal of the Physics Teacher, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 19–20, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25856. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25856. Acesso em: 31 jul. 2024.

Most read articles by the same author(s)