E-Performance

Tradição e Modernidade em Processos de Avaliação de Desempenho na Hotelaria

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/rev.cenario.v12i1.51418

Keywords:

Avaliação de Desempenho, Tecnologia da Informação e Comunicação, E-HRM, E-performance, Hotelaria

Abstract

A avaliação de desempenho é uma prática que está localizada no centro dos processos de gestão de pessoas, verificando as potencialidades do colaborador, fornecendo feedback e propondo melhorias. Esses processos vêm se modernizando, à medida que incorporam recursos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O presente estudo tem como objetivo analisar os impactos das TICs na avaliação de desempenho (e-performance) no setor hoteleiro. Foi realizado um estudo exploratório e qualitativo com dez empreendimentos situados em Natal (RN, Brasil). A coleta de dados foi realizada a partir de entrevista com gestores de pessoas de hotéis e os dados foram tratados por meio da análise de  discurso do sujeito coletivo. Os resultados evidenciam processos de avaliação de desempenho, em grande parte, tradicionais e pouco aparato da tecnologia. Ela acontece, especialmente pelo superior imediato e de forma vertical, ou seja, de “cima para baixo”. Quanto a frequência, acontece de forma semestral ou anual e os processos são diferentes entre níveis e cargos do empreendimento. Em alguns hotéis é possível visualizar o papel da tecnologia para integração da avaliação de desempenho a outros processos de gestão de pessoas, favorecendo uma transição de carreira e uma política de desenvolvimento de pessoas. Por fim, visualiza-se que além de existir questões culturais que interferem no processo, antes de implementar a tecnologia para avaliações, é necessário que as organizações disponham de  uma cultura e planejamento para tais práticas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jessyca Rodrigues Henrique da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Administração e Professora do Programa de Pós Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Maria Clara da Silva Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vitória Carolina Ferreira Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

References

Abbad, G. D. S., Lima, G. B. D. C., & Veiga, M. R. M. D. (1996). Implantação de um sistema de avaliação de desempenho: métodos e estratégias. Revista de Administração, 31(3), 38-52.

Bag, S., Dhamija, P., Pretorius, J. H. C., Chowdhury, A. H., & Giannakis, M. (2022). Sustainable electronic human resource management systems and firm performance: an empirical study. International Journal of Manpower. 43, 1.

Barbosa, X. A. (2010). A avaliação 360 como novo método de avaliação de desempenho na UFRJ. Recuperado em 30 jun. 2023 de: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/40261/000828026.pdf?sequence=1

Barreto, L. M. T. da S., Albuquerque, L. G. de, & Medeiros, C. A. F. (2017). Capacidades organizacionais: um estudo

na hotelaria do nordeste brasileiro. REGE - Revista de Gestão, 24(2), 170–180.

Barreto, L. M. T. D. S., Silva, J. R. H. D., Claudino, A. D. L., & Araújo, J. M. S. D. (2022). Gestão de pessoas no turismo: revisão da literatura internacional no recorte temporal de 2016 a 2020. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 16, e-2597.

Bastos, A. (2022). Os benefícios da avaliação de desempenho para área de tecnologia. Recuperado em 30 jun. 2023 de: https://www.alura.com.br/empresas/artigos/avaliacao-de-desempenho

Bavik, A. (2016). Developing a new hospitality industry organizational culture scale. International Journal of Hospitality Management, 58, 44–55.

Carreira Muller. (2017). Avaliação de desempenho e tecnologia: a combinação que tem tudo para dar certo. Recuperado em 04 de abril de 2018, de http://carreira.com.br/avaliacao-de-desempenho-e-tecnologia/

Costa, R. T., & Fischer, A. L. (2002). E-RH: O Impacto da Tecnologia para a gentão competiviva de recursos humanos. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Dalmau, M. B. L. (2009). Avaliação de desempenho. IESDE BRASIL SA.

Dencker, A. F. (1998). Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. São Paulo: Futura.

Econômico Valor. (2016). A nova avaliação de desempenho 3.0. Recuperado em 07 de abril de 2018, https://www.valor.com.br/carreira/4779691/nova-avaliacao-de-desempenho-30

Figueiredo, M. Z., Chiari, B. M., & de Goulart, B. N. (2013). Discurso do sujeito coletivo: uma breve introdução à ferramenta de pesquisa qualiquantitativa. Distúrbios da Comunicação, 25(1).

Fischer, A. L., & Albuquerque, L. G. D. (2001). Tendências que orientam as decisões dos formadores de opinião em gestão de pessoas no Brasil. In Anais da ANPAD, Rio de Janeiro. Recuperado em 30 jun. 2023 de: https://silo.tips/download/tendencias-que-orientam-as-decisoes-dos-formadores-de-opiniao-em-gestao-de-pesso

Fischer, A. L. (2002). Um resgate conceitual e histórico dos modelos de gestão de pessoas. Gente.

Gerhardt, T. E., & Silveira, D. T. (Org). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS Editora.

Guimarães, T. A., Nader, R. M., & Ramagem, S. P. (1998). A avaliação de desempenho de pessoal: uma metodologia integrada ao planejamento e à avaliação organizacionais. Revista de Administração Pública, 32(6), 43-a.

Gunther, H. (2006). Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão. Psicologia: teoria e pesquisa, 22(2), 201-210.

Hamidianpour, F., Esmaeilpour, M., & Firoozi, H. (2016). Assessing the impact of electronic human resource management on creation of organizational agility: A study in the Bushehr Banks, Iran. Asian Social Science, 12(7), 105-118.

Khashman, A. M., & Al-Ryalat, H. A. (2015). The impact of electronic human resource management (E-HRM) practices on business performance in Jordanian telecommunications. Jounal of Management Research, 7(3), 115-129.

Lacerda, R. T. D. O., Ensslin, L., & Ensslin, S. R. (2012). Uma análise bibliométrica da literatura sobre estratégia e avaliação de desempenho. Gestão & Produção, 19, 59-78.

Lefevre, F., & Lefevre, A. M. C. (2006). O sujeito coletivo que fala. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 10, 517-524.

Limberger, P. F., Meira, J. V. S., Añaña, E. S., Sohn, A. P. L. A qualidade dos serviços na hotelaria: um estudo com base nas on-line travel reviews (OTRS). Revista Turismo em Análise. 18, 3, 2016.

Limongi-França, A. C. (2012). Práticas de recursos humanos: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas.

Mascarenhas, A. O., Vasconcelos, F. C. D., & de Vasconcelos, I. F. (2005). Impactos da tecnologia na gestão de pessoas: um estudo de caso. Revista de Administração contemporânea, 9, 125-147.

Mascarenhas, A. (2003). Tecnologia da informação e gestão de pessoas–o valor da TI na transição da área de RH. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas), Fundação Getulio Vargas, São Paulo, SP.

Murphy, K., Torres, E., Ingram, W., &; Hutchinson, J. (2018). A review of high performance work practices (HPWPs) literature and recommendations for future research in the hospitality industry. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 30(1), 365–388.

Metadados. (2016). Software de recursos humanos: o que as soluções tecnológicas podem fazer por você. Recuperado em 20 de fevereiro de 2018 de https://www.metadados.com.br/blog/a-sua-empresa-utiliza-um-software-de-rh-descubra-o-que-as-solucoes-tecnologicas-podem-fazer-por-voce/

Otivelre-Cestro, G. A., Lima, G. B. C., & Veiga, M. R. M. (1996). Implantação de um sistema de avaliação de desempenho: métodos e estratégias. Revista Administração, 1(3), 38-52.

Ramos, A., Mendes Filho, L. A. M., & Lobianco, M. M. (2017). Sistemas e tecnologia da informação no turismo: um enfoque gerencial. Curitiba: Prismas.

Reifschneider, M. B. (2008). Considerações sobre avaliação de desempenho. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, 16(58), 47-58.

Serrano, O. (2011). Desafios da avaliação de desempenho no Ministério da Educação e Ciência: o caso do Instituto Politécnico de Portalegre. In Anais do 8° Congresso Nacional da Administração Pública.

Silva, J. R. H., Barreto, L. M. T. D. S., & Mendes Filho, L. (2022). Impactos da tecnologia da informação e comunicação nos processos de gestão de pessoas: um estudo de múltiplos casos no setor hoteleiro. Podium Sport Leisure and Tourism Reviw, 11(3), 441-478.

Tanke, M. L. (2004). Administração de recursos humanos. São Paulo: Thompson Learning.

Tommy, R., Kurniawan, C., & Makalew, B. A. (2022). Improving employee performance through digitalization: designing a web based human resource management. In International Conference on Information Management and Technology (ICIMTech).

Zavyalova, E., Sokolov, D., Kucherov, D., & Lisovskaya, A. (2022). The digitalization of human resource management: Present and future. Foresight and STI Governance, 16(2), 42-51.

Zuboff, S. (1994). Automatizar/informatizar: as duas faces da tecnologia inteligente. Revista de administração de empresas, 34, 80-91.

Zuboff, S. (1988). In the age of the smart machine: The future of work and power. Basic Books.

Published

2024-08-22

How to Cite

Silva, J. R. H. da, Barreto, L. M. T. da S., Oliveira, M. C. da S., & Barbosa, V. C. F. (2024). E-Performance: Tradição e Modernidade em Processos de Avaliação de Desempenho na Hotelaria. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território, 12(1), 76–93. https://doi.org/10.26512/rev.cenario.v12i1.51418

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.