E-Performance

Tradição e Modernidade em Processos de Avaliação de Desempenho na Hotelaria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rev.cenario.v12i1.51418

Palavras-chave:

Avaliação de Desempenho, Tecnologia da Informação e Comunicação, E-HRM, E-performance, Hotelaria

Resumo

A avaliação de desempenho é uma prática que está localizada no centro dos processos de gestão de pessoas, verificando as potencialidades do colaborador, fornecendo feedback e propondo melhorias. Esses processos vêm se modernizando, à medida que incorporam recursos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O presente estudo tem como objetivo analisar os impactos das TICs na avaliação de desempenho (e-performance) no setor hoteleiro. Foi realizado um estudo exploratório e qualitativo com dez empreendimentos situados em Natal (RN, Brasil). A coleta de dados foi realizada a partir de entrevista com gestores de pessoas de hotéis e os dados foram tratados por meio da análise de  discurso do sujeito coletivo. Os resultados evidenciam processos de avaliação de desempenho, em grande parte, tradicionais e pouco aparato da tecnologia. Ela acontece, especialmente pelo superior imediato e de forma vertical, ou seja, de “cima para baixo”. Quanto a frequência, acontece de forma semestral ou anual e os processos são diferentes entre níveis e cargos do empreendimento. Em alguns hotéis é possível visualizar o papel da tecnologia para integração da avaliação de desempenho a outros processos de gestão de pessoas, favorecendo uma transição de carreira e uma política de desenvolvimento de pessoas. Por fim, visualiza-se que além de existir questões culturais que interferem no processo, antes de implementar a tecnologia para avaliações, é necessário que as organizações disponham de  uma cultura e planejamento para tais práticas.

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Biografia do Autor

Jessyca Rodrigues Henrique da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Administração e Professora do Programa de Pós Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Maria Clara da Silva Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vitória Carolina Ferreira Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

22-08-2024

Como Citar

Silva, J. R. H. da, Barreto, L. M. T. da S., Oliveira, M. C. da S., & Barbosa, V. C. F. (2024). E-Performance: Tradição e Modernidade em Processos de Avaliação de Desempenho na Hotelaria. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território , 12(1), 76–93. https://doi.org/10.26512/rev.cenario.v12i1.51418

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