Os Conceitos de Intercâmbio Virtual e Turismo de Estudos e Intercâmbio sob investigação

Aproximações e distanciamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rev.cenario.v11i2.46060

Palavras-chave:

Turismo de Estudos e Intercâmbio, Segmentação Turística, Intercâmbio Virtual, Teletandem

Resumo

O Turismo é reconhecido como atividade econômica de grande importância. Dentre os segmentos turísticos, um que vem ganhando destaque é o de Turismo de Estudos e Intercâmbio, que descreve a movimentação turística gerada por programas educacionais em países estrangeiros. Outra proposta que vem sendo bastante explorada em instituições de ensino são os Intercâmbios Virtuais, que, com fins educacionais, colocam em contato estudantes de diferentes localidades sem que haja deslocamento físico. Este trabalho objetiva investigar os pontos de contato e distanciamento entre as definições de Turismo de Estudos e Intercâmbio e Intercâmbio Virtual. Para tanto, foram consultados estudos a respeito dos temas, os quais foram acessados por meio de bases de dados científicas, além de bibliotecas físicas e virtuais. Identificamos que, embora existam divergências entre os conceitos, há mais convergências, tais como a ênfase no aprendizado, contato com novas culturas e desenvolvimento pessoal e profissional e desenvolvimento de programas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denize Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Graduanda em Tecnologia em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Barretos.

Laura Rampazzo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente na área de Letras, com atuação no curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Barretos.

Downloads

Publicado

07-03-2024

Como Citar

Cardoso, D., & Rampazzo, L. (2024). Os Conceitos de Intercâmbio Virtual e Turismo de Estudos e Intercâmbio sob investigação: Aproximações e distanciamentos. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território , 11(2), 74–88. https://doi.org/10.26512/rev.cenario.v11i2.46060

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.