Turismo de Base Comunitária: a reconstrução de identidades desde a experiência do encontro

Autores

  • Mirelle Barcos Nunes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Magali Mendes de Menezes

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistacenario.v5i9.19441

Palavras-chave:

Turismo de Base Comunitária. Identidade. Patrimônio.

Resumo

Este artigo objetiva a discussão teórico-conceitual acerca da ideia de identidade no contexto do Turismo de Base Comunitária [TBC]. Nesse sentido, sugere uma interpretação que considera as transformações na dinâmica identitária como parte do patrimônio de um lugar. O TBC é uma alternativa ao turismo convencional e tem como marca o protagonismo da comunidade na gestão das atividades de turismo. Os modos de vida e suas formas identitárias se ressignificam a cada encontro com o outro na relação entre visitantes e visitados e está presente nos elementos que constituem a atratividade local. Reconhecer a constante reconstrução das identidades é fundamental na análise de potencialidade para o desenvolvimento dessa modalidade de turismo. Pretendemos que este trabalho seja um estímulo ao debate sobre processos de desenvolvimento de TBC e análises sobre identidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirelle Barcos Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

1Doutoranda em Educação, com Mestrado em Processos e Manifestações Culturais e MBA em Gestão de Pessoas, é Bacharel em Turismo e Guia de Turismo; possui Formação em Dinâmica dos Grupos pela SBDG. Desde 2010 é professora do eixo tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Restinga, em Porto Alegre. Atualmente leciona na graduação em Gestão Desportiva e de Lazer e no Subsequente em Guia de Turismo. É membro da Comissão de Pesquisa, da Comissão de Extensão, e do NEABI - Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas. Desenvolve projeto de pesquisa na área de turismo pedagógico e direito ao lazer na escola, tem interesses de pesquisa voltados à educação e trabalho, educação de jovens e adultos, turismo de base comunitária, arte e cultura, educação para o lazer e a cidadania. Possui experiência de dez anos em gestão pública do turismo na Prefeitura de Porto Alegre - RS (1999 a 2009), onde foi coordenadora do Serviço de Atenção ao Turista e da Linha Turismo. Atuou na capacitação de profissionais da área do turismo e hospitalidade, bem como, na gestão de equipes de receptivo turístico municipal; também desenvolveu projetos na área de planejamento turístico, como formatação de roteiros de turismo rural, ecoturismo e turismo cultural. Desenvolveu projetos de consultoria em sistemas de informações turísticas e gestão de equipes para a hospitalidade em prefeituras do RS, como Santa Maria e Bento Gonçalves. Leciona na área do turismo desde 2005, tendo atuado na Faculdade de Tecnologia SENAC-RS como prof.ª coordenadora do Curso Técnico em Guia de Turismo (2005 a 2010), e na FACCAT - Faculdades de Taquara.

Magali Mendes de Menezes

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1988), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994), doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora adjunto III da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Vice-Diretora da Faculdade de Educação. É professora/pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. É presidenta da ASAFTI (Associação Sul Americana de Filosofia e teologia interculturais). É sócia-fundadora do CEBEL (Centro de Estudos brasileiros sobre Emmanuel Lévinas). Tem experiência na área de Filosofia e Educação, com ênfase em Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: alteridade, gênero e filosofia francesa, latino-americana e intercultural.. Email:

Referências

BARRETTO, Margarita. Turismo e legado cultural: As possibilidades do planejamento. 3 ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.

BAUMAN, Zygmunt; VECCHI, Benedetto. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2005.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994 / 10ª reimpressão, 1996. (Obras escolhidas, v. 1). p. 197-221.

CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietude. Roger Chartier, trad. Patrícia Chittoni Ramos. ”“ Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002.

CORIOLANO, LN., and SAMPAIO, CAC. Discursos e concepções teóricas do desenvolvimento e perspectivas do turismo como indução. In BRASILEIRO, MDS., MEDINA, JCC., and CORIOLANO, LN., orgs. Turismo, cultura e desenvolvimento [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2012. pp. 49-73.

Disponível em http://books.scielo.org.

CUCHE, Denys. A noção de cultura nas Ciências Sociais. 2 ed. Bauru: EDUSC, 2002.

FABRINO, Nathália Hallack. Turismo de Base Comunitária: dos conceitos à s práticas e das práticas aos conceitos. (Dissertação) Mestrado em Desenvolvimento Sustentável. Centro de Desenvolvimento Sustentável. Universidade de Brasília, Brasília. 2013. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14215.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade / Stuart Hall; tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro ”“ 11. Ed. ”“ Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

IRVING, Marta de Azevedo. Reinventando a reflexão sobre turismo de base comunitária ”“ inovar é possível? ”“ p. 108-122. (In: Turismo de Base Comunitária: diversidade de olhares e experiências brasileiras / Roberto Bartholo, Davis Gruber Sansolo e Ivan Bursztyn, organizadores. ”“ Rio de Janeiro: Letra e Imagem, 2009).

MALDONADO, Carlos. O turismo rural comunitário na América Latina: gênesis, características e políticas - p. 25-44 (In: Turismo de Base Comunitária: diversidade de olhares e experiências brasileiras / Roberto Bartholo, Davis Gruber Sansolo e Ivan Bursztyn, organizadores. ”“ Rio de Janeiro:

Letra e Imagem, 2009). Disponível em: http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes

/TURISMO_DE_BASE_COMUNITxRIA.pdf

MOESCH, Marutschka Martini. O lugar da experiência e da razão na origem do conhecimento do turismo. Revista Cenário, v. 1, p. 08-28, 2013. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/9898

PÉREZ, Xerardo Pereiro. Turismo Cultural. Uma visão antropológica. El Sauzal (Tenerife. España): ACA y PASOS, RTPC. 2009. Disponível em:

http://www.pasosonline.org/Publicados/pasosoedita/PSEdita2.pdf.

SANSOLO, Davis Gruber; BURSZTYN, Ivan. Turismo de base comunitária ”“ potencialidade no espaço rural brasileiro. ”“ p. 142-161. (In: Turismo de Base Comunitária: diversidade de olhares e experiências brasileiras / Roberto Bartholo, Davis Gruber Sansolo e Ivan Bursztyn, organizadores. ”“ Rio de Janeiro: Letra e Imagem, 2009). Disponível em: http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/TURISMO_DE_BASE_COMUNITxRIA.pdf.

SILVEIRA, Éder da Silva. História Oral e Memória: a construção de um perfil de HistoriadorEtnográfico. Métis: história & cultura ”“ v. 6, n. 12, p. 35-44, jul./dez. 2007. Disponível em http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/viewFile/835/592.

SOUZA, Julia Coelho de. Turismo Rural e Comunitário como vetores para o fortalecimento de cadeias agroalimentares familiares e agroecológicas. Revista Cenário, v. 4, p. 114-127, 2016. Disponível em http://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/21138.

Downloads

Publicado

16-01-2018

Como Citar

Nunes, M. B., & Menezes, M. M. de. (2018). Turismo de Base Comunitária: a reconstrução de identidades desde a experiência do encontro. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território , 5(9), 96–108. https://doi.org/10.26512/revistacenario.v5i9.19441

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.