Branding de Bases Comunitárias: o caso da Reserva Ponta do Tubarão - RN, Brasil
the case of the Ponta do Tubarão Reserve - RN, Brazil
DOI:
https://doi.org/10.26512/revcenario.v10i1.43571Palavras-chave:
Turismo de Base Comunitária, Marketing Turístico, Place Branding, Place AttachmentResumo
O presente estudo tem como objetivo compreender a relação de apego ao lugar existente do residente comunitário com a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão-RN (RDSEPT), com o propósito da criação de uma marca turística. A criação da RDSEPT em 2003 se deu pela força e pela insistência de seus residentes, muito mais do que pela ação do poder público. Quanto à metodologia, a pesquisa foi caracterizada como descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa usando-se análise bibliográfica e documental. Os dados, analisados através da análise de conteúdo, revelaram um alto índice de apego dos atores locais às comunidades onde residem, norteando futuros estudos por parte do poder público para que a marca do destino possa ser criada, uma vez que para o sucesso do Place Branding de um destino é necessário que os atores locais tenham identidade, fazendo do mesmo um local autêntico.
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