O potencial turístico das expofeiras de caprinos na região do Cariri Paraibano:

um estudo de caso sobre o evento "Bode na rua" na cidade de Gurjão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rev.cenario.v11i2.51138

Palavras-chave:

Caprinocultura;, Expofeira;, Turismo;, Cariri Paraibano.

Resumo

A caprinocultura tem experimentado um crescimento significativo nas últimas décadas, consolidando-se como um setor promissor na agropecuária brasileira. Na região do Cariri Paraibano, especificamente, os municípios têm desempenhado um papel fundamental na promoção da caprinocultura, por meio da realização de expofeiras que se tornaram importantes eventos locais. Nesse contexto, destaca- se a expofeira "Bode na Rua", realizada na cidade de Gurjão, como uma iniciativa relevante para a promoção do setor e para o desenvolvimento econômico, cultural e turístico da região. Com base nessa perspectiva, foi conduzida uma pesquisa de campo com a aplicação de 15 questionários junto a criadores e produtores de caprinos em Gurjão, com o objetivo de analisar a importância do evento para esses setores. Os questionários aplicados permitiram a coleta de informações relevantes que subsidiaram a discussão sobre os benefícios proporcionados pela caprinocultura e pela expofeira "Bode na Rua" para a economia local, a preservação e valorização da cultura regional e o estímulo ao turismo rural na região do Cariri Paraibano. Por meio de uma análise tanto quantitativa quanto qualitativa desses dados, foi possível apresentar um panorama abrangente e detalhado dos impactos positivos da caprinocultura nesse contexto. Adicionalmente, a pesquisa contemplou uma revisão bibliográfica aprofundada, visando fundamentar a afirmação de que as expofeiras na região do Cariri Paraibano possuem um potencial turístico significativo. Ao explorar a temática específica da expofeira "Bode na Rua" em Gurjão, foi possível contextualizar e aprofundar o estudo, compreendendo sua importância dentro do panorama pesquisado. Em suma, os resultados da pesquisa apontaram para a relevância da caprinocultura e das expofeiras na região do Cariri Paraibano, evidenciando seu potencial turístico e seu impacto positivo nos setores da economia, da cultura e do turismo rural. O evento "Bode na Rua" em Gurjão emergiu como um exemplo concreto dessa dinâmica, demonstrando como iniciativas locais podem impulsionar o desenvolvimento regional de forma sustentável e diversificada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kettrin Farias Bem Maracajá, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Paraíba.

Professora da Pós Graduação em Administração (PPGA) e da  Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Campina Grande, UFCG.

Professora da Pós-Graduação em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais (PPGEGRN), UFCG.

Líder do grupo de pesquisa Turismo, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Geats).

Universidade Federal de Campina Grande, Campus Central.

Renally de Farias Coutinho, Universidade Federal de Campina Grande

Bacharel em administração pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

André Perinotto, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Full Professor of the Bachelor of Tourism Course - Parnaiba Delta Federal University - UFDPar (Brazil) Professor of the Master in Tourism at UFPR (Brazil).
Professor of the Master in Tourism Business Management at UECE (Brazil).
Chair of ABRATUR - International Academy for the Development of Tourism Research in Brazil.

Downloads

Publicado

17-04-2024

Como Citar

Maracajá, K. F. B., Coutinho, R. de F., & Perinotto, A. (2024). O potencial turístico das expofeiras de caprinos na região do Cariri Paraibano: : um estudo de caso sobre o evento "Bode na rua" na cidade de Gurjão. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território , 11(2), 106–125. https://doi.org/10.26512/rev.cenario.v11i2.51138

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.