O potencial turístico das expofeiras de caprinos na região do Cariri Paraibano:
um estudo de caso sobre o evento "Bode na rua" na cidade de Gurjão
DOI:
https://doi.org/10.26512/rev.cenario.v11i2.51138Palavras-chave:
Caprinocultura;, Expofeira;, Turismo;, Cariri Paraibano.Resumo
A caprinocultura tem experimentado um crescimento significativo nas últimas décadas, consolidando-se como um setor promissor na agropecuária brasileira. Na região do Cariri Paraibano, especificamente, os municípios têm desempenhado um papel fundamental na promoção da caprinocultura, por meio da realização de expofeiras que se tornaram importantes eventos locais. Nesse contexto, destaca- se a expofeira "Bode na Rua", realizada na cidade de Gurjão, como uma iniciativa relevante para a promoção do setor e para o desenvolvimento econômico, cultural e turístico da região. Com base nessa perspectiva, foi conduzida uma pesquisa de campo com a aplicação de 15 questionários junto a criadores e produtores de caprinos em Gurjão, com o objetivo de analisar a importância do evento para esses setores. Os questionários aplicados permitiram a coleta de informações relevantes que subsidiaram a discussão sobre os benefícios proporcionados pela caprinocultura e pela expofeira "Bode na Rua" para a economia local, a preservação e valorização da cultura regional e o estímulo ao turismo rural na região do Cariri Paraibano. Por meio de uma análise tanto quantitativa quanto qualitativa desses dados, foi possível apresentar um panorama abrangente e detalhado dos impactos positivos da caprinocultura nesse contexto. Adicionalmente, a pesquisa contemplou uma revisão bibliográfica aprofundada, visando fundamentar a afirmação de que as expofeiras na região do Cariri Paraibano possuem um potencial turístico significativo. Ao explorar a temática específica da expofeira "Bode na Rua" em Gurjão, foi possível contextualizar e aprofundar o estudo, compreendendo sua importância dentro do panorama pesquisado. Em suma, os resultados da pesquisa apontaram para a relevância da caprinocultura e das expofeiras na região do Cariri Paraibano, evidenciando seu potencial turístico e seu impacto positivo nos setores da economia, da cultura e do turismo rural. O evento "Bode na Rua" em Gurjão emergiu como um exemplo concreto dessa dinâmica, demonstrando como iniciativas locais podem impulsionar o desenvolvimento regional de forma sustentável e diversificada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam a apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Autores declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.