A COMPLEXIDADE DO ENSINO DE LÍNGUAS: UM CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DA COMPETENCIA INTERCULTURAL DO PROFESSOR1

Auteurs-es

  • Tânia de Souza Lima Universidade de Brasília

Mots-clés :

Ensino-aprendizagem de LE; Complexidade; Competência Intercultural.

Résumé

Este artigo propõe um caminho para a compreensão da Competência Intercultural por professores de língua estrangeira (LE), tendo como base a Teoria da Complexidade, delineando aspectos fundamentais e condições para o desenvolvimento dessa competência. O trabalho está norteado por construtos como: teorias de aquisição e ensino-aprendizagem LE; a Teoria da Complexidade/Caos e a Abordagem Intercultural. Para tanto reviso autores como Paiva (2005, 2009, 2011), Larsen-Freeman (2007), Yokota (2005), Almeida Filho (1993), Lightbown & Spada (2006), Mendes (2008), Serrani (2005). Assim, a compreensão do processo de ensinoaprendizagem de LE como um sistema complexo pode contribuir para a construção da Competência Intercultural do professor.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALMEIDA FILHO, J.C.P de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 1. ed. Campinas ”“ SP: Pontes Editores, 1993.
BASSO, E. A. As competências na contemporaneidade e a formação do professor de LE. In.: ORTIZ ALVAREZ, M. L.; SILVA, K. A. DA S. (Orgs.). Perspectivas de investigação em Linguístca Aplicada. Campinas-SP: Pontes Editores, 2008.
BENNETT, M. Basic Concepts o Intercultural Communication. Maine: Intercultural Press, 1998.
CHOMSKY, N. A Review of B. F. Skinner's Verbal Behavior. In: Language, nº 35, 1959, p. 26-58.
CHOMSKY, N. Aspects of the theory of syntax. Cambridge: The MIT Press, 1965.
CORACINI, M. J. R. F. Língua Estrangeira e língua materna: uma questão de sujeito e identidade. In: CORACINI, M. J. (Org.). Identidade e Discurso. Campinas: Editora da Unicamp, 2003, p. 139-
160.
CORDER, S. P. The significance of learners’ errors. International. Review of Applied Linguistics, vol. 5, 1967. 161”“170.
ELLIS, R. The Study of Second Language Acquisition. 1. ed. Oxford: Oxford University Press, 1994 (Oxford Applied Linguistics).
HYMES, D. On Communicative competence. In: PRIDE, J.D. & HOLMES, J. (Orgs.) Sociolinguistics. Select readings. Londres: Penguin, 1972.
KRASHEN, S. The Monitor Model for adult second language performance. In: M. Burt, H. Dulay.; M Finocchiaro (Org.).Viewpoints on English as a Second Language. New York: Regents, 1977.
_________.Second Language Acquisition and Second Language Learning. California: Pergamon Press, 1981. Disponível em: <http://www.sdkrashen.com/SL_Acquisition_and_Learning/index.html> Acesso em 15/09/2011.
Lado, R. Linguistics across cultures, applied linguistics language teachers. Ann Arbor, MI: University of Michigan Press, 1957.
LARSEN-FREEMAN, D. L.; LONG, M. H. Introducción al estudio de la adquisición de segundas lenguas. Madrid: Gredos, 1994.
LARSEN-FREEMAN, D. On the complementarity of Chaos/Complexiti Teory and Dynamic Syistems Theory in understanding the second language acquisition process. In.: Bilingualism: Language and Cognition 10(1), 2007, p. 35-37. Disponivel em <http://journals.cambrige.org>. Acesso em: 03/06/2011.
LIGHTBOWN, P. M.; SPADA, N. How Languages are Learned. 3. Ed. Oxford University Press,.,2006.
LORENZ, Edward N. A essência do caos. Brasília, Editora Universidade de Brasília ”“ Tradução de Cláudia Bentes David, 1996.
MENDES, E. Língua, Cultura e Formação de professores: por uma Abordagem de Ensino Intercultural. IN: MENDES, E.; SOUZA CASTRO, M. L. Saberes em Português: Ensino e Formação docente. Campinas ”“ SP: Pontes Editores, 2008.
PAIVA, V. L. M, O. Modelo fractal de aquisição de línguas. In: BRUNO, F. C. (Org.). Ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras: reflexão e prática.1. ed., São Carlos-SP: Claraluz, 2005, p. 23-36.
_________. Caos, Complexidade e aquisição de segunda língua. In: PAIVA, V.L.M.O.;
NASCIMENTO, M. (Org.) Sistemas adaptativos complexos: lingua(gem) e aprendizagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras/FAPEMIG, 2009. Disponivel em Disponível em:
<http://www.veramenezes.com/publicacoes.html> Acesso em: 23/06/2011.
_________. Linguagem e aquisição de segunda língua na perspectiva dos sistemas complexos. In: BURGO, V.H.; FERREIRA, E.F.; STORTO, L.J. Análise de textos falados e escritos: aplicando teorias. Curitiba: Editora CRV, 2011. Disponível em <http://www.veramenezes.com/publicacoes.html> Acessado em: 23/06/2011.
REVUZ, C. A língua estrangeira entre o desejo de um outro lugar e o risco do exílio. In: SIGNORINI, I. (Org.). Língua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas: Mercado de Letras/ FAPESP, 1998, p. 213-230.
SCHUMANN, J. H. The acculturation model for second-language acquisition. In: GINGRAS, R. C. (Org.). Second-Language Acquisition & Foreign Language Teaching. Washington, D.C.: Center for Applied Linguistics, 1978, P. 27-50.
SERRANI, Silvana. O professor de língua como mediador cultural. In: SERRANI, Silvana. Discurso e Cultura na aula de Língua: currículo, leitura, escrita. Campinas: Pontes, 2005.
SKINNER, B. F. Verbal Behavior. New York: Appleton-Century-Crofts, 1957.
VÍVELO, F.R. Cultural Anthropology Handbook: a Basic Introduction. Nueva York: Mc GrawHill, 1978.
WEINREICH, U. Languages in Contact: Findings and Problems. In: Círculo Linguístico de Nova York, nº 1. Nueva York, 1953.
YOKOTA, R. Aquisição/aprendizagem de línguas estrangeiras ”“ aspectos teóricos. In: BRUNO, F. C. (Org.). Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: reflexão e prática. 1. ed., São Carlos-SP: Claraluz, 2005, p. 11-22.

Téléchargements

Publié-e

2015-10-03

Comment citer

LIMA, Tânia de Souza. A COMPLEXIDADE DO ENSINO DE LÍNGUAS: UM CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DA COMPETENCIA INTERCULTURAL DO PROFESSOR1. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 16, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9458. Acesso em: 19 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigo

Articles similaires

<< < 1 2 3 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.