Sob a ótica de estudantes: Perspectivas e opiniões sobre plataforma ProjetoLET no ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira

Autores

  • Karina Fernandes dos Santos  Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Ensino, aprendizagem de línguas, Moodle, tecnologia, ambiente virtual.

Resumo

Este artigo propõe-se a verificar e analisar como alunos de uma turma de francês relacionam a plataforma ProjetoLET, elaborada a partir do Moodle, e seus componentes à aprendizagem de uma língua estrangeira. Os participantes da pesquisa fazem parte de um grupo que usou a plataforma em algumas tarefas no curso de Prática do Francês Oral e Escrito 2. A partir das respostas de um questionário semi-aberto, o artigo objetiva apreender a percepção dos alunos em relação à plataforma e, mais detalhadamente, como caracterizam os elementos nela inseridos em relação ao processo “aprender uma língua estrangeira”. Sendo assim, o intuito é de identificar possíveis crenças que esse grupo porta em relação ao uso da plataforma Moodle para a aprendizagem e levantar dados para posteriores reflexões de metodologia com o uso da tecnologia virtual no ambiente de ensino de línguas, levando em consideração a ótica dos aprendentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Fernandes dos Santos , Universidade de Brasília

Mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília - UnB.

Referências

ALVAREZ, M.L.O. Crenças, motivações e expectativas de alunos de um curso de formação de Letras/Espanhol. In: ALVAREZ, M.L.O. Linguística aplicada: múltiplos olhares ”“ Estudos em homenagem ao Professor Dr. José Carlos Paes de Almeida Filho / Kleber Aparecido da Silva e Maria Luisa Ortiz Alvarez (orgs.). ”“ Brasília, DF: UnB ”“ Universidade de Brasília/ Finatec; Campinas, SP: Pontes Editores, 2007.
BARCELOS, A.M.F. Metodologia de pesquisa das crenças sobre aprendizagem de línguas: Estado da Arte. Ver. Brasileira de Linguística Aplicada, v1, n 1, 71-92,2001.
BOMFIM, Bernadette B.S.B.; CONCEIÇÃO, Mariney P. Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, v.8, n. 1, p. 54-67,2009.
FREITAS, I.A & BORGES-ANDRADE, J.E. Construção e validação de Escala de Crenças sobre o Sistema de Treinamento. Estudos de Psicologia, 2004. Disponível em: <http://redalyc.uaemex.mx/pdf/261/26190310.pdf>. Acesso em: 25 de maio.
LEFFA, V. J. A aprendizagem de línguas mediada por computador. In: Vilson J. Leffa. (Org.). Pesquisa em lingüística Aplicada: temas e métodos. Pelotas: Educat, 2006, p. 11-36. Disponível em http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/B_Leffa_CALL_HP.pdf acessado em 20 de maio de 2011
MACHADO, F. R. O uso de ferramentas de TIC em cursos de Letras Inglês: crenças de professores e alunos. Anais de CELSUL, UFSC, 2008. Disponível em:
<http://www.celsul.org.br/Encontros/08/utilizacao_ferramentas_tic.pdf>. Acesso em: 20 de maio de 2011.
MADEIRA, F. O sistema de crenças do aprendiz brasileiro de inglês: Fatores que influenciam na construção de crenças. Trab. Linguística Aplicada., Campinas, 47(1): 119-129, Jan./Jun. 2008
PAIVA, V.L.M.O. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica. UFMG/CNPq/FAPEMIG (Submetível à publicação) 2008. Disponível em: <www.veramenezes.com/techist.pdf. Acesso em: 23 de maio de 2011.
_______________. A WWW e o ensino de inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. V.1, n1, 2001. p. 93-116
SILVA, K. A. Crenças no ensino-aprendizagem e na formação de professores de línguas: Delimitando e atravessando fronteiras na Lingüística Aplicada Brasileira. In: SILVA, K. A. Crenças, Discursos & Linguagem ”“ volume I/ Kleber Aparecido da Silva (Org.) Coleção: Novas Perspectivas em Lingüística Aplicada Vol. 6. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010.
SILVA, R.S. Moodle para autores e tutores. 2.ed. re. E ampl. São Paulo, SP: Novatec Editora, 2011

Downloads

Publicado

03-10-2015

Como Citar

SANTOS , Karina Fernandes dos. Sob a ótica de estudantes: Perspectivas e opiniões sobre plataforma ProjetoLET no ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 16, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9460. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.